Destaque
5 dicas para mandar bem na redação
Especialista em preparação para concursos públicos dá cinco dicas simples para escrever uma boa redação

As provas discursivas estão presentes em boa parte dos concursos públicos e vestibulares. Assim, saber escrever um bom texto é essencial para conquistar a tão sonhada aprovação.
E apesar de não ser fácil, algumas dicas simples podem ajudar a organizar as ideias e resultar em uma redação agradável de se ler e que atenda aos requisitos exigidos pelos examinadores.
Confira, a seguir, cinco dicas da especialista Simone Cerullio, professora de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação na Central de Concursos:
5 dicas para mandar bem na redação
1. Preparação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para fazer uma boa redação você precisa estar ligado nos temas atuais. Leia jornais e revistas de confiança.
2. Pratique
Reserve uma ou duas horas por semana para escrever. Escolha temas do seu cotidiano. Imagine que o cobrador de ônibus reclamou sobre as dificuldades de pagar as contas. Você já encontrou um tema: a crise financeira e o endividamento dos brasileiros.
3. Na prova
Leia com atenção o tema proposto e repasse tudo o que que já ouviu sobre o assunto. Escreva as palavras-chave que não podem ficar fora do texto e faça um roteiro antes de começar a escrever. Tenha em mente a mensagem principal que você quer passar (ex.: está cada vez mais difícil e a tendência é piorar).
Feito isso, organize suas ideias dentro de três aspectos: A. Começo (introdução) / B. Meio (desenvolvimento) / C. Fim (conclusão).
4. Dicas técnicas
• No texto, use frases curtas;
• Escreva os números até dez por extenso;
• Use a norma culta da língua portuguesa. Nada de gírias, estrangeirismos, coloquialismo e pleonasmo;
• Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão;
• Se estiver em dúvida sobre algum dado, arredonde ou aproxime: “mais de 50 milhões endividados”;
• Não use ‘etc.’ e jamais abrevie palavras;
• Não utilize verbos no gerúndio;
• Evite o ‘Queísmo’ (o uso reiterado do “que” pode constituir erro de estilo);
• Colocação pronominal: respeite e jamais inicie a oração com próclise;
• Procure escrever as sentenças na forma positiva, evitando usar o “não”: diga o que é, não o que não é. Exemplo: troque “Ele não acredita que o ministro chegue a tempo” por “Ele duvida que o ministro chegue a tempo”.
5. Revisão
Reserve um tempo para reler todo o texto antes de passar a limpo. Releia o texto com atenção, observando a coerência, a fluência da linguagem e a adequação do vocabulário.
Siga as dicas e jamais se esqueça de que o melhor meio de se criar ideias é pelo hábito da leitura.
Serviço – Central de Concursos
A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Central também oferece cursos online e material didático completo.
Mais informações: www.centraldeconcursos.com.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito oficial – Vestibular das Fatecs 2025.2 – Prova 29/06/25
A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

O gabarito oficial do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2025 será publicado nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, exclusivamente, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.
A classificação segue a ordem decrescente das notas finais e relaciona o nome de todos os candidatos inscritos, por curso, período e unidade. A chamada para matrículas convoca os candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas. No mesmo endereço, também estão disponíveis o Manual do Candidato e a Portaria, com todas as orientações do processo seletivo.
Matrícula
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os convocados na primeira chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Para isso, é necessário anexar, no sistema de matrícula indicado no Manual do Candidato, a documentação solicitada em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG):
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto (RG, entre outros), dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.