Siga-nos!

Destaque

Como são as universidades dos Estados Unidos?

A Universidade do Intercâmbio listou informações sobre o MIT, Harvard, Stanford, Pensilvânia e Yale

Publicado

em

Quando pensamos em Ensino Superior, a referência que nos vem à mente são os Estados Unidos, devido a excelência na educação, desde o high school até as universidades. De acordo com a QS World University Ranking deste ano, 10 das 20 melhores faculdades do mundo são americanas.

Tais dados instigam ainda mais o interesse daqueles que planejam estudar fora do país. A Universidade do Intercâmbio, que presta mentorias para pessoas que querem estudar ou trabalhar no exterior, separou algumas dessas universidades e os detalhes de cada uma delas e além disso o fundador da empresa, Matheus Tomoto, conta sua experiência como pesquisador em algumas delas.

“Essas faculdades tão renomadas mudaram completamente a minha vida. O mais interessante, é que mesmo eu não tendo tanta experiência na primeira vez que eu apliquei para trabalhar com pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em laboratórios de ponta nos Estados Unidos, eu passei. Como no MIT, Harvard, Stanford e Yale, por exemplo. De cara, o que mais me chamava a atenção era o dia a dia dentro dos laboratórios e o investimento que era feito em pesquisa de ponta, além da valorização do profissional que trabalha com tecnologia e ciência, principalmente no meio acadêmico”, diz Tomoto.

Como são as universidades dos Estados Unidos?

1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“No MIT são centenas de laboratórios, todos com tecnologia de ponta. Lá eu trabalhei com inteligência artificial, submarinos autônomos. No laboratório ao lado do que eu ficava, estavam criando um robô Cheeta. Todos os dias eles faziam testes de velocidade, que chegava a atingir mais de 100km por hora. Do outro lado estavam desenvolvendo robôs humanoides capazes de ficar em pé, carregar peso, pular e outras coisas. Foi um acesso a tecnologias que eu jamais imaginei ver na minha vida”, lembra Matheus Tomoto.

O MIT é considerado a melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Rankings, e desde 2012 que vem mantendo esse posto. O campus fica na cidade de Cambridge, onde estão situadas 18 residências estudantis, cerca de 30 parques e jardins, além de obras de artes expostas por todo o local

Entre os profissionais que se formaram estão 41 astronautas e 16 cientistas-chefe da Força Aérea dos EUA. A escola também tem uma forte cultura empreendedora, tanto que juntas, as receitas anuais de empresas fundadas por ex-alunos da universidade resultam em cerca de 1,9 trilhão de dólares, o que representaria a décima maior economia do mundo. Atualmente, cerca de 21 mil pessoas se candidatam a uma vaga no MIT e apenas 1450, aproximadamente são aprovadas. Ao todo, 11,500 alunos frequentam o Instituto; desses 8% são intercambistas nos cursos de graduação e 44% nos cursos de pós.

2.Universidade de Stanford

Localizada a 56 quilômetros ao sul de San Francisco e cerca de 30 quilômetros ao norte de Sant Jose, norte da Califórnia. A área é sede do Google, Yahoo, Hewlett-Packard e muitas outras empresas de tecnologia.

Stanford possui um dos maiores campus universitários dos EUA. Um fato interessante sobre a universidade é que os estudantes podem morar na própria instituição. Ao todo, são 800 residências estudantis, divididas em simples aposentos até aquelas que oferecem programas culturais e de idiomas, bem como as fraternidade e irmandades universitárias, comumente conhecidas.

Stanford ocupa a segunda posição nas melhores universidades do mundo, sendo apelidada de ‘fábrica bilionária’. Isso porque diversos ex-alunos da instituição são tidos como os mais bem-sucedidos da sua área. Um dado curioso é que se todos os graduados formassem seu próprio país, ele seria umas dez maiores economias do mundo.

3.Universidade Harvard

“Em Harvard pude ver os drones mais atualizados do mercado, dos mais caros inclusive, todo o tipo de ferramenta, todo o tipo de eletrônico e um suporte impressionante. A gente nota que existe um carinho em fazer uma pesquisa científica e desenvolver uma tecnologia que vai ser utilizada, seja na iniciativa pública ou privada, não sendo apenas um artigo, ou um papel. Eles investem de tudo para que você realize aquela proposta”, conta Matheus Tomoto, que é fundador da Universidade do Intercâmbio e foi fellow em Harvard.

A instituição tem 382 anos, fundada ainda em 1636, na cidade de Cambridge. Ele deixou sua biblioteca e metade de sua propriedade para a instituição após sua morte, em 1638. Até hoje uma estátua do ministro fica exposta no pátio em frente ao hall da universidade.

As instalações da universidade se dividem pelos bairros de Allston e Longwood. A matriz, em Cambridge, ocupa uma área de dois mil metros quadrados. Lá, ficam os escritórios, bibliotecas e prédios de sala de aula.

Atualmente, a universidade ocupa a 3ª no ranking de melhor universidade do mundo. A instituição oferece 12 escolas ao todo; nessas repartições são ministrados todos os cursos oferecidos, com cerca de 22 mil alunos no total.

A instituição ainda conta com um um estádio, o Harvard Stadium, que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas, além das instalações de atletismo, localizados em Allston.

4.Universidade de Yale

O Campus da Universidade de Yale fica localizado no centro de New Haven. São mais de 800 laboratórios e um patrimônio de US$ 29 milhões. No ranking das melhores universidades do mundo, aparece em 17º lugar. A universidade é reconhecida pela qualidade de pesquisas científicas produzidas e pelo alto nível de empregabilidade de seus ex-alunos.

Outro dado interessante é que até hoje 61 ganhadores do Prêmio Nobel têm ligação com a instituição. Yale também formou personalidades e pessoas notáveis, como 5 presidentes, incluindo Bill Clinton, além de juízes, bilionários, chefes de estado, bem como centenas de membros do Congresso e diplomatas americanos.

Atualmente, a universidade conta com quase 13.500 estudantes, sendo cerca de 6 mil de graduação e 7.500 de pós-graduação. Dentre eles, 3 mil são intercambistas, de 120 países diferentes.

Entre as atividades extra-curriculares, Yale possui 288 organizações estudantis, 35 equipes esportivas, além de contar com um acervo de 15 milhões de livros.

5.Universidade da Pensilvânia

A UPenn, como é chamada, se considera a primeira instituição a oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Foi também pioneira em admitir mulheres no corpo estudantil no país, que ocorreu na década de 70.

Atualmente, a instituição possui 4 faculdades de graduação, entre elas: a Escola de Artes e Ciências; a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas; a Escola de Enfermagem e a Escola Wharton (Educação Empresarial).

O atual campus ocupa mais de 113 hectares, em uma área universitária na cidade universitária da Zona Oeste da Filadélfia. A maioria das faculdades e dos institutos de pesquisa da Penn estão localizados neste campus.

No ranking, ocupa a 15ª posição, subindo 4 posições com relação ao ano anterior (2019).

A universidade conta, atualmente, com mais de 21 mil alunos, sendo 10.400 de graduação e 10.800 no programada de pós. Outro número considerável é que, ao todo, quase 5.000 são estrangeiros, o que corresponde a 20% do total do corpo estudantil.

O orçamento da instituição em 2019, foi de pouco mais de US$ 10,2 bilhões. No ranking, ocupa a 15ª posição, subindo 4 posições com relação ao ano anterior (2019).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Unicamp divulga calendário do Vestibular 2025

As inscrições poderão ser feitas de 1º a 30 de agosto. Veja o calendário completo do Vestibular Unicamp 2025.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando as datas do calendário para o Vestibular Unicamp 2025. As inscrições poderão ser feitas de 1º a 30 de agosto, pela internet (www.comvest.unicamp.br). A primeira fase será realizada no dia 20 de outubro de 2024 e a segunda fase acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, após a segunda fase. A Comvest vai divulgar a primeira lista de aprovados, no dia 24 de janeiro de 2025.

Isenções da taxa de inscrição

Candidatos que atendam aos requisitos poderão solicitar as isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025, a partir do dia 13 de maio. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 7 de junho. O envio da documentação necessária (que constará do Edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada no dia 30 de julho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O calendário do Vestibular 2025 foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo que realizam processos seletivos próprios, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular 2024.2 de Medicina do Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas

São oferecidas 88 vagas de medicina na São Camilo por meio de prova presencial e duas vagas destinadas ao processo seletivo IB.

Publicado

em

por

medicina são camilo

Para o segundo semestre de 2024, o Centro Universitário São Camilo – SP oferece 88 vagas por meio de prova presencial e duas vagas destinadas ao processo seletivo IB. As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio.

Serão disponibilizadas ao todo 90 vagas para o curso de graduação em Medicina. Destas, 88 são destinadas aos estudantes que participarem da prova presencial e 2 serão reservadas ao processo seletivo IB – que utiliza como critério a nota do International Baccalaureate (IB).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Essa nota é proveniente de um programa de estudos e avaliação aplicável aos dois anos finais do Ensino Médio, no qual o aluno aprovado (de acordo com seu desempenho) pode concorrer a vagas em instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo.

Os interessados devem acessar o site: www.vunesp.com.br para o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento de taxa no valor de R$ 420,00, que deve ser feito até a data final do prazo para efetivação do cadastro.

A aplicação das provas presenciais será realizada em uma única fase e está prevista para acontecer no dia 9 de junho, no horário das 14h às 19h, serão aplicadas na cidade de São Paulo em Unidades do Centro Universitário São Camilo.

O Processo Seletivo será composto pelas Prova I (questões discursivas), Prova II (questões objetivas) e Prova III (redação). Será possível consultar o local e a sala de realização da prova no mesmo site, pela aba “Área do Candidato”.

A classificação dos candidatos será feita por ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas, respeitando-se o limite de vagas. A divulgação dos resultados acontecerá no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), sendo que os resultados da 1ª chamada acontecem no dia 05 de julho de 2024, a partir das 16h, e a 2ª chamada em 16 de julho 2024, a partir das 16h.

Informações gerais

Inscrições: até 16 de maio de 2024
Taxa: R$ 420,00
Vagas: 90
Prova presencial: 9 de junho de 2024, das 14h às 19h
Para mais detalhes, consulte o Edital Vestibular 2024-2

Continue lendo

Destaque

UFU abre inscrições para o Vestibular 2024/2

As inscrições para o Vestibular UFU 2024/2 estarão abertas de 18 de março a 10 de abril de 2024.

Publicado

em

por

UFU Vestibular 2022 2º semestre

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2024/2. São ofertadas 1..665 vagas em 49 opções de cursos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

O Vestibular UFU 2024/2 contempla vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas. Estas últimas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, de baixa renda, que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas, pessoas com deficiência, quilombolas, e para indivíduos em situações de refúgio, asilo político, apátrida ou acolhida humanitária.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular 2024/2 estarão abertas de 18 de março a 10 de abril de 2024. A taxa de inscrição será de R$ 117,00 e as inscrições deverão ser realizadas via internet, no Portal de Seleção da UFU.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para candidatos de baixa renda, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai de 18 a 28 de março. Para fazer a solicitação, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa de inscrição.

Provas

O processo seletivo do Vestibular UFU 2024/2 é composto por duas fases principais. A primeira fase consiste em questões objetivas, enquanto a segunda fase inclui questões discursivas, juntamente com uma prova de Redação.

As questões das provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os conteúdos programáticos estão disponíveis para consulta.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo