Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica reúne conhecimentos específicos da Mecânica e da Eletrônica aliados à computação voltados, principalmente, para os processos de automação industrial e robótica. É o mesmo que Engenharia de Automação e Sistemas.

Engenharia Mecatrônica

Sobre a profissão

O Engenheiro Mecatrônico trabalha nas diferentes áreas da Engenharia Mecânica onde se aplicam tecnologias específicas de automação industrial. Ele projeta, opera e faz manutenção aos equipamentos utilizados no processo de automação, como os robôs industriais e as linhas de produção automatizadas. Programa máquinas, cria peças mecânicas e planeja o emprego de computadores na Engenharia. Controla o processo produtivo e cria programas de computador que possam ser utilizados para analisar e controlar a manufatura e a produção da empresa, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade do produto. Pode, ainda, coordenar equipes de Engenheiros Mecânicos e Eletricistas na realização de projetos.

Conhecimento multidisciplinar (eletrônica e mecânica), busca da redução do preço do produto e do aumento da produtividade são fatores que contribuem para a crescente demanda do profissional de engenharia Mecatrônica. Durante o curso de Engenharia Mecânica da USP/São Carlos, o aluno pode optar por ênfases curriculares que oferecem uma maior especialização em Mecatrônica. Raciocínio abstrato, aptidão numérica e mecânica, interesse por atividades científicas e numéricas são os requisitos da profissão.

Campos de atuação

Indústrias com algum tipo de automação na linha de produção, como Automobilística, Eletroeletrônica, Eletroquímica, Metalúrgica, Têxtil, Cerâmica, Empresas de Informática, Parques de Alta Tecnologia.

Especializações

Mecânica, Robótica, CIM, CADICAM, Agro Indústria, Instrumentação industrial.

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Leave a Reply