Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular UFSC 2020.2 e 2021 – livros e programa de disciplinas
O Vestibular 2020.2 tem provas previstas para julho e o Vestibular 2021 será realizado em dezembro

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de leituras obrigatórias para os próximos dois concursos vestibulares (Vestibular UFSC 2020.2 e Vestibular UFSC 2021).
O Vestibular 2020.2, com provas previstas para julho, e o Vestibular 2021, que será realizado no mês de dezembro deste ano, ainda não possuem edital, mas as obras obrigatórias e o Programa de Disciplinas para ambos os processos seletivos já podem ser acessados. O Programa de Disciplinas é o documento com o conteúdo programático utilizado na elaboração das provas.
Para os livros obrigatórios, a Coperve recomenda a leitura integral das obras, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de textos e o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. É indicado também que o candidato conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. Confira as listas, abaixo:
Leituras para o Vestibular UFSC 2020.2
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Obra / Autor / Editora
Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Leituras para o Vestibular UFSC 2021
Obra / Autor / Editora
Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Negro (Org. Zilma Gesser Nunes) / Cruz e Sousa / Caminho de dentro
Boca do inferno (romance biográfico) / Ana Miranda / Cia das Letras
Ânsia eterna (contos) / Júlia Lopes de Almeida / Disponível online
Conteúdo programático
O Programa das Disciplinas é baseado nas disposições legais para a realização do Concurso Vestibular UFSC/2020.2 da UFSC, para a seleção de alunos para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2020, e do Concurso Vestibular UFSC/2021, para ingresso no ano letivo de 2021 que tem os seguintes objetivos:
> Língua portuguesa e literária brasileira
A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.
> Redação (produção textual)
A redação tem como objetivo avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado, seja ele crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc. Diante das propostas apresentadas, cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema definido e escolher a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular.
Espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida.
> Segunda língua
A prova da segunda língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e também, apenas para o Vestibular 2021, Libras) prioriza o uso da linguagem através de textos autênticos e/ou didáticos; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico e literário. Tendo em vista a prioridade dada à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio do vocabulário e da estrutura da língua. Os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos.
> Matemática
A prova de Matemática visa avaliar o domínio da linguagem básica e a compreensão dos conceitos fundamentais da Matemática, assim como sua aplicação em situações-problema diversas, o relacionamento entre eles e com outras áreas de conhecimento.
> Biologia
Baseado na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aprendizado a ser avaliado em Biologia deve permitir a compreensão da natureza viva e dos limites dos diferentes sistemas explicativos, a contraposição entre os mesmos e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar.
> História
Com o presente programa pretende-se oferecer ao vestibulando um elenco de temas históricos significativos que possam servir de guia para os seus estudos. Para a prova de História, o Vestibular requer do candidato estar habilitado para identificar, analisar, interpretar e relacionar os acontecimentos históricos, nos quais os grupos sociais e os resultados das suas ações são mais representativos que os indivíduos isoladamente.
> Geografia
Os conhecimentos apresentados têm como objetivo básico permitir a compreensão da gênese e das transformações das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder. O domínio dos saberes fundamentais da Geografia deve contribuir para analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre a preservação e degradação da vida na Terra, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a globalização dos fenômenos nas diferentes escalas.
> Filosofia
O presente programa expõe as competências e conhecimentos em filosofia demandados para a realização do vestibular e fundamenta-se na compreensão de dois clássicos:
– Platão: A República (livro I e II)
– Kant: Prefácio à segunda edição e Introdução da obra: Crítica da razão pura.
> Sociologia
O presente programa expõe as competências e conhecimentos em sociologia demandados para a realização do vestibular. Entende-se que a sociologia é a ciência das relações dos seres humanos entre si e com seu ambiente em suas formas de manifestação coletiva, gerando influências sobre as dimensões individual, institucional e social. Entende-se ainda que as competências e conhecimentos de sociologia devam permitir aos estudantes do Ensino Médio analisar, interpretar e compreender criticamente a natureza do mundo social no qual se encontram, mobilizando para isso diferentes perspectivas. O programa se baseia no reflexo desta compreensão sobre os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de sociologia.
> Física
A Física é uma das mais antigas ciências da natureza e tem por objetivo aprofundar o conhecimento do homem sobre a realidade que o cerca, procurando representar e descrever os fenômenos naturais, através de modelos conceituais – da estrutura da matéria à do Universo –, que constituem suas leis fundamentais. As leis físicas traduzem as relações entre as grandezas físicas envolvidas nos fenômenos naturais e são expressas em linguagem matemática, uma das linguagens da Física. Espera-se dos candidatos que sejam capazes de compreender as leis fundamentais da Física, como representação de modelos que procuram traduzir a harmonia e a organização do Universo, e que dominem as operações fundamentais da matemática, necessárias para a compreensão e a aplicação das leis físicas na solução de questões em nível do seu estudo no Ensino Médio.
> Química
A Química é uma ciência que estuda as substâncias, sua composição, estrutura e propriedades. Dentre as propriedades, ressalta-se a obtenção de materiais essenciais para o progresso científico e tecnológico da sociedade contemporânea. As discussões associadas a conceitos e fenômenos químicos permeiam temas como tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, alimentos e energia, dentre muitos outros, que propiciam aos estudantes:
– analisar elementos, relações ou princípios aplicados a contextos atuais da ciência e da tecnologia;
– utilizar códigos, representações e nomenclaturas da Química para caracterizar materiais, substâncias
e suas transformações;
– avaliar implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas à produção e consumo de recursos
energéticos.
Os detalhes sobre o conteúdo podem ser lidas no Edital do Vestibular 2020-2 ou do Vestibular 2021.
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Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
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2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
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Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
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IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
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Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI