Siga-nos!

Dicas de Preparação

Estudando com música

Saiba como otimizar tempo e recursos como a música, por exemplo, durante os estudos para o vestibular

Publicado

em

Saiba como otimizar tempo e recursos como a música, por exemplo, durante os estudos para o vestibular

10/07/2008

Muitos vestibulandos gostam de estudar ouvindo música. Costumam ouvir rock ou música pop enquanto estudam. Ocorre que este tipo de música é ótimo para diversão, mas não é apropriada para a concentração, diz a advogada e palestrante sobre dicas de concursos, Cecília Cavazani.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Estudar ouvindo rock, musica pop, samba, tecno, funk etc. ocasiona uma desordem na freqüência cerebral. Imagine, é como ouvir diversas rádios e não distinguir que música toca em cada estação. Para um estudo mais eficiente e para uma melhor absorção dos conhecimentos, o estudante precisa desobstruir seus comprimentos de onda.

“Nosso cérebro parece ser uma esponja para a música. Absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”, explica Cecília.

Lozanov, médico e educador búlgaro, descobriu que qualquer pessoa, em um estado mental denominado por ele “estado de vigília relaxada”, aprende com mais facilidade em um espaço de tempo reduzido.

O estado de vigília relaxado é alcançado quando o nosso cérebro entra em “alfa”, o que não tem nada a ver com misticismo ou com o sobrenatural. O estado alfa é quando o cérebro opera na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo.

Lozanov verificou que, ao ouvir música barroca, a freqüência mental de seus alunos era reduzida e entrava em “alfa”. O resultado percebido foi que seus alunos tiveram uma melhora altamente significativa na percepção, processamento, memorização e recuperação das informações transmitidas.

Agora, sabendo que o cérebro em estado “alfa” está livre de estresse e trabalha de forma mais concentrada e afinada com o restante do nosso corpo, catalisando o processo de aprendizagem, você pode aprimorar a sua forma de estudar, introduzindo música clássica em seu ambiente de estudos.

As músicas mais apropriadas são: Corelli, Concerti Grossi, Op. 6, nº 2,8,5,9; Handel, A Música Aquática; J.S. Bach, Fantasia em Sol maior, Fantasia em Dó menor e Trio em Ré menor; Variações Canônicas e Toccata; Johann Pachelbel, Cânone em Ré; Vivaldi, Cinco Concertos para Flauta e Orquestra de Câmera.

“Ouça as músicas enquanto estiver estudando, coloque-as em um volume quase imperceptível. O som entrará em seu cérebro como se fizesse parte de você e seu aprendizado fluirá melhor”, completa a palestrante.

Cecília Cavazani também dá dicas de como aproveitar ao máximo os estudos para o vestibular:

Metas:

Escrever uma meta é mais do que traçar objetivos. Criar metas serve para potencializar e direcionar nossa energia, ajuda a otimizar o nosso tempo, e, acima de tudo, a estabelecer prioridades.

Organização dos estudos:

Organizar os estudos, ou seja, criar um plano de estudos ajuda o candidato visualizar que matérias precisam de mais estudo e auxiliá-lo a cumprir o horário estabelecido para cada disciplina. Fazer um plano de estudos vai, principalmente, gerar energia e comprometimento com suas metas e o vestibulando passará a pensar em seus estudos e na sua aprovação no concurso não como uma obrigação, mas como um desafio.

Ambiente de estudo:

Introduzir no ambiente de aprendizado elementos motivadores do estudo, como frases, fotografias e objetos que lembrem constantemente o estudante do motivo pelo qual está ali sentado estudando, são essenciais para o candidato manter o foco.

Como aproveitar melhor o curso preparatório para o concurso:

Se estiver fazendo cursinho, durante a aula, afaste os bloqueios materiais de desatenção: sente-se próximo ao professor, quanto mais distante fisicamente você estiver do professor, menos informação irá receber em virtude das confusões visuais e auditivas que invariavelmente ocorrem

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Saiba como estruturar uma redação para o vestibular e Enem

Estruturar uma redação de forma eficiente é fundamental para garantir um bom desempenho nos vestibulares e no Enem.

Publicado

em

por

Enem, redação, prova, vestibular, enem, tema de redação do Enem

Estruturar uma redação para o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma eficiente é fundamental para garantir um bom desempenho. Aqui estão algumas dicas para uma estrutura sólida e coerente:

Dicas para Estruturar Sua Redação no Vestibular e Enem

Introdução

  • Comece com uma frase impactante.
  • Apresente o tema e o contexto.
  • Finalize com sua tese.

Desenvolvimento

  • 1º Parágrafo: Apresente o primeiro argumento com evidências e análise.
  • 2º Parágrafo: Introduza o segundo ponto com novos exemplos e análise.
  • 3º Parágrafo: Aborde um terceiro aspecto ou contraponto.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Conclusão

  • Resuma os argumentos.
  • Reforce sua tese.
  • Conclua com uma reflexão ou frase marcante.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Como ser aprovado no vestibular em 2024?

Separamos neste post algumas estratégias que podem aumentar suas chances de aprovação no vestibular em 2024.

Publicado

em

por

Como ser aprovado no vestibular em 2024?

Não existe fórmula mágica para conseguir uma vaga no vestibular. O que funcionou antes, segue valendo para 2024.

Como ser aprovado no vestibular em 2024?

Separamos neste post algumas estratégias que podem aumentar suas chances de aprovação:

Organize-se: Crie um plano de estudo detalhado, dividindo o conteúdo em pequenas partes e estabelecendo metas realistas de estudo diário e semanal.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Conheça o vestibular: Entenda o formato do vestibular que você vai prestar, quais são as matérias cobradas (as informações estão no edital), o estilo das questões e o peso de cada uma delas.

Faça simulados: Pratique resolvendo provas anteriores do vestibular que você vai prestar. Isso ajuda a familiarizar-se com o formato da prova e a gerenciar seu tempo.

Mantenha-se saudável: Cuide da sua saúde física e mental durante o período de estudo, praticando exercícios físicos, alimentando-se bem e reservando tempo para o lazer e o descanso.

Persista e seja consistente: A preparação para o vestibular exige tempo e esforço contínuos. Mantenha-se motivado e persista, mesmo diante dos desafios.

Fique atualizado: Esteja atento às informações sobre o vestibular, como datas de inscrição, mudanças no formato da prova e outros detalhes relevantes.

Conte com o sejabixo! nessa jornada de preparação!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo