Siga-nos!

Destaque

Vai prestar o vestibular de meio de ano? Confira 5 dicas para um bom desempenho

Coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso oferece orientações para o estudante preparar seu emocional, organizar os estudos e pesquisar informações relevantes

Publicado

em

Vai prestar o vestibular de meio de ano? Confira 5 dicas para um bom desempenho

Os vestibulares de meio de ano estão chegando! Se o estudante fez a prova de final de ano e não passou, ou se o curso escolhido está na lista das universidades que oferecem a modalidade no processo seletivo, essa é uma oportunidade extra para a conquista da tão sonhada aprovação.

Em geral, as provas não apresentam diferenças consideráveis em relação aos vestibulares tradicionais, exceto pelo prazo de aplicação, que geralmente acontece entre junho e julho. E se você pensa que o conteúdo é mais fácil e a concorrência, menor, não se engane! Os temas abordados são referentes a todo o ano letivo e, em algumas universidades, o número de vagas disponíveis pode ser menor. Então, o bom desempenho e o foco total nos estudos são indispensáveis para garantir a sua vaga.

Vestibular de meio de ano – 5 dicas para um bom desempenho

A coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso de São Paulo, Maria Pereira, preparou 5 dicas para quem está considerando se inscrever na modalidade:

Esteja atento ao edital

Em alguns vestibulares, o peso de cada matéria varia de acordo com o curso desejado. Uma recomendação aos estudantes é que leiam atentamente o edital para obter essas informações, que influenciam não só na estratégia de estudos, mas também na estratégia de realização da prova. Afinal, se no dia for necessário decidir entre duas questões em função da dificuldade ou do tempo, o ideal é fazer a que possui um peso maior no processo seletivo do seu curso.

A leitura atenta do edital é muito importante para que o estudante se certifique de que não deixou de visitar algum conteúdo relevante.

Entenda que a jornada dupla pode ser necessária

As provas de meio de ano continuam exigindo o mesmo conteúdo das tradicionais. Então, se o estudante iniciou um cursinho em janeiro, por exemplo, precisará acelerar seus estudos para não deixar nenhum tópico de fora, sem deixar de lado o cronograma que está sendo ministrado pelos professores. É necessário fazer todas as atividades e leituras propostas e reservar de duas a três horas para focar em outros tópicos listados no edital da prova. Uma dica é aproveitar o apoio dos professores e plantonistas para sanar dúvidas e pedir reforço, se for preciso.

Invista em simulados e exercícios

Fazer simulados ajuda o aluno a entender qual a melhor estratégia de prova a seguir e a desenvolver maior capacidade de gerir o tempo para cada questão. Além disso, fazer exercícios é uma ótima forma de perceber o que está mais superficial e precisa ser ajustado antes do dia do exame, pois somente praticando é possível fixar o aprendizado. Um lembrete importante: é o momento de ser desafiado pelas questões! O estudante deve se concentrar nos conteúdos que tem mais dificuldade e que são mais recorrentes na prova que irá realizar.

Cuide do seu emocional

Com a proximidade dos vestibulares, é natural que a pressão do momento seja ainda maior. Conversar com os amigos e profissionais de Orientação Educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo momentos de lazer de forma regular. Os momentos de descontração devem estar presentes na sua vida.

Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para reduzir a ansiedade. Passe o dia ao lado das pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono.

Atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar os vestibulandos neste momento. Mesmo sem encontros presenciais, é possível participar de grupos on-line que auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração dos estudantes.

Pesquise possibilidades de financiamento e bolsas de estudos

Grande parte das universidades que oferecem vestibulares de meio de ano são particulares. Então, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para entender se existem oportunidades de financiamento, como o ProUni, por exemplo, e de bolsas de estudos que possam ser oferecidas pela instituição. Nesse sentido, é interessante ligar para a faculdade para obter mais informações, já que nem sempre estão disponíveis nos sites.

RECOMENDAMOS

Destaque

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Você sabe como é calculada a Nota de Corte do Sisu 2021/2?  Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base nela

Publicado

em

por

Nota de Corte do Sisu 2021/2 - Como é calculada?

No período de 3 a 6 de agosto de 2021 estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base na nota de corte. Veja neste post como a nota de corte do Sisu 2021/2 é calculada.

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Referência

No site do Sisu os interessados encontram algumas informações como a nota de corte de processos anteriores. Clique aqui para conferir!

Sobre o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade ESEG inscreve para o Vestibular de 31/7

O Vestibular da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h.

Publicado

em

por

Parceria da ESEG com instituições europeias permite a aluno realizar parte da graduação fora do Brasil

O processo seletivo da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h. As inscrições para o Vestibular ESEG devem ser feitas por meio do site da Instituição para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. A prova será realizada no campus Paraíso, próximo à estação de metrô.

O ingresso na ESEG também é possível via nota do Enem e através de prova digital (com realização em 30 ou 31 de julho).

A Faculdade é considerada a melhor faculdade de Engenharia de Produção na cidade de São Paulo pelo Enade de 2019, além de ter sido avaliada com nota máxima (5) no MEC para o curso de Direito. Esses conceitos foram adquiridos devido à infraestrutura da ESEG, com laboratórios de Inteligência Artificial (LIA) e Inovação Tecnológica (LITE). O apoio individualizado ao aluno desde a matrícula é outro diferencial da Instituição.

Formação continuada é visada pela ESEG, por isso, também oferece cursos de curta e média duração com mais de 20 opções nas áreas de Direito, Finanças, Gestão, Indústria Automobilística, Inteligência Artificial, Logística e Sustentabilidade. Para pós-graduação, oferta os cursos de Gestão de Finanças e Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Negócios, Gestão de Projetos e em Gestão de TI.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está localizada próxima à Avenida Paulista, com duas unidades próximas das estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960; e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br

Continue lendo

Destaque

Vale a pena começar a faculdade na pandemia?

Chegou o seu tão esperado momento de entrar na faculdade e… veio a pandemia. E agora? Vale a pena começar o curso mesmo assim?

Publicado

em

por

Vale a pena começar a faculdade na pandemia?

Chegou o seu tão esperado momento de entrar na faculdade e… veio a pandemia. E agora?

Os estudantes mais afetados são aqueles que optam pela modalidade de estudo presencial.

Afinal, fica a dúvida: entro na faculdade neste semestre, mesmo com aulas remotas? Ou espero o próximo semestre e vou direto para o presencial?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que já estamos há um ano com a pandemia. Ou seja, neste tempo as faculdades já conseguiram evoluir muito na adaptação das aulas presenciais para remotas. Não é mais algo repentino como aconteceu no primeiro semestre de 2020.

Por isso, preparamos esse post para tirar todas as suas dúvidas e te deixar mais tranquilo(a) para tomar essa decisão. Vem conferir!

Matrículas

As matrículas da faculdade durante o período de pandemia estão sendo feitas 100% online. Ou seja, a faculdade diz quais documentos são necessários para a matrícula e você envia tudo pela plataforma da instituição, por um e-mail ou ainda para um atendente.

Aulas presenciais

Enquanto as aulas presenciais não podem acontecer devido ao distanciamento social, as aulas dessa modalidade de ensino passaram a ser remotas. Mas é igual ao EaD? Não! Diferente do EaD, as aulas remotas são ao vivo, no mesmo horário que você estaria presencialmente na faculdade. Alunos e professores entram em videoconferência e a aula segue normalmente, com explicações, espaço para tirar dúvidas e interatividade.

Valores

Essa parte não tem como não gostar: por conta da pandemia, os valores das faculdades estão bem mais acessíveis que o normal. Lembra daquela história que a gente via no início do ano passado, dos alunos negociando desconto com a faculdade? Pois é, quem começa a estudar agora nem precisa ter esse trabalho porque as próprias instituições de ensino já estão ofertando os cursos com valores menores para quem iniciar agora.

Por todos esses itens, a resposta é: SIM, vale a pena se matricular neste semestre!

Vale lembrar que tudo isso é o padrão da maioria das universidades, podendo haver uma ou outra exceção. O mais indicado para você tirar suas dúvidas é falar diretamente com um consultor educacional. Você pode chamar gratuitamente um dos consultores do Amigo Edu no WhatsApp que eles te passam todas as informações detalhadas da faculdade e do curso de seu interesse.

Além de tirarem suas dúvidas, eles conseguem te oferecer uma bolsa de estudo de até 80% para começar a estudar agora.

Então bora começar a estudar? Faculdade com ou sem pandemia é sempre um ótimo investimento para a sua vida!

RECOMENDAMOS

Continue lendo