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Dicas de Preparação

A influência da positividade na aprendizagem

Atitude mental positiva interfere na hora de adquirir mais conhecimentos, explica psicóloga

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Atitude mental positiva interfere na hora de adquirir mais conhecimentos, explica psicóloga

18/09/2008

Aprender de forma prazerosa é um desafio para muitas pessoas e essa “crença” é desenvolvida durante a educação acadêmica. Mas mudar essa realidade é fácil e depende unicamente do próprio indivíduo. Com o auxilio de uma orientação correta, ele pode transformar a atitude mental em algo produtivo, modificando a forma de adquirir mais conhecimentos mais simples e descomplicada.

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Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que uma atitude mental negativa irá refletir em todo o processo, dificultando a aprendizagem. “Estudar para muitos ainda é uma ação obrigatória, como se a ação para adquirir conhecimento fosse uma tarefa de sacrifícios. Com isso, a experiência passa a ser muito desgastante e improdutiva”, relata.

Com um comportamento produtivo e positivo, a aprendizagem automaticamente torna-se um processo fácil e prazeroso ajudando principalmente na retenção e utilização da informação. “Dessa forma, a pessoa produz a sua auto-motivação e recebe as informações novas com segurança”, ressalta a psicóloga.

A diretora percebe claramente quando uma criança é motivada. “Normalmente ela teve como estímulo a informação de que tem facilidade para aprender, afinal registrou em sua mente que é reforçada pela resposta conquistada. Ela terá segurança diante de novas informações e sentirá prazer em conhecer novos conteúdos. Podemos afirmar que ela tem uma positividade diante do ato de aprender”, destaca Márcia.

Em uma situação oposta, onde a criança recebeu a informação que tem “lentidão” ou se dispersa, os dados estão sendo absorvidos e organizados neurologicamente como uma sentença da forma de aprender. Márcia acredita que essa pessoa terá outra relação com o ato de aprender, possivelmente mais desestimulante. “No processo de aprendizado, a Programação Neurolinguística realiza avanços formidáveis, atuando no sistema de crenças de cada indivíduo para transformá-las e construir novas que são positivamente impulsionadoras”.

A diretora explica que as crenças funcionam na vida como os “óculos”. Eles são colocados e desta forma é possível perceber parte do todo. “Exemplo, quando a pessoa acredita que estudar é uma tarefa desgastante, todos os dados que irá colher são de desânimo durante o processo. E como se a percepção se fortalecesse para selecionar tudo o que pode gerar desconforto e imediatamente tenho os dados disponíveis”.

Ao utilizar a PNL é possível considerar que tudo pode ser compreendido com a ajuda dos sentidos. “Quanto mais o sistema de crenças for rico e flexível, mais opções a pessoa terá”, denota a psicóloga.

No processo de aprendizagem é a mesma coisa. E para tornar o processo positivamente produtivo é fundamental realizar um exercício que vai dar o preparo necessário para enfrentar os desafios.

Em primeiro lugar, a pessoa tem que listar as crenças que impedem de ter um resultado satisfatório no ato de aprender. Em alguns momentos, é possível perceber que as crenças habitualmente se apresentam como frases.

* Exemplo:

– Eu tenho dificuldade de guardar dados.

– Eu não sei reter a informação.

– Disperso muito quando alguém está explicando algo.

Para cada frase construída é necessário pensar em um contra exemplo. O que significa isso? É fundamental buscar uma experiência onde existiu atuação de uma forma completamente diferente. Exemplo: Eu tenho dificuldade de guardar dados. Contra exemplo: Eu me lembro de muitos dados importantes que aconteceram na família.

No começo essa atividade vai solicitar que a criatividade e lembranças sejam ativadas. Afinal, a mente é motivada por referencias e quanto mais ela é munida de novas informações, mais estará desenvolvendo uma maneira flexível de lidar com os fatos.

Já a próxima atividade agora é muito simples para criar uma positividade.

* Exemplo:

Eu tenho dificuldade de guardar dados, mas me lembro de muitos dados importante que acontec

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TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

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4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

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Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

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Qual a diferença entre o vestibular e Enem?

Para quem está pensando em ingressar no ensino superior, o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as duas principais formas de avaliação.

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Para quem está pensando em ingressar no ensino superior, o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as duas principais formas de avaliação. Você sabe qual é a diferença entre o Vestibular e o Enem?

Formato e Conteúdo: O vestibular é específico de cada instituição e pode variar em formato e conteúdo. Já o Enem é uma prova padronizada aplicada em todo o país, com questões de múltipla escolha e uma redação.

Abrangência: O vestibular é geralmente utilizado por universidades específicas para seleção de seus candidatos, enquanto o Enem é utilizado por diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, como critério de seleção.

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Periodicidade: O vestibular pode ser realizado uma ou mais vezes por ano, dependendo da instituição, enquanto o Enem é aplicado uma vez por ano, em datas específicas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

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Use o método Pomodoro para turbinar sua preparação para o Vestibular

O Método Pomodoro é projetado para melhorar a produtividade e a concentração, dividindo o trabalho em intervalos de tempo curtos e definidos.

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Método Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ele é projetado para melhorar a produtividade e a concentração, dividindo o trabalho em intervalos de tempo curtos e definidos, separados por breves pausas. Essa técnica pode ser muito útil para os estudantes que estão se preparando para encarar o Enem e os Vestibulares. Aqui está um resumo do método:

  • Defina uma tarefa a ser realizada: Escolha uma atividade específica que deseja realizar, pode ser uma atividade como leitura ou resolução de exercícios.
  • Defina o temporizador para 25 minutos: Este período de tempo é conhecido como um “Pomodoro”. Durante esse tempo, você se compromete a se concentrar exclusivamente na tarefa escolhida.
  • Trabalhe na tarefa até o alarme tocar: Dedique-se completamente à atividade escolhida, evitando distrações.
  • Faça uma pausa curta: Após completar um Pomodoro, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Use esse tempo para relaxar, levantar-se, esticar ou fazer qualquer coisa que ajude a descontrair.
  • A cada quatro Pomodoros, faça uma pausa mais longa: Após completar quatro Pomodoros consecutivos, tire uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a revitalizar a mente para a próxima sessão de estudo ou trabalho.
  • Repita o processo: Continue a alternar entre períodos de trabalho focado e pausas até concluir suas tarefas.

Este método é eficaz por algumas razões:

Foco intensificado: A técnica Pomodoro promove períodos curtos de trabalho intenso, o que pode aumentar a concentração e reduzir a procrastinação.

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Gestão do tempo: Dividir o trabalho em intervalos definidos ajuda a administrar o tempo de forma mais eficaz, permitindo que você avalie melhor quanto tempo leva para concluir determinadas tarefas.

Redução da fadiga mental: As pausas regulares ajudam a evitar a exaustão mental, permitindo que você mantenha um nível constante de produtividade ao longo do dia.

Melhora da consistência: Ao estabelecer um ritmo regular de trabalho e pausas, você pode criar uma rotina mais consistente e sustentável para o seu dia.

O método Pomodoro pode ser adaptado para se adequar às suas necessidades individuais, mas a estrutura básica de trabalho concentrado seguido por pausas regulares permanece fundamental para sua eficácia.

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