Siga-nos!

Destaque

4 motivos para fazer cursinho em 2022

São muitos os benefícios de estar matriculado em um cursinho. Confira 4 motivos principais!

Publicado

em

4 motivos para fazer cursinho em 2022

O ano está chegando ao fim, e os vestibulandos aguardam ansiosamente os resultados do Enem e as próximas provas da 2ª fase dos principais vestibulares do País. Alguns estudantes já sabem que precisarão voltar para o curso Pré-vestibular, enquanto outros pensam em investir na matrícula como um “plano B”, caso não sejam aprovados. E há também aqueles que ainda não tiveram a experiência de preparação nesse tipo de curso e pretendem começar no próximo ano. Em todos os casos, o importante é evitar passar muito tempo parado para retomar o ritmo dos estudos, afinal, é comum que as coisas que não praticamos caiam no esquecimento.

O ideal para quem está procurando auxílio de uma instituição de ensino é começar os estudos em fevereiro. “Para conseguir abordar todos os conteúdos exigidos pelo edital de forma satisfatória, é preciso seguir um calendário à risca, que já começa logo no início do ano para contemplar todas as disciplinas, os simulados e demais atividades, além das pausas programadas, que são necessárias para que os estudantes descansem e consigam continuar com empenho para obter um bom rendimento”, explica Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos.

4 motivos para fazer cursinho em 2022

São muitos os benefícios de estar matriculado em um cursinho. Confira, abaixo, os quatro principais:

Proporciona preparação especializada

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nos cursinhos, os vestibulandos passam por uma rotina de estudos focada na aprovação nos principais exames do País. A ideia é que absorvam o máximo de conteúdo possível, aprendam os formatos e as principais características de cada vestibular, desenvolvam o senso de organização e gerenciamento de tempo, assim como entendam quais são as melhores estratégias de execução de prova.

Oferece carga horária adequada ao perfil do aluno, contemplando todas as disciplinas

A escolha do cursinho deve levar em consideração que o estudante deve ter uma grade de horários composta por todas as disciplinas. Outro ponto a ser levado em conta é a disponibilidade de tempo que cada um vai ter para concluir sua trajetória de preparação. As turmas de Semiextensivo, por exemplo, foram criadas para estudantes que, por fatores diversos, perderam o primeiro semestre de aulas e ficaram com defasagens em relação ao conteúdo que será cobrado nos principais exames. As turmas de Extensivo já contemplam aulas ao longo de todo o ano. Também é possível fazer parte de outros grupos voltados para a aprovação em áreas específicas, que reforçam os conhecimentos necessários para a aprovação nos cursos mais concorridos.

Permite escolher estudar de forma on-line ou presencial

Se antes o ensino on-line era uma adaptação para o período de pandemia, hoje já é uma realidade para os estudantes, que de forma direta ou indireta, já tiveram suas primeiras experiências com as plataformas. Em 2022, com o retorno progressivo para um cenário de normalidade, algumas instituições de ensino optaram por manter suas turmas digitais como forma de oferecer maior flexibilidade para os estudantes que se adequaram a este formato.

O presencial tem a vantagem de ser tradicional para o estudante que esteve inserido na modalidade ao longo de toda a vida. A interação social entre colegas e professores, que tem grande relação com a dinâmica das aulas, também é bastante importante para estimular a continuidade dos estudos e aumentar o foco. Outro ponto positivo é a prática de simulados, que funciona como um treinamento para os vestibulandos.

Para alguém que tem maior disciplina e autonomia, o on-line é uma boa indicação. Nos casos em que há questões financeiras envolvidas, a modalidade pode reduzir um pouco os custos. Em outros, quando o estudante mora longe da instituição de ensino ou até mesmo em outra cidade ou estado, é uma possibilidade de não ter problemas com deslocamentos. No entanto, é importante que o estudante que optou por essa modalidade siga à risca a grade educacional proposta, caso contrário, pode sair do planejamento e não ter um rendimento adequado.

Possibilita a prática de simulados diversos, ferramentas importantes para treinar a execução de provas

O vestibular cobra conteúdos, mas também a capacidade de organização e estratégia, de lidar com adversidades e de gerenciamento de tempo. Para obter um bom desempenho na hora da prova, é preciso treinar esses comportamentos ao longo de todo o ano.

Para essa finalidade, os simulados são grandes ferramentas aplicadas pelo cursinho. A prática ajuda o aluno a entender qual a melhor estratégia de prova a seguir e a desenvolver maior capacidade de gerir o tempo para cada questão. Além disso, fazer exercícios é uma ótima forma de perceber o que está mais superficial e precisa ser ajustado antes do dia do exame, pois somente praticando é possível fixar o aprendizado. Um lembrete importante: é o momento de ser desafiado pelas questões! O estudante deve se concentrar nos conteúdos que tem mais dificuldade e que são mais recorrentes na prova que irá realizar.

Oferece suporte pedagógico e emocional

Além do suporte pedagógico, os cursinhos contam com equipes capacitadas para atuar no suporte emocional. É comum que os vestibulandos sintam maior pressão no período de preparação, o que pode aumentar a ansiedade e atrapalhar o rendimento. Então, é importante estabelecer canais de abertura e diálogo para auxiliá-los e para encaminhá-los quando uma ajuda especializada for necessária. Assim, é possível estabelecer ritmos de estudo adequados e amenizar os impactos psicológicos negativos que a fase possa proporcionar.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

Universidade passou a integrar o grupo de instituições com nota máxima

Publicado

em

por

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

No dia 02/04, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o relatório de Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, mais uma vez, a PUC-SP se destaca entre as melhores universidades do Brasil.

O MEC avaliou 2.022 instituições de ensino superior, das quais apenas 3% possuem o IGC na faixa 5 (conceito máximo). Considerando todas as 203 universidades públicas e privadas avaliadas, somente 25 ocupam o topo do ranking.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Das 92 universidades privadas do país avaliadas, apenas três possuem o IGC na faixa máxima: PUC-SP, PUC Rio e PUCRS. A posição é inédita, uma vez que apenas as universidades públicas ocupavam esse posto.

No estado de São Paulo a PUC-SP é a única Universidade privada na faixa máxima do Índice Geral de Cursos (IGC). Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024! Seleção com nota do ENEM ou Prova Presencial. Saiba mais.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem 2024

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.

“Quem se inscrever agora não pagará”, disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 20 de maio.

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo