Siga-nos!

Destaque

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

Professores esclarecem principais dúvidas de pais e alunos sobre o que levar em conta na hora de escolher o curso pré-vestibular

Publicado

em

O ano de 2019 nem terminou e já iniciamos os planejamentos para 2020. Para estudantes que buscam passar no vestibular de cursos concorridos, os planos já precisam ser delineados, como a matrícula em cursos pré-vestibulares (cursinhos). São várias as dúvidas: Intensivo ou extensivo? Em qual momento investir em cada um deles? Depende do curso que quero seguir?

A seguir, Pollyana Fantini e Tatiana Carvalho, professoras da Salinha Bioquímica, especialistas em preparação para os vestibulares mais concorridos, esclarecem alguns desses questionamentos.

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

1. O sucesso do aluno depende da qualidade do colégio/cursinho onde estuda?

É consenso que o protagonismo da vitória do aluno é sua própria disciplina e determinação. No entanto, fazer parte de escolas ou cursinhos de qualidade faz toda diferença. Quando a instituição de ensino é preparada, oferece ao aluno aulas de excelência e um material de qualidade que certamente aumentam as chances de sucesso do estudante.

2. Qual a principal variável que deve ser considerada na escolha da instituição de ensino?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre vários fatores, a equipe de professores é a que mais pesa na qualidade e motivação dos alunos ao longo do ano. Logo, essa é a variável mais importante. Vale buscar informações sobre o corpo docente e levar em consideração a experiência do grupo.

3. Quais outros aspectos devem ser avaliados?

Material utilizado e plantões são importantíssimos na fixação dos conteúdos aprendidos. Na Salinha Bioquímica, por exemplo, existem monitorias presenciais e pelo whatsapp, essa última com grande aceitação entre os alunos devido à praticidade. Não deixem de perguntar também a respeito dos simulados ao longo do curso.

A localização também deve ser levada em consideração. Muito tempo desperdiçado no trânsito ou esperando transporte levam o estudante à exaustão, diminuindo sua produtividade acadêmica.

4. E quanto ao número de alunos: salas pequenas ou grandes?

As duas trazem vantagens e desvantagens. Em salas maiores como acontece em pré-vestibulares é comum observar um grupo mais animado, com mais energia durante a aula.

Já em salas com pequeno número de alunos há maior chance de o professor avaliar o ritmo do aprendizado da turma uma vez que até aqueles mais tímidos se sentem mais a vontade em perguntar.

5. Quanto mais aula, melhor?

Não é bem assim. Cursinhos que oferecem pequena carga horária em sala de aula prejudicam o trabalho do professor, que precisa selecionar apenas alguns pontos para ensinar. Já a carga horária muito grande impede o aluno de estudar sozinho, ler o conteúdo e fazer exercícios, ações estas indispensáveis para o aprendizado. Logo, é preciso encontrar o equilíbrio.

6. Intensivo ou extensivo, qual modalidade escolher?

O intensivo é o curso no qual todo o conteúdo do ensino médio é revisado em cerca de 4 meses. É voltado para alunos que já tem uma boa base e muitas vezes só têm a oportunidade de estudar em um semestre.

O extensivo é o curso mais procurado. Ao longo de todo o ano, as matérias são passadas com maior riqueza de detalhes.

7. Quando devo investir em salinhas de disciplinas isoladas?

Para aqueles estudantes com boa base conteudista, geralmente que já estão tentando passar no vestibular há mais de um ano e que vão fazer Enem,além de outras provas, as salinhas de disciplinas isoladas são uma boa opção. Alunos que vão tentar Medicina, por exemplo, precisam de um conhecimento muito pesado em biologia e química para vestibulares específicos.

Destaque

Resultado – Vestibular Fuvest 2025 – 1ª chamada

A FUVEST antecipou para esta quarta-feira, 22 de janeiro, a divulgação dos aprovados do Vestibular 2025.

Publicado

em

por

Gabarito Vestibular Fuvest 2023 - Lista de Aprovados USP

A FUVEST antecipou para as 9 horas desta quarta-feira, 22 de janeiro, a divulgação dos aprovados do Vestibular 2025. Inicialmente, o calendário previa a divulgação em 24 de janeiro.

A consulta poderá ser feita por meio do site: www.fuvest.br

Matrículas

Todos os convocados deverão realizar a matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. A etapa de pré-matrícula deverá ser feita até 31 de janeiro. Já a efetivação da matrícula ocorrerá entre 24 e 26 de fevereiro.

Próximas chamadas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Quem não passou nesta primeira lista precisa estar atento à segunda chamada, que será divulgada no dia 10 de fevereiro. Outra possibilidade de ingresso é fazer a manifestação de interesse na Lista de Espera, que receberá o nome dos interessados nos dias 24 e 25 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.

Sobre o Vestibular Fuvest 2025

No total, 8.147 vagas de graduação estavam em disputa no Vestibular 2025. Realizada em novembro do ano passado, a primeira fase registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. Já a taxa média de abstenção da segunda fase, realizada em dezembro, foi de 6,67%, considerando os dois dias da prova (6,22% no primeiro dia e 7,12% no segundo dia).

Continue lendo

Destaque

UNICAMP divulga 1ª chamada do Vestibular 2025 e demais modalidades

Estão sendo convocados 2.574 candidatos no Vestibular, 365 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 122 candidatos para as Vagas Olímpicas.

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em primeira chamada no Vestibular Unicamp 2025 e nas modalidades Vagas Olímpicas e Enem-Unicamp.

Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br).

Estão sendo convocados 2.574 candidatos no Vestibular, 365 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 122 candidatos para as Vagas Olímpicas. Todos os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula não presencial, das 9 horas do dia 27 de janeiro até as 17 horas do dia 28 de janeiro, exclusivamente pela internet, na página da Comvest, utilizando seu número de inscrição e senha. As orientações sobre os procedimentos para a matrícula já estão disponíveis, na aba de cada modalidade, na página da Comvest. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula eletrônica ficam excluídos da modalidade.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A segunda chamada do Ingresso Unicamp 2025 será divulgada no dia 03 de fevereiro. As notas dos candidatos no Vestibular 2025 estarão disponíveis para consulta, a partir da próxima sexta-feira, 24 de janeiro. Estão previstas oito chamadas para o Vestibular Unicamp 2025 e cinco chamadas para as outras duas modalidades.

Bancas de heteroidentificação

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meet, receberão por e-mail as orientações para comparecer à banca online antes de iniciar o processo de matrícula.

A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.

Matrícula em segunda opção

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.

Declaração de Interesse por Vagas – Vestibular Unicamp

Das 9 horas do dia 11 de fevereiro até as 17 horas do dia 12 de fevereiro, a Comvest receberá as declarações de interesse por vagas em aberto no Vestibular Unicamp 2025, somente pela internet, em formulário próprio no site da Comissão. Devem declarar interesse todos os candidatos que fizeram a 2ª fase, não foram eliminados por nota zero e que não tenham sido convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a 3ª chamada. Deixar de declarar interesse acarretará a eliminação do processo de convocação para as demais chamadas. Candidatos matriculados em 2ª opção e que solicitaram remanejamento devem estar atentos às situações descritas no Manual de Ingresso.

Convocação – sistemas de ingresso

Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2025 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que tenha efetivado primeiro. Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula quando for convocado(a), seu nome será excluído das chamadas nas outras modalidades.

Continue lendo

Destaque

Quando sai o resultado do Sisu 2025?

As inscrições para esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje, 21. Quando sai o resultado do Sisu 2025?

Publicado

em

por

Quando sai o resultado do Sisu 2021 - 1º Semestre?

As inscrições para esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje, 21. Quando sai o resultado do Sisu 2025?

A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. A chamada regular está prevista para 26 de janeiro.  A consulta poderá ser feita na página do Sisu.

A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Continue lendo