Desafio Vestibular 49 – História  – Vestibular Vestibular PUC-PR/2012 

(Vestibular PUC-PR/2012) Adam Smith é considerado o pai da economia moderna, demonstrando que a riqueza das nações advém de atuações de indivíduos para seus próprios interesses, os quais, através da competição e da concorrência, promoveriam o desenvolvimento do comércio e as inovações tecnológicas. Quanto a suas ideias sobre a administração governamental nesse processo, assinale a alternativa CORRETA:

  1. Em sua obra A Riqueza das Nações defende o uso do mercantilismo como uma forma de fortalecer a relação entre o Estado e o indivíduo, ao favorecer o crescimento do comércio e a acumulação de capital.
  2. A sua teoria da mão invisível do mercado era favorável à intervenção do governo na economia, visto que o mercado teria mecanismos de regulação que funcionariam sob a supervisão e a intercessão do governo, para garantir o bom funcionamento econômico.
  3. Teórico importante do liberalismo econômico, atraiu a burguesia ao defender que a iniciativa privada deve agir livremente, com pouca ou nenhuma interferência estatal.
  4. Entre suas frases mais famosas está a expressão “Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui même” (“Deixem fazer, deixem passar, o mundo vai por si mesmo”), em que fica clara a sua posição a favor da não intervenção do Estado na economia.
  5. Pregava que o Estado deveria limitar-se a suas funções de guardião da segurança pública, da ordem e da propriedade privada, pois a Lei da Oferta e da Procura, criada pelo governo inglês, já regularia o mercado.

Recomendamos: