Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

5 dicas para a Redação nota 1000 no Enem

Leitura e senso crítico são aspectos fundamentais

Publicado

em

Faltando cerca de 60 dias para a prova do Enem, que neste ano acontece nos dias 03 e 10 de novembro em todo o Brasil, o professor e linguista Carlos André preparou cinco dicas de ouro para ajudar os alunos a se prepararem ainda melhor nesta reta final.

“A redação é o que faz a diferença no Enem. Se o aluno souber construir um texto coeso e coerente de acordo com o tema pedido, ele será aprovado. Leitura e senso crítico são aspectos fundamentais”, adianta o o autor dos livros “A nova ortografia da língua portuguesa” e “Na ponta da língua”.

Confira as dicas:

Redação nota 1000 no Enem

Tema

O tema é o recorte, a problematização do assunto. “O aluno tem que conhecer o tema com profundidade. A base temática é trabalhar aquilo que, em regra, outras pessoas não falariam. Se estiver dentro do senso comum, a nota é baixa, então é preciso ter senso crítico”, explica o professor Carlos André. Para ter senso crítico, ele recomenda a leitura de especialistas que falem sobre o assunto pretendido. “A intertextualidade é outro ponto indispensável na redação”, orienta.

Tipo Textual

O tipo textual é a dissertação-argumentativa. “Indispensável compreender que a introdução do texto possui tese, mecanismo argumentativo e percurso analítico. A tese, nada mais é do que uma afirmação feita sobre o tema. Já o percurso analítico está ligado aos tópicos que serão analisados para a defesa dessa tese, finalizando com a conclusão. Este modelo é esperado pelo examinador e o aluno precisa dominá-lo”, explica o linguista.

Coesão e coerência textual

Segundo o autor dos livros “A nova ortografia da língua portuguesa” e “Na ponta da língua”, a coesão textual está intimamente ligada à lógica de organização do texto. “Isso se dá principalmente por marcações de referenciação. O texto tem que estar muito bem amarrado, mas não basta coesão referencial, tem que ter a sequencial também. Diferentemente da referencial, em que as estruturas retomam ou projetam coisas, na coesão sequencial o que se percebe é a marcação de continuidade do texto. A lógica de coesão é a lógica ou de referenciação do texto ou de sequenciação. E a coerência é lógica em si. É importante que o estudante tome bastante cuidado ao escolher essas perspectivas argumentativas”, orienta.

Correção gramatical

“O aluno não pode ter desvios gramaticais repetitivos”, afirma o professor Carlos André. Segundo ele, a correção gramatical é muito importante porque o examinador valorará se os desvios cometidos pelo aluno, sejam eles de pontuação, regência ou grafia, por exemplo, têm a mesma natureza. Se estes erros forem recorrentes, o autor explica que isso demonstrará a falta de conhecimento da norma culta, implicando em decréscimo da nota.

Proposta de intervenção social

Segundo o professor Carlos André, este aspecto costuma ser de fato um problema para parte dos alunos. A proposta de intervenção social deve ser coerente com os argumentos colocados durante o texto. “O primeiro ponto, sem dúvidas, é respeitar os diretos humanos no texto. Além disso, a proposta precisa ser exequível, ou seja, não pode ser alguma coisa vaga. Outro aspecto importante é o respeito àquilo que já existe: por exemplo, o aluno faz uma proposta de intervenção como se fosse extremamente inovadora, mas já existe. Sempre reforço com os meus alunos a importância de mostrarmos o conhecimento adquirido. Ou seja, se a minha proposta de intervenção existe, ressalte pontos como: o agente que vai fazer, o quê vai fazer, para quê, qual a finalidade e como será feito”, explica.

Sobre Carlos André e o Instituto

O autor dos livros “A nova ortografia da língua portuguesa” e “Na ponta da língua”, Carlos André representa a OAB Nacional no Senado da República no Acordo Ortográfico, e é Professor de Língua Portuguesa e de Redação Jurídica. Fundador do Instituto Carlos André, centro de excelência em Língua Portuguesa e preparatórios para Admissão à Carreira Diplomática, Pré-vestibular e Assessoria em Português Jurídico, fundado em 2009, é Mestrando em Gramática pela UFMG e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Formado em Direito, o autor e professor também é Membro do grupo técnico responsável pelo Manual de Redação Jurídica – OAB.

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da PUC-SP

As inscrições para o Vestibular de Inverno da PUC-SP estão abertas até o dia 31 de maio de 2022.

Publicado

em

por

PUC-SP abre inscrições para o vestibular de inverno

As inscrições para o Vestibular de Inverno da PUC-SP estão abertas até o dia 31 de maio de 2022.

Vestibular de Inverno PUC-SP 2022

De acordo com o edital, o processo seletivo será através de prova online ou com a nota do ENEM.

Os que escolherem pela primeira modalidade farão prova online, dia 12/6. Ela será composta de Redação e provas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura e Atualidades, conforme estabelecido no Manual do Candidato.

Já pela segunda modalidade, os candidatos poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do resultado obtido pelo(a) candidato(a) nas edições entre 2016 e 2021, desde que a média obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos.

O valor da taxa de inscrição é de R$180,00 para quem optar por fazer a prova online e R$50,00 para que optar por se inscrever com a nota do ENEM.

Cursos oferecidos

  • Administração
  • Ciências Econômicas
  • Design
  • Direito
  • Jornalismo
  • Relações Internacionais

Destaque

Em 2021, a PUC-SP foi eleita a melhor universidade privada do país pelo Guia da Faculdade (antigo Guia do Estudante), publicação do jornal O Estado de S.Paulo em parceria com a empresa Quero Educação. A instituição também é a única universidade privada do estado de São Paulo a figurar entre as 10 melhores do país no ranking internacional QS, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds.

Para se inscrever basta acessar o site

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Solidário Anhanguera troca inscrição por doação de agasalhos e alimentos

O Vestibular Solidário Anhanguera será realizado nas modalidades on-line e presencial nos dias 26, 27 e 28 de maio.

Publicado

em

por

Vestibular Solidário Anhanguera

A menos de um mês do início do inverno, a queda abrupta nas temperaturas já mostrou o que a população deve esperar da estação mais fria do ano. É nessa época que fica mais evidente a situação de vulnerabilidade de moradores de rua e famílias, que dependem da doação de agasalhos, cobertores e até mesmo alimentos. Em prol dessa causa, a Anhanguera realiza mais uma edição do Vestibular Solidário em que a inscrição do candidato é substituída pela doação de roupas de inverno e alimentos, beneficiando as entidades que farão a distribuição para a população vulnerável.

Quer estudar na Anhanguera com bolsa? Clique aqui!

“Entendemos que a nossa contribuição para a sociedade vai muito além da oferta de educação de qualidade e também diz respeito à importância de olharmos com mais atenção para população mais vulnerável e disseminarmos campanhas de impacto social que beneficiem as comunidades ao entorno das nossas unidades.”, afirma Pedro Ferraz, sócio e diretor Comercial da Kroton, detentora da Anhanguera.

O processo seletivo será realizado nas modalidades on-line e presencial nos dias 26, 27 e 28 de maio. Os vestibulandos podem procurar uma das mais de 2.500 unidades ou polos da Kroton espalhadas pelo Brasil e entregar sua doação diretamente na unidade escolhida para frequentar o curso. A população também poderá fazer sua contribuição nos pontos de coleta. Serão recolhidos agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis.

Dentre os cursos com vestibular aberto estão inclusos os de Direito, Farmácia e Engenharia Civil presenciais, além de oportunidades na modalidade de ensino a distância. O edital completo e a lista dos cursos disponíveis podem ser consultados no site da Anhanguera.

Confira os cursos de graduação disponíveis na Anhanguera:

– Administração

– Análise e desenvolvimento de sistemas

– Arquitetura

– Biomedicina

– Ciências Contábeis

– Ciências da Computação

– CST Design Moda

– CST Gastronomia

– CST Produção Audiovisual

– Design

Direito

– Enfermagem

– Engenharia Civil

– Engenharia da Computação

– Fisioterapia

– Jornalismo

– Nutrição

– Odontologia

– Pedagogia

– Psicologia

– Publicidade e Propaganda

– Recursos Humanos

– Sistemas de Informação

Serviço:
Vestibular Solidário
Inscrição: Doações de agasalhos e alimentos
Data: 26, 27 e 28 de maio

Endereço: Avenida Braz Leme, 3029, Santana – São Paulo — SP

Mais informações: https://www.anhanguera.com/

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina Unifenas tem inscrições prorrogadas até 30/5

São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas foram prorrogadas até o dia 30 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

As inscrições devem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular.

Os candidatos encontram 4 modalidades de ingresso:

1 – Enem – É aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2021, sem a necessidade de participar do vestibular. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

2- Prova Tradicional – O exame está marcado para o dia 4 de junho, das 13 às 18 horas, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

3- Prova Tradicional + Enem – Nesta modalidade o candidato poderá se inscrever nas duas modalidades para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte, aumentando suas possibilidades.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem – O candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2021), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus.

Continue lendo