Destaque
Quantos vestibulares prestar?
Tem dúvidas de quantos vestibulares prestar? Aprenda a criar o calendário ideal com recomendações do Curso Poliedro!
Com os vestibulares se aproximando, é inevitável não surgir a dúvida: para quantas provas devo me inscrever? Quantos vestibulares prestar? Existe uma quantidade ideal, que amplie as chances de admissão na faculdade?
Quantos vestibulares prestar?
Não existe fórmula mágica! Segundo Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro, seguindo um critério racional de seleção, não há o que questionar e esse número varia de aluno por aluno. “A quantidade ideal de vestibulares é o que atende a todos os seus desejos de carreiras e possibilidades pessoais. Então, naturalmente, será variado para cada aluno em função de disponibilidade de renda, objetivos, questões pessoais, entre outros aspectos que devem ser levados em consideração”, afirma.
É importante, no caso de quem estuda em um curso preparatório para o vestibular, buscar apoio da equipe pedagógica e de orientação para verificar se os critérios de escolha são assertivos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Existem casos em que uma minoria de estudantes opta por prestar poucos vestibulares, pois almejam especificamente ou somente algumas instituições. Outro grupo de alunos tendem a participar de muitos processos seletivos. “Como adiantamos, não existe regra de certo e errado sobre isso, mas vale uma dica inicial para todos. Caso a primeira prova de vestibular seja da instituição mais desejada por você, ou ela faz parte do grupo das faculdades dos seus sonhos, tente não a deixar como a “primeira prova”. Como assim? Verifique se existe algum vestibular de qualidade (prova coerente, exigente, com bom nível e bem construída) para você fazer antes da sua primeira prova mais desejada. É uma forma de quebrar o gelo e fazer um aquecimento para melhorar o desempenho até a prova da universidade-alvo. “Assim, ele também vai aliviar a carga emocional envolvida”, diz Guedes.
Já o aluno que vai participar de muitos processos seletivos, é preciso verificar se, de fato, ele pode encarar financeiramente tudo isso. Depois, é necessário checar se está psicologicamente preparado. “O estudante deve considerar que uma prova pode causar muito cansaço e isso atrapalhar o rendimento nas demais. Então, deve-se manter uma lógica de funcionamento cognitivo e prezar por um emocional que aguente qualquer sobrecarga por não ter conquistado o desempenho esperado em um dos processos seletivos”, conclui o coordenador.
Para facilitar a decisão e tornar os planejamentos realistas e viáveis, o Curso Poliedro dá dicas de como montar um calendário ideal de vestibulares!
Confira abaixo o passo-a-passo completo.
1) Apuração: analise o que você quer e o que você pode!
O primeiro passo para criar um calendário redondo é buscar listas de todas as instituições que existem no país, por área. Sim, são centenas! Mas, a partir delas, é possível fazer uma seleção minuciosa de quais escolher. A lista de faculdades credenciadas pelo MEC produzida pelo Guia do Estudante ou o RUF, ranking da Folha de São Paulo, podem ser grandes aliados no momento.
A localização, ser pública ou particular, ou o ranqueamento frente ao MEC são questões decisivas para a seleção. O aluno não deve fazer a inscrição para qualquer instituição sem a possibilidade de se mudar de estado, por exemplo. O mesmo ocorre com universidades públicas ou particulares. “Se o estudante não tiver a verba necessária, não tem porquê prestar. Não sofra! Existem muitas outras faculdades de qualidade e que se encaixam melhor no contexto de cada um. Tudo deve ser pensado, como a disponibilidade e possibilidade financeira de sair da cidade, custo de vida, custo de vestibulares e mensalidades.”
O ranking da faculdade pode ser determinante para alguns alunos, que buscam instituições com 5 estrelas. No entanto, é importante ter em mente que cada um é responsável por criar um ensino de qualidade, já que depende, em grande parte, de empenho. O ranqueamento é técnico, mas sua avaliação é totalmente pessoal, uma questão de escolha. Portanto, também pode ser um critério.
Aplicando os três conceitos, é possível restringir uma lista extensa para um roteiro aproximado de sua realidade. Começou a entender o racional da seleção?! A partir de agora, o próximo passo é ler atentamente o edital de cada vestibular.
2) Refinamento: escolha a partir de critérios técnicos e pessoais.
O grande dilema é que o aluno fique limitado por não conseguir encaixar todas as provas em seu calendário. Existem conflitos de datas. Assim, baseado no primeiro filtro, começa uma escolha por questões técnicas e pessoais. Então, um aspecto que deve ser avaliado é o de como é a prova. Quando perceber que existe coincidência de data ou algum fato que impossibilite a realização, terá que escolher a partir de dois caminhos: o pessoal ou o estratégico.
Márcio Guedes acredita que os professores devem sempre orientar que os alunos sigam seus próprios passos. “Quando a coincidência de data acontece, sempre pergunto: você tem algum sonho? Então vá atrás! É algo muito pessoal. Caso seja viável nos demais âmbitos estratégicos, de deslocamento, valores, entre outros, é a decisão certa”, explica o coordenador do Curso Poliedro. Ele pondera que se a escolha pessoal não contribuir e, de fato, o estudante tope ir para qualquer uma das duas universidades, o critério técnico será fator de desempate. Ou seja, é preciso analisar como é a prova. “Se ficar feliz com qualquer uma delas, basta ir pelo caminho da que há maior facilidade de entrar”. Dessa forma, o edital traz informações valiosas e será muito útil para checar procedimentos e avaliar possibilidades.
3) Como saber se meu calendário é ideal?
Para saber se o seu calendário está perfeito, basta observar se consta tudo o que você quer e o que você pode. Não compare o número de inscrições com outros colegas. Ter menos universidades não é certo, assim como ter mais não é errado. Neste momento, cabe um exercício de reflexão para entender as motivações. Tudo é uma questão de escolha!
4) O número de vestibulares tende a aumentar de acordo com a área de atuação?
Ao contrário do que se imagina, não é uma verdade. A orientação do Curso Poliedro está sempre atenta com essa questão e nunca observaram nenhuma discrepância no número de inscrições por carreira. Portanto, o que de fato impacta na decisão são os fatores pessoais ou financeiros.
“O que observo é que, se as inscrições e, no caso das faculdades particulares, as mensalidades fossem baratas e não houvesse coincidência de datas, grande parte dos estudantes chegariam a prestar até mais de 15 vestibulares! É um número bem alto. A tendência é que participem do máximo de processos seletivos possível, já que todos querem entrar rapidamente na faculdade”, explica Guedes.
Sobre o Curso Poliedro
Com sedes em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2020, obteve pelo terceiro ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Curso Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e da Medicina da Santa Casa (152 aprovados), assim como a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (120 aprovados) e na AFA (179 aprovados).
Para mais informações, acesse o site: www.cursopoliedro.com.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.
As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.
Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.
As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para vestibular de medicina 2025
Instituição dedicada exclusivamente à formação médica tem reconhecimento nacional e internacional
A Faculdade de Medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, é reconhecida por sua dedicação exclusiva ao curso de medicina, tendo alcançado a nota máxima (5) no recredenciamento pelo Ministério da Educação.
Com nota 4 no ENADE, o curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos regionais de medicina) e o WFME (World Federation for Medical Education).
Como primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta no Brasil, a FACERES reforça seu compromisso com a qualidade e excelência no ensino médico.
DIFERENCIAIS PEDAGÓGICOS E CAPACITAÇÕES EXCLUSIVAS
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O projeto pedagógico da FACERES é moderno e inovador, alinhado com as melhores práticas das principais escolas médicas do mundo. Com um corpo docente altamente qualificado, a faculdade oferece inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso, utilizando diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O programa de Iniciação Científica e Pesquisa, juntamente com a formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), são outros diferenciais que fazem da FACERES uma referência em ensino médico.
Os formandos da FACERES recebem certificações internacionais como parte do currículo, incluindo BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria) pela American Heart Association, além da certificação ATLS (Advanced Trauma Life Support) pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
Essas capacitações exclusivas, oferecidas gratuitamente a todos os formandos, garantem que os alunos da FACERES estejam preparados para atuar com excelência no mercado de trabalho, destacando-se como profissionais altamente capacitados e prontos para os desafios da área médica.
A FACERES está entre os 10 maiores centros de treinamento para atendimento de urgência no Brasil e possui um dos maiores centros de simulação médica do país. A faculdade também é o terceiro maior centro do Brasil para capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).
Tem à disposição do corpo acadêmico uma biblioteca física com mais de 25 mil livros físicos e uma biblioteca online com mais de 12 mil e-books.
INFRAESTRUTURA DE PONTA
A faculdade oferece aos seus alunos 25 laboratórios de última geração, com infraestrutura completa e moderna.
A rede de estágio inclui Unidades Básicas de Saúde em três cidades da região, quatro UPAS para treinamento em urgência e emergência, um dos maiores Centros de Medicina de Família e Comunidade do Brasil e sete hospitais, com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Situada em São José do Rio Preto, um polo nacional de saúde, a faculdade de Medicina FACERES se beneficia de uma localização privilegiada, com fácil acesso a aeroportos e rodovias. A cidade conta com uma robusta infraestrutura de saúde, composta por oito hospitais gerais, cerca de 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a aproximadamente 2 milhões de pacientes das redes pública e privada.
Vestibular Medicina FACERES 2025: Inscrições abertas
Inscrições até 13 de outubro de 2024.
Data da prova: 20 de outubro de 2024
Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.
Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação
A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.
Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.
“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.
A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.
Orientações e Locais de Prova
Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.
É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.
Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br