Siga-nos!

Destaque

Como são as universidades dos Estados Unidos?

A Universidade do Intercâmbio listou informações sobre o MIT, Harvard, Stanford, Pensilvânia e Yale

Publicado

em

Quando pensamos em Ensino Superior, a referência que nos vem à mente são os Estados Unidos, devido a excelência na educação, desde o high school até as universidades. De acordo com a QS World University Ranking deste ano, 10 das 20 melhores faculdades do mundo são americanas.

Tais dados instigam ainda mais o interesse daqueles que planejam estudar fora do país. A Universidade do Intercâmbio, que presta mentorias para pessoas que querem estudar ou trabalhar no exterior, separou algumas dessas universidades e os detalhes de cada uma delas e além disso o fundador da empresa, Matheus Tomoto, conta sua experiência como pesquisador em algumas delas.

“Essas faculdades tão renomadas mudaram completamente a minha vida. O mais interessante, é que mesmo eu não tendo tanta experiência na primeira vez que eu apliquei para trabalhar com pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em laboratórios de ponta nos Estados Unidos, eu passei. Como no MIT, Harvard, Stanford e Yale, por exemplo. De cara, o que mais me chamava a atenção era o dia a dia dentro dos laboratórios e o investimento que era feito em pesquisa de ponta, além da valorização do profissional que trabalha com tecnologia e ciência, principalmente no meio acadêmico”, diz Tomoto.

Como são as universidades dos Estados Unidos?

1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“No MIT são centenas de laboratórios, todos com tecnologia de ponta. Lá eu trabalhei com inteligência artificial, submarinos autônomos. No laboratório ao lado do que eu ficava, estavam criando um robô Cheeta. Todos os dias eles faziam testes de velocidade, que chegava a atingir mais de 100km por hora. Do outro lado estavam desenvolvendo robôs humanoides capazes de ficar em pé, carregar peso, pular e outras coisas. Foi um acesso a tecnologias que eu jamais imaginei ver na minha vida”, lembra Matheus Tomoto.

O MIT é considerado a melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Rankings, e desde 2012 que vem mantendo esse posto. O campus fica na cidade de Cambridge, onde estão situadas 18 residências estudantis, cerca de 30 parques e jardins, além de obras de artes expostas por todo o local

Entre os profissionais que se formaram estão 41 astronautas e 16 cientistas-chefe da Força Aérea dos EUA. A escola também tem uma forte cultura empreendedora, tanto que juntas, as receitas anuais de empresas fundadas por ex-alunos da universidade resultam em cerca de 1,9 trilhão de dólares, o que representaria a décima maior economia do mundo. Atualmente, cerca de 21 mil pessoas se candidatam a uma vaga no MIT e apenas 1450, aproximadamente são aprovadas. Ao todo, 11,500 alunos frequentam o Instituto; desses 8% são intercambistas nos cursos de graduação e 44% nos cursos de pós.

2.Universidade de Stanford

Localizada a 56 quilômetros ao sul de San Francisco e cerca de 30 quilômetros ao norte de Sant Jose, norte da Califórnia. A área é sede do Google, Yahoo, Hewlett-Packard e muitas outras empresas de tecnologia.

Stanford possui um dos maiores campus universitários dos EUA. Um fato interessante sobre a universidade é que os estudantes podem morar na própria instituição. Ao todo, são 800 residências estudantis, divididas em simples aposentos até aquelas que oferecem programas culturais e de idiomas, bem como as fraternidade e irmandades universitárias, comumente conhecidas.

Stanford ocupa a segunda posição nas melhores universidades do mundo, sendo apelidada de ‘fábrica bilionária’. Isso porque diversos ex-alunos da instituição são tidos como os mais bem-sucedidos da sua área. Um dado curioso é que se todos os graduados formassem seu próprio país, ele seria umas dez maiores economias do mundo.

3.Universidade Harvard

“Em Harvard pude ver os drones mais atualizados do mercado, dos mais caros inclusive, todo o tipo de ferramenta, todo o tipo de eletrônico e um suporte impressionante. A gente nota que existe um carinho em fazer uma pesquisa científica e desenvolver uma tecnologia que vai ser utilizada, seja na iniciativa pública ou privada, não sendo apenas um artigo, ou um papel. Eles investem de tudo para que você realize aquela proposta”, conta Matheus Tomoto, que é fundador da Universidade do Intercâmbio e foi fellow em Harvard.

A instituição tem 382 anos, fundada ainda em 1636, na cidade de Cambridge. Ele deixou sua biblioteca e metade de sua propriedade para a instituição após sua morte, em 1638. Até hoje uma estátua do ministro fica exposta no pátio em frente ao hall da universidade.

As instalações da universidade se dividem pelos bairros de Allston e Longwood. A matriz, em Cambridge, ocupa uma área de dois mil metros quadrados. Lá, ficam os escritórios, bibliotecas e prédios de sala de aula.

Atualmente, a universidade ocupa a 3ª no ranking de melhor universidade do mundo. A instituição oferece 12 escolas ao todo; nessas repartições são ministrados todos os cursos oferecidos, com cerca de 22 mil alunos no total.

A instituição ainda conta com um um estádio, o Harvard Stadium, que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas, além das instalações de atletismo, localizados em Allston.

4.Universidade de Yale

O Campus da Universidade de Yale fica localizado no centro de New Haven. São mais de 800 laboratórios e um patrimônio de US$ 29 milhões. No ranking das melhores universidades do mundo, aparece em 17º lugar. A universidade é reconhecida pela qualidade de pesquisas científicas produzidas e pelo alto nível de empregabilidade de seus ex-alunos.

Outro dado interessante é que até hoje 61 ganhadores do Prêmio Nobel têm ligação com a instituição. Yale também formou personalidades e pessoas notáveis, como 5 presidentes, incluindo Bill Clinton, além de juízes, bilionários, chefes de estado, bem como centenas de membros do Congresso e diplomatas americanos.

Atualmente, a universidade conta com quase 13.500 estudantes, sendo cerca de 6 mil de graduação e 7.500 de pós-graduação. Dentre eles, 3 mil são intercambistas, de 120 países diferentes.

Entre as atividades extra-curriculares, Yale possui 288 organizações estudantis, 35 equipes esportivas, além de contar com um acervo de 15 milhões de livros.

5.Universidade da Pensilvânia

A UPenn, como é chamada, se considera a primeira instituição a oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Foi também pioneira em admitir mulheres no corpo estudantil no país, que ocorreu na década de 70.

Atualmente, a instituição possui 4 faculdades de graduação, entre elas: a Escola de Artes e Ciências; a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas; a Escola de Enfermagem e a Escola Wharton (Educação Empresarial).

O atual campus ocupa mais de 113 hectares, em uma área universitária na cidade universitária da Zona Oeste da Filadélfia. A maioria das faculdades e dos institutos de pesquisa da Penn estão localizados neste campus.

No ranking, ocupa a 15ª posição, subindo 4 posições com relação ao ano anterior (2019).

A universidade conta, atualmente, com mais de 21 mil alunos, sendo 10.400 de graduação e 10.800 no programada de pós. Outro número considerável é que, ao todo, quase 5.000 são estrangeiros, o que corresponde a 20% do total do corpo estudantil.

O orçamento da instituição em 2019, foi de pouco mais de US$ 10,2 bilhões. No ranking, ocupa a 15ª posição, subindo 4 posições com relação ao ano anterior (2019).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo