Destaque
Vai prestar o vestibular de meio de ano? Confira 5 dicas para um bom desempenho
Coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso oferece orientações para o estudante preparar seu emocional, organizar os estudos e pesquisar informações relevantes

Os vestibulares de meio de ano estão chegando! Se o estudante fez a prova de final de ano e não passou, ou se o curso escolhido está na lista das universidades que oferecem a modalidade no processo seletivo, essa é uma oportunidade extra para a conquista da tão sonhada aprovação.
Em geral, as provas não apresentam diferenças consideráveis em relação aos vestibulares tradicionais, exceto pelo prazo de aplicação, que geralmente acontece entre junho e julho. E se você pensa que o conteúdo é mais fácil e a concorrência, menor, não se engane! Os temas abordados são referentes a todo o ano letivo e, em algumas universidades, o número de vagas disponíveis pode ser menor. Então, o bom desempenho e o foco total nos estudos são indispensáveis para garantir a sua vaga.
Vestibular de meio de ano – 5 dicas para um bom desempenho
A coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso de São Paulo, Maria Pereira, preparou 5 dicas para quem está considerando se inscrever na modalidade:
Esteja atento ao edital
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em alguns vestibulares, o peso de cada matéria varia de acordo com o curso desejado. Uma recomendação aos estudantes é que leiam atentamente o edital para obter essas informações, que influenciam não só na estratégia de estudos, mas também na estratégia de realização da prova. Afinal, se no dia for necessário decidir entre duas questões em função da dificuldade ou do tempo, o ideal é fazer a que possui um peso maior no processo seletivo do seu curso.
A leitura atenta do edital é muito importante para que o estudante se certifique de que não deixou de visitar algum conteúdo relevante.
Entenda que a jornada dupla pode ser necessária
As provas de meio de ano continuam exigindo o mesmo conteúdo das tradicionais. Então, se o estudante iniciou um cursinho em janeiro, por exemplo, precisará acelerar seus estudos para não deixar nenhum tópico de fora, sem deixar de lado o cronograma que está sendo ministrado pelos professores. É necessário fazer todas as atividades e leituras propostas e reservar de duas a três horas para focar em outros tópicos listados no edital da prova. Uma dica é aproveitar o apoio dos professores e plantonistas para sanar dúvidas e pedir reforço, se for preciso.
Invista em simulados e exercícios
Fazer simulados ajuda o aluno a entender qual a melhor estratégia de prova a seguir e a desenvolver maior capacidade de gerir o tempo para cada questão. Além disso, fazer exercícios é uma ótima forma de perceber o que está mais superficial e precisa ser ajustado antes do dia do exame, pois somente praticando é possível fixar o aprendizado. Um lembrete importante: é o momento de ser desafiado pelas questões! O estudante deve se concentrar nos conteúdos que tem mais dificuldade e que são mais recorrentes na prova que irá realizar.
Cuide do seu emocional
Com a proximidade dos vestibulares, é natural que a pressão do momento seja ainda maior. Conversar com os amigos e profissionais de Orientação Educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo momentos de lazer de forma regular. Os momentos de descontração devem estar presentes na sua vida.
Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para reduzir a ansiedade. Passe o dia ao lado das pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono.
Atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar os vestibulandos neste momento. Mesmo sem encontros presenciais, é possível participar de grupos on-line que auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração dos estudantes.
Pesquise possibilidades de financiamento e bolsas de estudos
Grande parte das universidades que oferecem vestibulares de meio de ano são particulares. Então, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para entender se existem oportunidades de financiamento, como o ProUni, por exemplo, e de bolsas de estudos que possam ser oferecidas pela instituição. Nesse sentido, é interessante ligar para a faculdade para obter mais informações, já que nem sempre estão disponíveis nos sites.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br