Destaque
Há idade certa para estudar? Professor da UniFECAF fala sobre etarismo
O etarismo, conjunto de práticas discriminatórias contra os mais velhos, ganhou o horário nobre nos últimos dias.
O etarismo, conjunto de práticas discriminatórias contra os mais velhos, ganhou o horário nobre nos últimos dias. Primeiro, três universitárias do interior de São Paulo gravaram um vídeo dizendo que a colega de sala deveria ser “desmatriculada” por ter mais de 40 anos. O caso teve repercussão e as jovens alunas decidiram, elas mesmas, deixar o curso.
Mas, existem formas de evitar que o preconceito impeça quem já viveu mais realize sonhos como uma universidade? “A graduação é sonho de muitas pessoas, que depois de conquistar certa estabilidade, conseguem voltar aos estudos e realizar. Como professor, aprendo muito com meus alunos com mais de 40 anos, pois eles trazem uma bagagem cultural e uma vivência do mercado de trabalho que é muito distante dos alunos mais jovens”, conta o professor de Empreendedorismo e Diretor de Inovação da UniFECAF, Pedro Debiazi.
Debiazi explica que as turmas dentro do ensino superior têm sido cada vez mais heterogêneas, ou seja, reunindo pessoas com perfis sociais diferentes. “É uma miscelânea de culturas, identidades e faixas etárias. Essa mistura enriquece muito as discussões em sala de aula, estimulando reflexões importantes para a transformação da nossa sociedade”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O professor lamenta os casos de etarismo e explica como o ambiente escolar pode facilitar a inclusão de pessoas de todas as idades. “Na UniFECAF ao trabalhar com soft skills, por exemplo, os alunos mais velhos têm sempre boas experiências para compartilhar, possibilitando a contextualização daquele conteúdo para os mais jovens”, observa Debiazi sobre a oportunidade proporcionada pelo intercâmbio geracional em sala de aula.
Por fim, o diretor da UniFECAF manda um recado para quem já batalhou para construir a vida e agora quer estudar. “Diria para esse estudante ou para essa estudante nunca desistir do seu sonho, porque não existe idade certa para começar algo. Basta sonhar, acreditar e realizar!”, completa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas vão até 21 de outubro
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas, até o dia 21 de outubro, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular da Fuvest segue com inscrições abertas até 8 de outubro
A 1ª fase do vestibular 2025 da Fuvest está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
As inscrições para o Vestibular FUVEST 2025 estão abertas. Os candidatos poderão escolher entre mais de 180 cursos da Universidade de São Paulo (USP), divididos em três áreas do conhecimento, ciências biológicas, exatas e humanas, e distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do estado de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo).
VESTIBULAR FUVEST 2025
Este ano, a FUVEST oferecerá 8.147 vagas para ingresso na USP, sendo 4.888 vagas para ampla concorrência, 2.053 vagas para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 vagas para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda, e indígenas.
As inscrições para o Concurso Vestibular FUVEST 2025 estarão abertas até o dia 8 de outubro. A taxa de inscrição tem valor total de R$ 211,00.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A 1ª fase do exame está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
Calendário vestibular Fuvest 2025
- Inscrições Fuvest 2025: 19/08 a 08/10/2024
- Data final para pagamento da taxa de inscrição: 08/10/2024
- 1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024
- 2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024
- Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 10/01/2025, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da FUVEST: 24/01/2025
Para mais informações, acesse o site.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular Uerj 2025 terminam nesta quarta-feira (2/10)
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) encerra, nesta quarta-feira (2/10), o período de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2025, que será realizado no dia 1º de dezembro.
Vestibular Uerj 2025
Os interessados podem se inscrever na página vestibular.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga até o dia 3 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores, que fizeram inscrição e não faltaram à prova, estão dispensados do pagamento.
Poderão participar os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação da primeira fase (candidatos que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%). Aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio estão concorrendo às vagas. Já os que ainda não chegaram ao 3º ano podem fazer o Exame Discursivo normalmente, porém, ainda que obtenham aprovação, não poderão se matricular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
Quem optar pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas deve declarar sua condição de carência socioeconômica e escolher um único grupo de cotas no requerimento de inscrição, além de enviar a documentação comprobatória via sistema.
Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), está prevista a disponibilização de acesso à internet para a realização da inscrição no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão João Lyra Filho do campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Segunda etapa do Vestibular Uerj
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
No Vestibular Uerj 2025, o tema da redação tem como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood, leitura imprescindível para este exame. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o texto recomendado é o romance “Caim”, de José Saramago.
A diretora do Dsea, Marcia Gonçalves, recomenda que os candidatos levem em consideração os exames dos anos anteriores, pois a prova deste ano não traz novidades ao que já vem sendo realizado. “Olhar as questões comentadas dos últimos exames cria uma familiaridade com o formato de questão e com a concepção de avaliação da banca”, orienta. Sobre os livros indicados, Marcia acrescenta que serão cobrados não somente conteúdos, mas também competências de leitura, conforme o que já vem sendo feito desde 2018.