Destaque
Especialista traz orientações para um bom desempenho nos vestibulares de meio de ano
Organizar o plano de estudos, pesquisar informações sobre as provas anteriores e preparar
o emocional são algumas dicas importantes para o estudante conquistar a aprovação

A partir do segundo semestre do ano, algumas universidades começam a oferecer seus processos seletivos para os vestibulares de meio de ano. Geralmente aplicados entre junho e julho, esses exames chegam como mais uma oportunidade, dentro do ano letivo, para o estudante tentar conquistar a tão sonhada vaga em uma instituição.
É importante lembrar que, assim como acontece durante o período de estudos para o vestibular tradicional, a preparação para os exames de meio de ano também exige organização, foco e dedicação por parte do vestibulando. Quem pensa que essas provas são mais fáceis, se engana. Elas não apresentam grandes diferenças em relação aos demais vestibulares; os temas abordados são referentes ao conteúdo de todo ano letivo; e, em algumas universidades, o número de vagas disponíveis pode ser menor.
“Não é uma preparação fácil, e o estudante precisa se dedicar bastante, já que o tempo envolvido para os estudos é menor”, explica Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos. “O vestibulando vai precisar abordar assuntos que, muitas vezes, não tratou ainda em sala de aula ou com os quais não tem contato há algum tempo. Por isso, é importante que ele adapte o seu plano de estudos, aumentando a carga horária para resgatar certos temas e agregar conteúdo, continue participando das aulas, e se prepare, por meio de simulados e provas anteriores da instituição escolhida, para conseguir responder ao que vai ser cobrado no vestibular”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Márcio Guedes traz ainda outras dicas e orientações para auxiliar os candidatos:
Organize-se racional e emocionalmente! Seja organizado, pensando no plano A (o vestibular de final de ano) e no plano B (o vestibular de meio de ano), para os estudos e os exames. Tenha uma organização racional e emocional para não achar que o primeiro semestre “foi perdido” e se desestimular, caso não passe.
Monte um plano de estudos flexível! Quando não entramos em contato com certos assuntos, os esquecemos. Por isso, é importante tratar a preparação para a prova de forma estratégica e organizada, sempre observando o que costuma ser pedido nas provas (anteriores) da instituição para a qual vai prestar. Caso perceba que não está bem em alguma matéria, use a informação como feedback para melhorar nesse ponto.
Avalie a estatística ou “aposta racional” da prova! Ou seja, verifique a frequência daquele assunto na prova, nos últimos anos. Assim, é possível jogar esforço nas matérias adequadas — e não apenas naquelas em que não está tão bem. A estatística é a única informação disponível e os vestibulares tendem a seguir um padrão.
Não se cobre tanto! O resultado negativo nesses exames é normal, já que são poucas vagas e o tempo de preparação para a prova é menor. É um processo complexo, uma vez que é preciso resgatar o conteúdo de meses em semanas — e isso é audacioso. Não fique pessimista.
Não crie rótulos! Mesmo que resolva prestar a prova apenas como forma de vivenciar o ambiente, a relação com o relógio, a postura na hora da prova, entre outras questões, não se cobre se não for aprovado. Não crie rótulos, seja qual for o resultado, para não desistir do vestibular de final de ano.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ
A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.
A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780
O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.
O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail.
O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UEL adianta abertura das inscrições do Vestibular 2026
A Cops adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026, que será realizado em fase única nos dias 26 e 27 de outubro.
Serão oferecidas 3.180 vagas, distribuídas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.
As inscrições custam R$ 181,00 e poderão ser feitas até o próximo dia 14 de agosto, pelo site da Cops (www.cops.uel.br).
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No primeiro dia de avaliação (26/10), todos os candidatos inscritos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação, com 60 questões objetivas e uma proposta de redação, com cinco horas de duração.
Já no segundo dia (27/10), será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos, com nove questões discursivas, com três horas de duração. A avaliação será realizada apenas por candidatos inscritos nos cursos de: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
E em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), apenas para candidatos inscritos nos cursos de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
Peso das provas
Além da nova configuração para aplicação das avaliações, o peso das provas na nota total mudará de acordo com o quadro de vagas e inscrições do Vestibular UEL. Para candidatos inscritos em cursos que terão prova somente no primeiro dia, a Prova de Conhecimentos Gerais valerá 60% e a Prova de Redação 40% da nota total.
Já para os candidatos inscritos nos 12 cursos que farão os dois dias de avaliação, a Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva) valerá 30%, a Prova de Redação 30% e a Prova de Conhecimentos Específicos (discursiva) valerá 40% da nota total. Em ambos os casos, o candidato não poderá zerar a redação.
Quadro de vagas e sistema de cotas
Do total de 3180 vagas ofertadas pelo processo seletivo, a instituição mantém a reserva de 10% para ingresso via Vestibular UEL para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.
Seguindo as normas da Resolução CU 031/2024, 20% do total de vagas continuam destinadas ao sistema Aprova Paraná Universidades, que utiliza o resultado obtido por candidatos na avaliação Prova Paraná Mais. Deste percentual, 10% serão reservadas para escolas públicas e 10% reservadas para autodeclarantes negros de escolas públicas.
Fonte: O Perobal – UEL