Siga-nos!

Guia de Faculdades

USP – Universidade de São Paulo

É a maior universidade pública brasileira

Publicado

em

Saiba mais sobre a USP – Universidade de São Paulo:

HISTÓRICO

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das quatro universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país, da Ibero-América, do mundo lusófono e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

CAMPI

São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O campus principal em São Paulo é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 metros quadrados.

Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na oitava segunda posição mundial entre as 3 290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas. No ano de 2018, de acordo com o University Ranking by Academic Performance (URAP), a USP continua sendo a melhor universidade iberoamericana e está colocada na trigésima sexta posição no mundo. Em 2015 a USP foi apontada como a primeira universidade da América Latina.

A THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento, em 2015.
Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

Conheça os campi e cursos oferecidos em https://www5.usp.br/institucional/a-usp/

CURSOS

Sua graduação é formada por 246 cursos de graduação, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos.

Conheça os cursos de graduação oferecidos pela USP em https://www5.usp.br/ensino/graduacao/

Destaque

Unicamp libera locais de prova da 2ª Fase do Vestibular 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP (Comvest) liberou os os locais de prova da segunda fase do Vestibular Unicamp 2022.

Publicado

em

por

gabarito oficial 1ª fase do Vestibular Unicamp 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP (Comvest) liberou os os locais de prova da segunda fase do Vestibular Unicamp 2022.

A consulta pode ser feita individualmente pelos candidatos, neste link.

A Comvest disponibilizou, também, as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. As notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase também já estão disponíveis para consulta.

Este ano, 58.425 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada no dia 7 de novembro. No ingresso pelo Vestibular Unicamp 2022, são oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Segunda fase

A segunda fase será realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.

– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:

– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

 

Continue lendo

Guia de Faculdades

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A UERJ possui campi em 7 cidades do estado

Publicado

em

por

Vestibular UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Saiba mais sobre a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

HISTÓRIA

Criada em 1950 a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), assim chamada a partir de 1975, cresceu, incorporando e criando novas unidades com o passar dos anos.

Atualmente, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina.

CAMPI

A UERJ possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, temos: a FFP (São Gonçalo) e a FEBF (Duque de Caxias). Os outros campi estão em Petrópolis, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, além de representações específicas nos bairros de Botafogo, Lapa, São Cristóvão, Rio Comprido, São Francisco Xavier e Vila Isabel (todos na capital).

CURSOS

Clique aqui e conheça os cursos de graduação oferecidos pela UERJ.

Continue lendo

Guia de Faculdades

UEPA – Universidade Estadual do Pará

A UEPA desenvolve suas atividades em 25 campi localizados em Belém

Publicado

em

por

O Prosel Uepa reforça a presença de cursos da universidade em 16 municípios, sendo 1.532 vagas ofertadas na capital e 2.084 vagas no interior.

Saiba mais sobre a UEPA – Universidade Estadual do Pará:

HISTÓRIA

A UEPA – Universidade Estadual do Pará, criada em 18 de Maio de 1993, foi autorizada a funcionar em 4 de abril de 1994.

CAMPI

A UEPA desenvolve suas atividades em 25 campi localizados em Belém, capital do Estado do Pará e em cidades do interior do Estado.

Conheça mais detalhes dos campi em https://www.uepa.br/pt-br/pagina/centros-e-campi

CURSOS

Conheça os cursos de graduação oferecidos pela UEPA em https://www.uepa.br/pt-br/pagina/cursos

Continue lendo