Siga-nos!

Destaque

Reta final para ENEM 2020 exige cuidados com o emocional

Na reta final é bom focar em cuidados como o fortalecimento da inteligência emocional, para não deixar que o nervosismo atrapalhe

Publicado

em

Reta final para ENEM 2020 exige cuidados com o emocional

Por causa da pandemia, o Enem 2020 foi adiado e tem data marcada para 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. E com a proximidade das provas, cresce também a ansiedade dos candidatos, já que a ideia de que o Exame Nacional do Ensino Médio ou o vestibular vai definir o rumo de suas vidas– ou até mesmo adiar os planos por mais um ano – gera grande pressão e expectativa. O momento, então, nesta reta final, é de focar em cuidados como o fortalecimento da inteligência emocional, para não deixar que o nervosismo atrapalhe.

ENEM 2020 exige cuidados com o emocional

De acordo com Jaime Cavalcante, coordenador de tecnologias educacionais do Colégio CBV, se a mente dos estudantes de Ensino Médio, com toda a pressão da despedida do ambiente escolar e entrada no ensino superior, já exige cuidados em situações normais, neste ano, marcado por tantas mudanças e incertezas por causa da pandemia, isso se torna ainda mais necessário. “A ansiedade, quando não é cuidada, pode gerar prejuízos para os jovens, diminuir a concentração e a capacidade de raciocínio, além de aumentar a dificuldade de interpretação, impactando no resultado das provas”, completa.

Mas então, o que esses estudantes podem fazer para cuidar do emocional nesta reta final? O coordenador afirma que a própria disciplina é um caminho para driblar a ansiedade. “Quando sente que está fazendo a sua parte, o aluno, no geral, fica mais calmo. Por isso, é preciso estabelecer uma sistemática de estudo e cumpri-la, respeitando sua condição individual. Cada um tem seu tempo, sua forma de estudar. É preciso traçar a sua estratégia de estudo e colocar em prática. Quando consegue atingir esse objetivo, automaticamente ele se sentirá mais confiante”, explica.

A escola e a família também podem, e devem, ajudar neste processo de cuidado com o emocional. “O jovem deve ser incentivado a encontrar maneiras de relaxar, limpar a mente em alguns momentos. Isso é muito importante, inclusive, para que consiga absorver as informações quando está estudando”, ressalta Jaime, reforçando que são várias as alternativas de relaxamento possíveis, a depender do perfil da pessoa.

“Pode ser a prática de alguma atividade física, meditação, leitura por diversão, etc. São várias as ferramentas que podem ser buscadas para limpar a mente e renovar o fôlego para administrar os estudos”, completa. O segredo está em entender que o relaxamento não tem a ver com descaso. “Não é desprezar os estudos ou ter momentos de irresponsabilidade. É cuidar da mente para ter um desempenho melhor no futuro”, diz.

É o que tem feito o estudante do 3º ano do CBV, Fábio Unizzi. Para ele, nesta reta final, o mais importante é equilibrar as horas de estudo com as sono e de lazer, para manter a cabeça funcionando bem e a ansiedade sob controle, mesmo com a pressão das provas cada vez mais próximas. “Tenho feito revisões e prática de exercícios nas minhas horas de estudo e procuro sempre fazer um exercício leve durante a manhã, pode ser corrida ou andar de bicicleta. Também tenho visto filmes, documentários e séries indicadas pelos professores, pois é uma forma mais leve de estudar”, conta.

LIV – A pandemia exigiu que estudantes e escolas se adaptassem a novos formatos de ensino e aprendizagem, nunca antes vividos. Segundo Jaime, foi preciso inovar dentro desta nova sistemática de aulas virtuais e, posteriormente, híbridas para não piorar a saturação que já é normal para os alunos do Ensino Médico e que chegam ao terceiro ano em um ritmo intenso de estudos.

“Entendendo a importância, ainda maior, do cuidado com o emocional durante a pandemia, no CBV, nós adaptamos não só o formato de aulas das disciplinas convencionais, mas também os encontros do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, que seguiram acontecendo de forma remota, como um espaço para que os alunos conseguissem expressar seus anseios, lutos, medos e dúvidas”, explica Jaime.

De acordo com o coordenador, nas aulas do LIV o estudante é conduzido a abraçar as suas questões emocionais e a entender que não pode mudar o que sente, mas que pode aprender o que fazer com seus sentimentos, o que faz toda a diferença na hora de transformar a ansiedade em confiança.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular FIAP 2022 está com inscrições abertas

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Destaque

8 dicas para a segunda prova do Enem 2021

De acordo com especialistas do SAS Plataforma de Educação, é muito importante que os candidatos não desistam e façam o teste neste domingo.

Publicado

em

por

8 dicas para a segunda prova do Enem 2021

Neste domingo (28) será aplicada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A partir das 13h, os candidatos resolvem questões de Ciências da Natureza e Matemática. Contudo, ansiedade e dúvidas quanto ao bom desempenho no primeiro dia podem fazer com que alguns jovens desistam da segunda etapa.

De acordo com especialistas do SAS Plataforma de Educação, é muito importante que os candidatos não desistam e façam o teste neste domingo. “Agora é importante esquecer a prova do domingo passado e focar no segundo dia como se o primeiro dia não tivesse existido”, recomenda Idelfranio Moreira, gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS.

Para ajudar nos últimos dias de preparação e apoiar a elaboração de uma estratégia para o dia da prova, Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, lista 8 dicas importantes para a reta final:

– Não tentar aprender conteúdos novos nos últimos dias antes da prova. Isso pode gerar mais ansiedade!

– Revisar as provas dos anos anteriores para saber como as questões são apresentadas. É hora de reforçar o que já se sabe;

– Focar nos temas mais recorrentes, como: juros, regra de três, proporção, elementos de geometria e, na parte de biologia, meio ambiente, biotecnologia e citologia podem estar presentes;

– Ler o enunciado antes do texto principal . Assim, o candidato faz a leitura dos textos de forma mais objetiva;

– Começar pela prova de Matemática, quando a mente está mais descansada, pois ela gera o maior número de pontos ao candidato, ou alternar entre as áreas de conhecimento;

– Resolver primeiro as questões que considerar mais fáceis;

– Normalmente, recomenda-se 3 minutos de resolução por questão. Ou seja, é preciso resolver de 17 a 23 questões por hora. Observar a passagem das horas feita pelo fiscal de sala com atenção, para se organizar;

– Nunca deixar questões em branco. Em último caso, chutar uma resposta. Assim, há mais chances de pontuar algo.

Após a aplicação da prova, o SAS Plataforma de Educação realiza a cobertura ao vivo e aberta do segundo dia de provas no canal do SAS no YouTube. Com apresentação do maior Edutuber do Brasil, professor Noslen Borges, especialistas e professores do SAS irão resolver as principais questões, tirar dúvidas dos alunos através de interação no palco, com as dúvidas do chat.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular para o 1º semestre de 2022 na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa realizará a prova presencial do Vestibular para o 1º semestre de 2022 no dia 4 de dezembro, às 13h

Publicado

em

por

Vestibular para o 1º semestre de 2022 na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa realizará a prova presencial para o 1º semestre de 2022 no dia 4 de dezembro, às 13h, para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Vestibular ESEG 2022 – 1º Semestre

O candidato deve fazer a inscrição pelo site da Faculdade e comparecer ao campus Paraíso (Rua Apeninos, 960).

Além do vestibular presencial, também é possível ingressar na graduação da ESEG por meio das provas digitais – datas disponíveis no site da Faculdade – e com a nota do Enem – mínimo 450 pontos. As três formas de entrada possuem oportunidade de conquistar bolsa de estudo de acordo com a nota obtida. Transferência e segunda graduação também são opções para matrícula.

A ESEG foi avaliada com nota máxima (5) no MEC para o curso de Direito e considerada a melhor faculdade de Engenharia de Produção da cidade de São Paulo pelo Enade 2019. Conceitos adquiridos por conta de sua matriz curricular e infraestrutura completa e atualizada da Instituição, composta por laboratórios de Inteligência Artificial (LIA) e Inovação Tecnológica (LITE).

Para criar trilhas customizadas, os alunos têm a oportunidade de participar de Núcleos de Pesquisas interdisciplinares com foco em Criatividade Aplicada; Economia e Finanças; Empreendedorismo; Inteligência Artificial e Robótica; Logística; e Sustentabilidade. Dessa forma, podem aprimorar ou obter conhecimentos diferentes dos adquiridos em sala de aula. Além disso, existe a possibilidade de conviver com alunos de outros cursos e ter uma vivência de equipe multidisciplinar ainda na faculdade.

Oferecido desde sua matrícula de forma individualizada, o apoio ao aluno busca que os estudantes possam se desenvolver no âmbito acadêmico, pessoal e profissional. Esse acolhimento ocorre por meio de atividades e orientação dos professores e equipe psicopedagoga, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto seus pontos fortes e a melhorar.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está localizada próxima à Avenida Paulista, com duas unidades: na Rua Apeninos, 960 (estação Paraíso) e na Rua Vergueiro, 1951 (estação Ana Rosa).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Prova presencial
04/12, às 13h – Inscrições até as 14h de 03/12
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições até as 23h59 de 24/11
27/11, às 9h – Inscrições até as 14h de 26/11

Taxas
Vestibular: R$ 45,00
Enem: isento

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo