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Dicas de Preparação

Divulgada agenda de vestibulares. É hora de escolher

Com a divulgação da agenda de vestibulares, vem junto a questão a escolha da profissão. Confira alguns pontos que podem te ajudar neste momento

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Com a divulgação da agenda de vestibulares, vem junto a questão a escolha da profissão. Confira alguns pontos que podem te ajudar neste momento

14/04/2010

As principais universidades do País já começam a anunciar suas datas das provas de vestibular para seleção do ano que vem. Frio na barriga dos vestibulandos. Além de enfrentar a acirrada concorrência para o ingresso nas boas universidades e estudar feito louco, têm que escolher o que, até certo ponto, vai dar destino à sua vida: a escolha da profissão. Nessa fase de profundas mudanças, além do suporte familiar, a escola é parceira fundamental para apoiar, orientar e informar o jovem. A maioria dos colégios prepara uma série de ações que trabalha nesse sentido, permitindo uma escolha mais tranquila e acertada.

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No Colégio Móbile a orientação profissional é vista como a possibilidade de o aluno elaborar um projeto de vida e ocorre ao longo de todo ensino médio. “Do ponto de vista formativo, um dos projetos mais importantes em desenvolvimento no Ensino Médio é o de Orientação Profissional”, afirma Blaidi Santana, diretor pedagógico. Inicialmente, um dos aspectos trabalhados é o autoconhecimento. “Incentivamos o estudante, em um primeiro momento, a olhar as histórias da família, para que comece a pensar sobre suas preferências e descubra seus interesses e habilidades, garantindo que estas podem ser construídas, desde que a gente saiba o quanto co nseguimos vencer as dificuldades”, conta. Encontros com dinâmicas de grupo também são preparados, nos quais ferramentas diversas são utilizadas sempre com o foco no autoconhecimento. Nutrir os alunos com informações sobre as profissões, que, hoje, segundo o diretor, são mais de 200, também é uma das metas, além de visitas a universidades. “Damos prioridade aos centros de excelência educacional, já que acreditamos que podem ser alicerce para qualquer rumo profissional”, assinala. Ex-alunos universitários são convidados para conversar sobre os cursos e a vida universitária. “Conhecer as disciplinas dos cursos, que atualmente muitas estão nos sites das faculdades, pode ser um fator decisivo na escolha”, segundo o diretor. Além dos encontros em grupo, os jovens contam opcionalmente com entrevistas indi viduais, em que questões mais aprofundadas são tratadas. “A realização de todo esse trabalho de orientação profissional resulta em um índice muito baixo de evasão dos nossos alunos,”, comemora.

No Colégio Ítaca, zona oeste da capital, o autoconhecimento também é priorizado. “É preciso que os alunos saibam mais do que apenas informações sobre as carreiras e o mercado. É preciso que saibam de si mesmos o máximo que puderem, porque, ao escolher uma profissão, estão escolhendo um estilo de vida, um jeito de ver e viver o mundo, pois ninguém, ou quase ninguém, consegue dissociar os outros aspectos da vida desse aspecto”, afirma a diretora pedagógica, Mercedes de Paula Ferreira. Ao lado disso, a escola oferece elementos palpáveis aos jovens: informações sobre as faculdades, as matérias dos cursos, os requisitos pessoais para tal profissão, etc. Para dar conta dessa tarefa, a escola estabeleceu parceria com o portal Ikwa, que fornece uma vasta quanti dade de informações. Lá, é possível encontrar a “Teia de Profissões” relacionada às diversas áreas do conhecimento, bem como entrevistas com profissionais na sua “galeria de Bioclipes”.

A Escola Suíço-Brasileira, no Alto da Boa Vista, os alunos do 2º ano do ensino médio fazem uma pausa de um mês nos estudos para realizar estágios em empresas parceiras. “Nosso objetivo é que eles tenham uma visão prévia do mundo profissional, antes de encerrarem sua vida escolar. Observamos que a maturidade adquirida neste mês de vivência é fundamental para escolhas futuras, bem como para a própria maturidade intelectual dos jovens”, afirma o coordenador de estágios, Rogério Jorge. Ao final deste período, os alunos são incentivados a preparar um relatório de estágio e apresentações públicas, que são avaliadas pelo grupo de professores responsáveis pelo programa. Um professor é sempre responsável pelo aluno perante a empresa, sendo informado sobre a

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Dicas de Preparação

Vestibular Fuvest 2024 – Quanto custa? Quando é a prova? Quantas vagas?

As inscrições para o Vestibular 2024 da Fuvest começam hoje, 17 de agosto, a partir do meio dia.

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Gabarito Vestibular Fuvest 2023 - Lista de Aprovados USP

As inscrições para o Vestibular 2024 da Fuvest começam hoje, 17 de agosto, a partir do meio dia. Quanto custa? Quando é a prova? Quantas vagas?

Vestibular 2024 da Fuvest

Quanto custa? As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro. A taxa é de R$ 191 (cento e noventa e um reais). O período para solicitar a isenção ou redução da taxa já terminou.

Quando é a prova? A prova de conhecimentos gerais da 1ª fase será aplicada no dia 19 de novembro. As provas da 2ª fase acontecem em 17 de dezembro.

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Quantas vagas? No vestibular Fuvest são oferecidas 8.147 em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) de diversas áreas. Outras 3 mil vagas serão distribuídas em outras duas formas de ingresso: o Enem USP e o Provão Paulista.

Mais informações e inscrições: www.fuvest.br.

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Há idade certa para estudar? Professor da UniFECAF fala sobre etarismo

O etarismo, conjunto de práticas discriminatórias contra os mais velhos, ganhou o horário nobre nos últimos dias.

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Há idade certa para estudar? Professor da UniFECAF fala sobre etarismo

O etarismo, conjunto de práticas discriminatórias contra os mais velhos, ganhou o horário nobre nos últimos dias. Primeiro, três universitárias do interior de São Paulo gravaram um vídeo dizendo que a colega de sala deveria ser “desmatriculada” por ter mais de 40 anos. O caso teve repercussão e as jovens alunas decidiram, elas mesmas, deixar o curso.

Mas, existem formas de evitar que o preconceito impeça quem já viveu mais realize sonhos como uma universidade? “A graduação é sonho de muitas pessoas, que depois de conquistar certa estabilidade, conseguem voltar aos estudos e realizar. Como professor, aprendo muito com meus alunos com mais de 40 anos, pois eles trazem uma bagagem cultural e uma vivência do mercado de trabalho que é muito distante dos alunos mais jovens”, conta o professor de Empreendedorismo e Diretor de Inovação da UniFECAF, Pedro Debiazi.

Debiazi explica que as turmas dentro do ensino superior têm sido cada vez mais heterogêneas, ou seja, reunindo pessoas com perfis sociais diferentes. “É uma miscelânea de culturas, identidades e faixas etárias. Essa mistura enriquece muito as discussões em sala de aula, estimulando reflexões importantes para a transformação da nossa sociedade”.

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O professor lamenta os casos de etarismo e explica como o ambiente escolar pode facilitar a inclusão de pessoas de todas as idades. “Na UniFECAF ao trabalhar com soft skills, por exemplo, os alunos mais velhos têm sempre boas experiências para compartilhar, possibilitando a contextualização daquele conteúdo para os mais jovens”, observa Debiazi sobre a oportunidade proporcionada pelo intercâmbio geracional em sala de aula.

Por fim, o diretor da UniFECAF manda um recado para quem já batalhou para construir a vida e agora quer estudar. “Diria para esse estudante ou para essa estudante nunca desistir do seu sonho, porque não existe idade certa para começar algo. Basta sonhar, acreditar e realizar!”, completa.

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Dicas para quem não conseguiu passar nas opções escolhidas no Sisu 2023

Para tentar recuperar o investimento feito, é importante traçar estratégias e, principalmente, cuidar da questão emocional.

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Sisu 2023

Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) nesta terça-feira, 28, muitos estudantes acabam frustrados ao descobrir que não passaram para as opções escolhidas. Sentimentos como ansiedade, irritabilidade, culpa e até mesmo depressão podem se manifestar com o que parece o fim de um sonho e a incerteza sobre o futuro. Entretanto, nem tudo está perdido. Para tentar recuperar o investimento feito, é importante traçar estratégias e, principalmente, cuidar da questão emocional.

Segundo o Coordenador de Curso e Pré-vestibular do pH, Diogo D’Ippolito, após o encerramento das inscrições e do resultado de fato, o SISU abre um período para os candidatos e candidatas que não foram aprovados manifestarem interesse na lista de espera – para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. “Mas atenção: você só pode manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SISU e, além disso, se você for selecionado na chamada regular em uma das suas opções de vaga, está inapto a participar da lista”, explica.

Já quem não foi aprovado na chamada regular e nem nas chamadas da lista de espera ainda pode tentar um “SISU 2”, que acontece no meio do ano. Isso significa um novo processo de inscrição, com novas duas opções de interesse, novas notas de corte e por aí vai. É, literalmente, uma segunda chance para os candidatos e candidatas que não foram convocados pelo SISU 1 ou foram aprovados para cursos que de fato não desejam cursar. Esse processo, entretanto, pode ser um gatilho para muitas emoções indesejadas, que podem acabar minando o desempenho do aluno que está se preparando para um novo ENEM.

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O educador Fernando Gabas, fundador da Academia Soul – empresa especializada em soluções para Educação Socioemocional para escolas – lembra que existem estudos que mostram que praticamente 90% de nossas preocupações nunca acontecem, mesmo assim, “continuamos sofrendo de ansiedade com a tendência de projetar um futuro recheado de fatos experiências desagradáveis”. De acordo com o especialista em mindfullness, existem algumas maneiras para reduzir a ansiedade, dentre as quais ele destaca a análise racional e uma mais experiencial. “Uma análise racional significa uma auto investigação dos processos de pensamento, questionando o benefício dessa ansiedade. Não é só sobre o fato das nossas preocupações não se concretizarem em 9 de 10 vezes, é sobre entender que sofrer por uma situação que ainda não aconteceu ou que está fora do nosso controle é inútil e ainda fará com que você fique cego para inúmeras oportunidades que podem surgir no meio do caminho”, ensina.

Já na abordagem experiencial, o indivíduo deve começar a treinar sua mente para estar presente à realidade o tempo inteiro, descondicionando seu cérebro a viver sempre no futuro ou no passado. Estudos comprovam que em 8 semanas já é possível obter grandes resultados. Com o tempo, sua mente perde o interesse de ficar projetando fatos no futuro e sofrendo de ansiedade, ela fica mais presente aos fatos que se apresentam momento a momento. O resultado disso é muito mais tranquilidade, clareza, inteligência e capacidade de tomada de decisões. “É comum, ainda mais quando somos mais jovens, que ao enfrentar uma situação indesejada, tenhamos a tendência de achar que é o fim do mundo. No entanto, se olharmos para trás, veremos que isso quase nunca é verdade. O estudante deve manter a calma, para perceber que esse tempo de espera até a próxima prova pode significar um amadurecimento importante em sua vida, inclusive no sentido de poder tomar uma decisão mais assertiva sobre a faculdade e sua profissão no futuro”, completa Fernando.

Agora, para quem conseguiu ser aprovado, uma dica final é lembrar que os próximos passos não são mais pelo SISU, reforça D’Ippolito. “Após aprovação em uma das duas opções de curso, muitas pessoas acham que devem realizar os próximos passos, como matrícula por exemplo, ainda na plataforma do SISU. Na verdade, a partir do momento em que você é aprovado, tanto na chamada regular como pela lista de espera, todo o processo agora acontece diretamente entre você e a instituição para a qual foi selecionado. Fique de olho nos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio: isso é tarefa sua!”, completa.

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