Letras

O Brasil ainda não se deu conta da importância do professor. Mas a satisfação de ensinar uma criança a ler recompensa os baixos salários. Poucas profissões têm um retorno afetivo tão imediato como o Magistério.

Letras

Sobre a profissão

A pluralidade de idiomas falados no mundo, as exigências da comunicação e dos veículos de cultura e as expressões artístico-literárias dimensionam o valor e a responsabilidade do profissional desta área.

O profissional de letras estuda, pesquisa e ensina língua portuguesa e estrangeira, a literatura e a cultura de diferentes países. Em geral, especializa-se no ensino de uma língua moderna, como inglês, francês e alemão, ou no ensino de uma língua clássica, como latim e grego. Para poder lecionar é preciso fazer o curso de Licenciatura. O professor com diploma em Licenciatura Curta pode ensinar apenas no 1º grau – duração de um ano e meio – e o formado em Licenciatura Plena pode dar aulas até o 2º grau – duração de três anos. O professor que quiser dar aulas para o 3º grau precisa continuar os estudos após a faculdade. Só quem tem pós-graduação pode dar aulas em faculdade.

Raciocínio abstrato, aptidão verbal, bom uso da linguagem, facilidade para transmitir idéias, capacidade de argumentação e reflexão, interesses por questões sociais e por atividades literárias, criatividade, clareza, objetividade, desembaraço, gosto pela leitura, facilidade para aprender línguas são requisitos da profissão.

Especializações

Tradução, Ensino, Pesquisa, Filologia, Lingüística, Literatura, Gramática, Revisão de textos)

Campos de Atuação

Escolas de 1º e 2º graus, Faculdades, Cursinhos, jornais, Revistas, Secretarias de Cultura, Agências de Publicidade, Editoras, Empresas Nacionais e Internacionais

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Recomendamos:

Leave a Reply