Como é atribuída a nota de redação no Enem?

Como é atribuída a nota de redação no Enem?

A prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio é um grande bicho-papão. Separamos algumas informações sobre o processo de correção para que você possa se familiarizar com o formato e também saber como é atribuída a nota de redação no Enem.

Como é atribuída a nota de redação no Enem?

Antes de falar da nota, é importante que você entenda o que será cobrado. O exame exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Quais são as competências avaliadas?

Dois professores avaliarão 5 competências no seu texto. São elas:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como são atribuídas as notas?

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Quer ver mais dicas?

Veja aqui a Cartilha do Participante – Redação no Enem.

Confira aqui outras informações sobre o Enem 2020.