USP – Universidade de São Paulo

Saiba mais sobre a USP – Universidade de São Paulo:

HISTÓRICO

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das quatro universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país, da Ibero-América, do mundo lusófono e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

CAMPI

São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O campus principal em São Paulo é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 metros quadrados.

Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na oitava segunda posição mundial entre as 3 290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas. No ano de 2018, de acordo com o University Ranking by Academic Performance (URAP), a USP continua sendo a melhor universidade iberoamericana e está colocada na trigésima sexta posição no mundo. Em 2015 a USP foi apontada como a primeira universidade da América Latina.

A THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento, em 2015.
Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

Conheça os campi e cursos oferecidos em https://www5.usp.br/institucional/a-usp/

CURSOS

Sua graduação é formada por 246 cursos de graduação, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos.

Conheça os cursos de graduação oferecidos pela USP em https://www5.usp.br/ensino/graduacao/

Tags:,