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Como é calculada a nota do Enem – Método TRI

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O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 está chegando. São dois dias de provas: o primeiro no dia 03/11, com 90 questões e uma redação. No dia 10/11, haverá o segundo dia de teste, com mais 90 questões. E, nessa reta final, é comum que os estudantes tenham dúvidas em relação à metodologia da avaliação.

Como é calculada a nota do Enem

Método TRI

O método TRI (Teoria de resposta ao Item) é utilizado pelo Enem desde 2009 e é um dos tópicos que mais causam incertezas entre os estudantes. Dando um exemplo, se dois alunos acertaram 90, no total de 180 questões, provavelmente eles terão notas diferentes. Vinícius Freaza, Diretor de de Inovação Pedagógica da Evolucional, startup de educação baseada em dados, e que aplica o simulado do Enem, explica como isso é possível. Confira:

Como a TRI funciona

A metodologia de avaliação é utilizada em muitas partes do mundo, em exames como o ENEM e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no Brasil, e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Scholastic Assessment Test (SAT), nos Estados Unidos. Diferente da Teoria Clássica dos Testes (TCT), que segue o princípio de que quanto mais itens um estudante acerta, maior é o seu conhecimento, o TRI tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%: tudo depende de quais foram os itens respondidos.

TRI detecta os “chutes”

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Em uma prova de múltipla escolha, sempre é possível o acerto ao acaso, em que o estudante “chuta” uma das alternativas. A TRI leva esse aspecto em conta, com um conceito chamado de coerência pedagógica.

Para ilustrá-la, imagine uma prova com 10 itens, cada um com seus níveis de dificuldade conhecidos, e suponha que dois participantes, “A” e “B”, acertem, ambos, cinco questões cada um. No entanto, esses dois alunos não acertaram as mesmas questões.

Partindo do pressuposto de que o participante “A” acertou as questões mais fáceis e, a partir de um certo nível, passou a errar todas as outras, dizemos que esse é um comportamento esperado e, portanto, pedagogicamente coerente.

No entanto, o participante “B” errou as questões fáceis, mas acertou as mais difíceis da prova. Esse não é um comportamento coerente e podemos supor que os acertos das questões difíceis tenham sido casuais. Esses acertos também contribuirão para o incremento da nota final do Participante “B”, mas em menor medida do que se apresentassem coerência pedagógica, como os acertos do Aluno “A”.

Então é melhor deixar uma questão em branco ou “chutar”?

Uma interpretação equivocada do princípio da coerência pedagógica pode levar à conclusão de que é melhor deixar itens em branco do que escolher uma alternativa.

No entanto, o ENEM não aplica uma penalidade aos estudantes que acertam itens ao acaso: o que ele faz é diminuir a pontuação recebida por esses itens – que, mesmo assim, sempre será mais alta do que se ele tivesse deixado o item sem resposta.

Mitos da TRI

Diferentemente do que muitos acreditam, a nota calculada pelo ENEM em cada área do conhecimento não é um número que varia entre zero e 1000, com exceção da nota de redação, que não usa a TRI.

Na verdade, as notas podem assumir qualquer valor real, mas, dependendo das 45 questões que compõem a prova, cada edição do exame apresenta um nível mínimo e um máximo.

Fazendo uma simplificação didática, dizemos que, por exemplo, se a questão mais fácil da prova for de nível 200, um candidato que errou todas as questões provavelmente tem um nível menor do que 200, mas não podemos afirmar que é zero.

Usando a mesma simplificação para os níveis de proficiência mais altos, se a questão mais difícil da prova tem nível 800, afirmaremos que um candidato que acertou todas os itens da prova atingiu nível 800 ou mais.

Veja, na tabela a seguir, a relação das pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM e note que, em 2015, a nota máxima em Matemática extrapolou a marca dos 1000 pontos.

Pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM. Fonte: Radar ENEM (radarenem.com.br)

Tenha uma estratégia definida

Para maximizar seus resultados na prova, tenha em mente um plano de ação pré-estabelecido. Por exemplo, comece pelas questões mais fáceis (aquelas em que uma primeira leitura já é suficiente para dar uma boa indicação da resposta correta). Assim, você respeita a coerência pedagógica e, provavelmente, irá acertar as questões mais fáceis.

Deixe as perguntas mais difíceis, em que irá gastar de 10 a 15 minutos, para o final. Isso significa que você terá que ler a prova inteira e escolher os itens que irá resolver primeiro, em vez de simplesmente seguir a ordem em que eles aparecem. Mas o resultado tende a ser muito melhor com essa mudança de estratégia.

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Consulte seu local de prova da 1ª fase do Vestibular Unicamp 2025

A prova da 1ª do vestibular da Unicamp é composta de 72 questões de múltipla escolha e acontece no dia 20 de outubro.

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vestibular unicamp 2025

Os estudantes inscritos no Vestibular Unicamp 2025 já podem consultar o local (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/vestibular-2025/) onde irão fazer a prova da primeira fase, que será aplicada no próximo dia 20 de outubro de 2024, a partir das 9 horas da manhã. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também está enviando aos candidatos uma mensagem com a informação do local e as orientações para a prova. O tempo de duração da prova da primeira fase é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha. Estão inscritos no processo, 63.004 candidatos, que irão concorrer a 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação.

É a primeira vez que a prova será realizada no período da manhã e a orientação da Comvest é para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam nos locais de prova às 8 horas (horário de Brasília).

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

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Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. É a primeira vez que Recife recebe a aplicação das provas do Vestibular Unicamp.

Prova

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.

O que levar

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Está permitido: água, sucos, chocolates, alimentos leves.

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Vestibular de Medicina da Unicid recebe inscrições até 15/10

A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos

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vestibular de medicina Unicid 2022

Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).

Vestibular de Medicina Unicid

A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br

Processo Seletivo ENEM

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O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.

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Alunos de Jornalismo da PUC-SP produzem matéria para a rádio CBN

Curso firmou parceria com a rádio para veicular matérias mensalmente

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Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo da PUC-SP, Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti fizeram parte do projeto Universidade no Ar, da rádio CBN.

O trabalho consiste em produzir uma matéria jornalística totalmente preparada pelos estudantes para ir ao ar na rádio. O programa, que abordou a história da narração esportiva, faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Scaciotti. O projeto contou com a orientação da profa. Mii Saki Tanaka e contará com uma edição por mês, sempre aos sábados. A próxima matéria será veiculada no dia 5/10, após o quadro Repórter CBN das 11h30.

Na reportagem, os alunos entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.

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“O Universidade no Ar” foi um desafio e uma responsabilidade muito grande. O resultado final foi extremamente positivo e muito proveitoso. Além do trabalho ser divulgado em uma grande mídia, o processo pro estudante de desenvolver uma reportagem, o projeto de pesquisa acadêmica, métodos de edição, gravação, pode auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu respectivo curso. Recomendo que se tiverem a oportunidade de participar, que participem. Só posso agradecer todos que me auxiliaram neste projeto”, enfatizou Scaciotti.

“Fiquei imensamente feliz ao ser convidada para participar deste projeto, especialmente no último semestre da faculdade. É muito emocionante acompanhar a jornada do meu colega de classe até a conclusão, sabendo que nossa voz foi ouvida por milhares de pessoas”, afirmou Bruna.

O prof. Diogo de Hollanda também enfatizou a importância do projeto para o curso de Jornalismo da PUC-SP. “Eu, como coordenador do curso, fico orgulhoso com essa parceria e convicto de que representa um grande estímulo para os estudantes. Ao saberem dessa oportunidade e ouvirem o primeiro programa, vários alunos manifestaram o interesse de participar também”.

A profa. Mii Saki Tanaka acredita que ter um trabalho reconhecido é uma excelente forma de incentivo para o crescimento profissional. “O reconhecimento eleva o potencial produtivo e desperta a autoconfiança, gerando também uma maior satisfação pessoal e coragem para enfrentar os próximos obstáculos, sejam eles profissionais ou pessoais. A CBN é uma das emissoras mais bem-conceituadas do Brasil, dessa forma, ter a matéria exibida no ar pela CBN pode ser considerado um prêmio que vai enriquecer o portfólio dos alunos e destacá-los entre os futuros jornalistas e radialistas”, finalizou a docente.

O projeto Universidade no Ar foi reproduzido na manhã do último sábado, 7/9, na rádio CBN de São Paulo.

Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Conheça mais sobre o curso de Jornalismo da PUC-SP.

O curso de Jornalismo da PUC-SP conta com uma agência de notícias Maurício Tragtenberg ativa, engajada e os alunos do cursos, de todos os anos, podem participar.

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