Simulado Online de Biologia – 30 – Vestibular Unifesp

Teste o seu conhecimento em biologia com as cinco novas questões retiradas do vestibular 2003 da Unifesp

Simulado de Biologia – Vestibular Unifesp

1- (Unifesp/2003) – A presença de material genético constituído por uma única molécula de DNA permite a rápida reprodução dos indivíduos. O desenvolvimento de formas de resistência garante a sobrevivência desses organismos, mesmo em condições muito adversas. As características citadas referem-se exclusivamente a

  1. bactérias.
  2. fungos.
  3. protozoários.
  4. bactérias e fungos.
  5. fungos e protozoários.

2- (Unifesp/2003) – Nos exames para teste de paternidade, o DNA, quando extraído do sangue, é obtido

  1. das hemácias e dos leucócitos, mas não do plasma.
  2. das hemácias, dos leucócitos e do plasma.
  3. das hemácias, o principal componente do sangue.
  4. dos leucócitos, principais células de defesa do sangue.
  5. dos leucócitos e das globulinas, mas não das hemácias.

3- (Unifesp/2003) – As sumaúmas, grandes árvores da floresta amazônica que atingem até 60 metros de altura, possuem 95% de sua massa seca (o “peso seco”) correspondente à matéria orgânica de seus tecidos. Toda essa matéria proveio basicamente de

  1. nutrientes e água do solo.
  2. nutrientes inorgânicos do solo e matéria orgânica decomposta.
  3. matéria orgânica de folhas decompostas no solo da mata.
  4. ar atmosférico e nutrientes do solo.
  5. ar atmosférico e água do solo.

4- (Unifesp/2003) – Considere o ciclo de vida e as características de uma tênia ou solitária (Taenia solium) e de uma lombriga (Ascaris lumbricoides), e assinale a alternativa correta.

  1. Como a tênia não possui trato digestório, sua cutícula é delgada, para permitir a passagem de água e de nutrientes.
  2. O controle da ascaridíase deve ser feito pela eliminação do hospedeiro intermediário e o da teníase, pela eliminação dos ovos com a ingestão de substâncias que acidifiquem o meio, pois esses ovos são destruídos por ácidos.
  3. Tanto os indivíduos adultos de lombriga quanto os de tênia têm baixa resistência a pHs alcalinos, por isso, uma forma de tratamento para ambas as doenças é a ingestão de remédios que tornem mais básico o pH do meio.
  4. Pela forma como se alimenta, a pressão osmótica interna de uma tênia deve ser mais baixa que a do meio que a circunda, ao passo que, numa lombriga, a presença da boca permite a tomada direta de alimentos.
  5. Tênias e lombrigas fazem respiração aeróbica e anaeróbica; porém, predomina a respiração aeróbica pela alta concentração de oxigênio do meio em que se encontram.

5- (Unifesp/2003) – Em gatos, existe uma síndrome caracterizada, entre outras manifestações, por suscetibilidade aumentada a infecções e tendência a sangramentos. Essa síndrome é mais freqüente em descendentes de casais aparentados e ocorre em machos e fêmeas em proporção relativamente igual. Ao fazer a genealogia de vários indivíduos, observou-se que a síndrome não se manifesta em algumas gerações e pode ocorrer em indivíduos que aparentemente têm pais normais. Com base nessas informações, pode-se dizer que o tipo de herança responsável por essa síndrome é

  1. autossômica recessiva.
  2. autossômica dominante.
  3. ligada ao cromossomo X e dominante.
  4. ligada ao cromossomo X e recessiva.
  5. ligada ao cromossomo Y e recessiva.

Recomendamos: