Siga-nos!

Destaque

5 dicas de estudos para o Enem 2022

Faltam menos de cinco meses para o exame, mas ainda dá tempo de ajustar o plano de estudos e se preparar para o Enem 2022

Publicado

em

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Nos dias 13 e 20 de novembro, acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A prova, que é a porta de entrada para diversas instituições de Ensino Superior no Brasil e no exterior, avalia se o estudante está apto para traçar paralelos entre os aprendizados do Ensino Médio e os principais acontecimentos da atualidade, exigindo dele diversas habilidades e competências.

Entretanto, de acordo com o coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, não é apenas com conhecimento sobre os conteúdos cobrados que o aluno realiza uma boa prova no Enem. “Durante os meses de preparação para o exame, também é importante desenvolver a resistência física e trabalhar o emocional. Afinal, em cada um dos dias de Enem, o candidato enfrentará uma maratona de pelo menos cinco horas de provas. É importante cuidar da alimentação, do sono e do descanso, e não desanimar com possíveis obstáculos que podem surgir pelo caminho”, explica.

Veja abaixo 5 dicas que podem ajudar o candidato a se preparar para o exame:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Organize um calendário e tenha uma rotina – elabore um calendário estruturado de acordo com a sua realidade e que crie, ainda, uma rotina não só para os estudos, mas também para o lazer e o descanso (com horários e dias da semana para cada atividade). “Nesse momento, é preciso levar em conta os horários das atividades obrigatórias, os dias de simulados, quantas semanas restam até a data da prova e os possíveis feriados no meio do processo de estudos”, comenta Ricci. O Poliedro Curso disponibiliza um e-book que mostra estratégias, passo a passo e um modelo editável para preparar um cronograma de estudos.

Ajuste o plano estudos – ele precisa ser flexível, com a inclusão do “dia de resgate”, ou seja, o momento para recuperar o conteúdo que ficou pendente por algum motivo. Também é importante realizar revisões periódicas, focando nas matérias e nas questões em que se tem mais dificuldade e praticar o exame, por meio de simulados (para aprender a fazer prova e controlar o tempo).

Prepare-se bem para a redação – parte fundamental para a composição da nota do Enem, a redação pode ser uma “peça-chave” para destacar o candidato. O coordenador do Poliedro destaca que “é importante estudar técnicas de escrita, habilidades de argumentação; aprimorar a capacidade de organização de ideias e estruturação de conteúdo; além de entender que o Enem exigirá uma proposta de intervenção para um problema ou questão social”.

Acompanhe informações e novidades sobre o exame – conversar com professores, tirar dúvidas, acompanhar informações e novidades sobre a prova e entender o seu funcionamento são práticas fundamentais para um bom desempenho no Enem.

O treineiro também precisa praticar – é muito importante que o aluno treineiro participe do Enem. “Praticar a prova e tudo o que a envolve, ajuda o candidato a se preparar para obter um melhor resultado no dia do exame, já que é fundamental ter preparo físico e emocional para aguentar as horas de exame, saber como se comportar antes, durante e depois da avaliação, aprender a lidar com a ansiedade e a tensão, estudar o deslocamento para chegar no horário no dia da prova, entre outras questões”, avalia Ricci.

Destaque

Vestibular de Medicina da UNICID está com as inscrições abertas

Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular Unicid 2021/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Vestibular de Medicina UNICID

A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br

Continue lendo

Destaque

Resultado – Vestibular UEL 2025

A lista da 1ª convocação do Vestibular UEL 2025 tem 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, com 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.

O resultado pode ser consultado na página da Cops.

O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio a partir desse ano. Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além do Vestibular, a Universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.

MATRÍCULA

Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.

Continue lendo

Destaque

Unicamp prorroga inscrições para vagas olímpicas

Candidatos podem se inscrever para concorrer a 131 vagas destinadas a medalhistas em competições acadêmicas durante o ensino médio.

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições gratuitas para a modalidade Vagas Olímpicas 2025 até o dia 15 de janeiro de 2025 (às 17h). Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, que estão relacionadas no Edital. As inscrições deverão ser feitas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

São oferecidas 131 vagas. Para esta edição, houve a inclusão do curso de Geologia, que passou a oferecer duas vagas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em 26 competições de conhecimento do ensino médio aceitas, que estão relacionadas no Manual de Vagas Olímpicas, no site da Comvest.

O resultado das inscrições validadas será divulgado no dia 16 de janeiro de 2025, até as 14h. Os recursos poderão ser apresentados entre as 14h do mesmo dia e até as 14h do dia 17 de janeiro de 2025. O resultado do deferimento ou indeferimento dos recursos será publicado no dia 20 de janeiro de 2025, na página da modalidade.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, estão na tabela. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2023 e 2024.

No momento da inscrição, os estudantes deverão anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Os candidatos poderão anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.

Como é a classificação

Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. A convocação para matrícula será feita em até cinco chamadas por curso e o calendário será divulgado nesta página. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest, seguindo as datas das chamadas do Vestibular 2025. A primeira chamada será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro.

Continue lendo