Siga-nos!

Profissões

Matemática Aplicada

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos.

Publicado

em

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos. Os reflexos dessa política no mercado de trabalho são evidentes – aumenta a cada dia a demanda por profissionais com conhecimentos mais amplos e integrados de matemática, estatística, probabilidade e computação.

Matemática Aplicada

Sobre a profissão

Essa constatação é um fato em paises mais desenvolvidos e já está influenciando vários currículos, tanto de pós-graduação quanto de graduação. Como exemplo, o relatório preparado pela Sociedade Americana de Matemática Industrial Aplicada conclui que os setores comerciais, industriais, governamentais e financeiros não são apenas férteis para aplicações de matemática, mas também constituem mercado de trabalho para matemáticos altamente treinados. Ainda, de acordo com o relatório, matemáticos têm papel importante no tratamento de problemas reais, incluindo áreas como processamento de materiais, diagnósticos médicos, desenvolvimento de produtos financeiros, gerenciamento de redes de computadores, previsão de tempo, entre outras. Entretanto, ressalta que, nesses setores, o que se procura não é, em geral, o “matemático” como tal, mas sim, um profissional qualificado pelo seu conhecimento de métodos e técnicas para integrar equipes multidisciplinares na solução de problemas reais.

Esse novo curso será oferecido no período noturno (com um similar no diurno) – bacharelado em Matemática Aplicada, e tem como objetivo, além de formar um matemático em condições de seguir a carreira acadêmica, se assim o desejar, também preparar profissionais capazes de enfrentar novos desafios, dando-lhes uma formação sólida e direcionada para aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, o curso terá um núcleo básico de matemática, computação e estatística, comum a todos os alunos e um núcleo caracterizado pela habilitação escolhida dentre as modalidades de gestão, ciência e tecnologia. Essas habilitações serão oferecidas por outras Unidades da USP, caracterizando o curso como interdisciplinar compreendendo as seguintes habilitações: Ciências Biológicas (IB), Fisiologia e Biofísica (ICB), Saúde Animal (FMVZ), Estatística Econômica (FEA), Sistemas e Controle (Poli), Mecatrônica e Sistemas (Poli), Comunicação Científica (ECA) e Saúde Pública (FSP).

O curso está atraindo várias empresas que já se manifestaram interesse pelos formandos, fornecendo estágios, projetos de final de curso e prêmios aos alunos. Caso o estudante queira, poderá, também prosseguir na área acadêmica de outras unidades da USP, sendo um elo importante em pesquisas aplicadas, com habilidades interdisciplinares.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Profissões

Medicina

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Publicado

em

por

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Medicina

Sobre a profissão

O estudo das causas das enfermidades, a pesquisa dos meios para combate-las, a busca pela melhoria dos padrões de saúde da comunidade tornam o médico um profissional voltado à causa social que é a Saúde.

Através de exames, o médico pode prescrever ao paciente a medicação necessária ou submetê-lo a tratamentos mais intensos como as cirurgias.

O bom Médico não pára de estudar nunca. Vive em congressos, participa de pesquisas acadêmicas, escreve artigos científicos, faz cursos e leitura constante de revistas especializadas. Além do estudo e da especialização, é preciso ter o dom. Quem não tem mão, deve ficar longe dos bisturis. Quem acha que os exames resolvem tudo, talvez precise fazer um curso complementar de Psicologia, já que o bom Médico sabe interpretar o que ouve. Uma boa conversa pode valer mais do que um punhado de exames – de cada 10 diagnósticos, 08 podem ser resolvidos durante uma entrevista bem feita coisa que os recém formados só irão aprender com o tempo, pois o tempo faz o bom médico. Atualmente, com o aumento da expectativa devida, cresce a procura pelas especialidades relacionadas à velhice: Geriatria, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia. Outras áreas em expansão são aquelas sob o domínio de alta tecnologia como Oftalmologia e alguns tipos de cirurgia.

O profissional desta área precisa ter perseverança, dedicação ao próximo, interesse pela melhoria dos padrões de saúde, presteza no trato para com os pacientes, habilidade manual e cirúrgica e sociabilidade acentuada.

Modalidades

Medicina do Trabalho (cuida de enfermidades próprias do ambiente de trabalho) Medicina Sanitária (trabalha em postos e Programas de Saúde junto ás populações de baixa renda), Medicina Legal, Medicina Esportiva, Medicina Preventiva e Bioengenharia.

Especializações

Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Nefrologia, Pediatria, Psiquiatria, Cardiologia, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Anatomia Patológica, Otorrino-Laririgologia, Endoscopia, Oftalmologia, Análises Clínicas, Radiologia (diagnóstico por imagem), Medicina Nuclear, Anestesia, Genética, Dermatologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Clínica Médica (Gastroenterologia, Proctologia, Neurologia, Geriatria, Oncologia, Endocrinologia)

Campos de atuação

Hospitais, Clínicas, Empresas Clubes, Escolas, Pesquisa.

Indicações

Continue lendo

Profissões

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Publicado

em

por

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Gestão Ambiental

Sobre a profissão

Muitas empresa, visando melhorar a competitividade pela busca da qualidade ambiental (através da certificação ISSO 14000 e do selo verde), procuram profissionais que, além de apresentar um bom desempenho nas atividades de administração, tenham conhecimentos que permitam gerenciar estudos sobre impactos ambientais e atender às responsabilidades sociais inerentes à moderna atividade empresarial.

Assim, tal profissional deve conhecer biologia, ecologia, sociologia, legislação ambiental, poluição, geoprocessamento, etc. atendendo essa demanda, o curso de Gestão Ambiental oferece uma formação que integra a função gerencial com as áreas da ciência ambiental. Na sua grade curricular, além das disciplinas básicas, há matérias de: economia, administração de recursos humanos, marketing, gestão turística, direito ambiental e também matérias relativas ao meio ambiente ( como: botânica, zoologia, ecologia, biodiversidade, geociência ambiental, controle de poluentes, tratamento de resíduos urbanos e agroindustriais e elaboração de relatórios de impactos ambientais).

Campo de atuação

O gestor ambiental poderá atuar como administrador no comércio, na indústria e em bancos, ou então exercer suas atividades em :

– departamentos de meio ambiente de empresas públicas ou particulares;

– prefeituras, ONGs, ou empresas hidroelétricas, petroquímicas ou de mineração, celulose ou de saneamento;

– consultorias

– estudos de impactos ambientais

– gestão de arques e reservas e

– recuperação de áreas degradadas

Atualmente, os profissionais que atuam na área de gestão ambiental são formados apenas através de cursos de especialização ou de pós graduação.

O curso de graduação em Gestão Ambiental será oferecido a partir do ano 2002, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, em Piracicaba, no período noturno.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Continue lendo

Profissões

Moda

Coordenadoria de moda, estilismo, gerência de produto, marketing, projetos, comercialização, são áreas de atuação do profissional de Moda.

Publicado

em

por

Roupas modernas, tecidos sofisticados, acessórios, sapatos, bolsas, esta é a rotina de um profissional de Moda, uma pessoa atenta, irrequieta e criativa que, além de talento, possui a capacidade de surpreender, principalmente porque existe uma estrutura industrial e comercial cobrando resultados, ou seja, uma criação original e vendável.

Moda

Sobre a profissão

Com sólidas noções de sociologia, história do vestuário, modelagem, desenho, marketing, tecnologia têxtil, o profissional desenha, orienta e acompanha a produção de tecidos, de peças de vestuário e de acessórios, desenvolve coleções, cria modelos, define linhas, estilos e tendências, escolhe o material a ser utilizado, seleciona cores e determina técnicas de confecção, faz composições gráficas para estamparias têxteis, decora vitrines e interiores de lojas.

A indústria da Moda está em expansão devido à fé e à dedicação dos empresários brasileiros no ramo, ao ciclo da moda que, a cada três meses, exige inovações no mercado, à indústria têxtil que implantou métodos de produção modernos e passou a exigir um elemento altamente habilitado, garantindo, então, boas oportunidades para os profissionais da área.

Aptidão artística, criatividade, gosto pela pesquisa, constante atualização, habilidade manual, sensibilidade, boa cultura geral são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Confecções, tecelagens, fiações, fábricas de sapatos, acessórios, jóias, bijuterias, lojas, magazines, revistas, TV, teatro, feiras, exposições, ateliê próprio, agências de publicidade, indústria química, de aviamento e de complementos de moda, empresas de produção artística, de decoração e de assessoria de moda, laboratórios têxteis, de criação e de informática.

Especializações

Coordenadoria de moda, estilismo, gerência de produto, marketing, projetos, comercialização, arquitetura promocional, design têxtil, fotografia da moda.

Indicações

Continue lendo