Siga-nos!

Destaque

5 dicas para usar o simulado de forma efetiva nos estudos

Os simulados podem ser um grande aliado dos estudantes na hora da revisão

Publicado

em

Curso Etapa oferece simulados abertos gratuitos para os principais vestibulares

Engana-se quem pensa que um bom plano de estudos é baseado apenas em conteúdos, e que todos os estudantes devem seguir o mesmo cronograma, a mesma divisão e dedicação a cada disciplina.

A individualidade é peça-chave nesse processo, e as necessidades e objetivos de cada vestibulando precisam ser consideradas no caminho rumo à aprovação.

Entretanto, existe um elemento que não deve ficar de fora da rotina de estudos de nenhum aluno: o simulado. A prática da realização de provas é indispensável para os vestibulandos, de acordo com o professor Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Professor Ferretto – focada na preparação para o Enem e vestibulares, que hoje conta com cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Os simulados são a única forma de você testar se o conhecimento teórico foi realmente absorvido. Mas a ‘prova’ por si só, não quer dizer muita coisa e merece uma atenção extra. Às vezes o aluno está ali, de uma forma imatura escolhendo qualquer alternativa e simplesmente marcando, e só isso não é o suficiente para garantir melhora no desempenho”, explica o docente.

Pensando nisso, Arthaud listou 5 dicas para ajudar os estudantes que ainda não sabem como usar os simulados de maneira realmente efetiva:

Fortaleça sua base teórica

Para evitar o sentimento de desmotivação ao olhar para as questões e perceber que não se compreende nada – ou muito pouco – do conteúdo, é essencial que a teoria esteja fixa na memória do aluno. Assistir a vídeo-aulas, fazer resumos e mergulhar em leituras são excelentes exemplos de como fortalecer a base teórica.

”Muitas vezes, o treineiro dá um passo maior que a perna ao tentar pular direto para os exercícios. Antes de qualquer coisa, foque no conteúdo, entenda e estude, invista o seu tempo naquilo que está lhe faltando”, aconselha o professor.

Cronometre o tempo das provas

O termo ”simulado” não é à toa. O estudante precisa de fato, simular que está realizando uma prova, e definir um tempo limite é extremamente importante para ir se adaptando a pressão dos vestibulares e também, pegar o ritmo dos exames, que normalmente, disponibilizam uma média de 3 ou 4 minutos por questão.
”Se você não testar o tempo do seu simulado, em nenhum momento você vai conseguir fazer a prova do Enem, por exemplo, da forma que é exigida, que é muito rápida e ainda conta com a redação. Ao cronometrar os minutos utilizados para cada questão, o aluno adquire uma experiência bônus que faz toda a diferença lá na frente”, destaca o professor.

Analise as questões minuciosamente

Esse ponto é sempre válido de ‘puxões de orelha’, pois é muito comum situações em que o estudante sabe a resposta correta, mas por falta de atenção, acaba marcando a alternativa errada. ”Nada de deixar a ansiedade falar mais alto, respire, leia o enunciado, faça uma breve reflexão sobre as alternativas e aí sim, marque a alternativa”, recomenda.

Fazer um simulado “por fazer”, sem se dedicar verdadeiramente ao teste – que não é só de conhecimento, mas físico e psicológico também – não irá te ajudar a evoluir, parece óbvio, mas o aluno precisa depositar toda sua dedicação e seriedade nesse momento.

Invista na correção

Simulado respondido, acabou o trabalho? Não! O professor de química ressalta que a correção é a etapa de maior relevância durante todo o processo. Nesse momento, a cada acerto ou erro, é preciso se questionar o que o fez chegar àquela resposta.

”Essa é a etapa mais trabalhosa, mas é esse ponto de virada que os treineiros precisam para se tornarem cada vez melhores; contabilizar quantas questões tiveram um resultado positivo e negativo, e assim, mapear onde as dificuldades estão persistindo”, aponta ele.

Se necessário, volte para a teoria

Após a correção, se o aluno perceber que não atingiu o resultado esperado, é preciso refletir sobre o que pode ter prejudicado. Em alguns casos, o estudante pisa na bola por conta do nervosismo, pressa, ou simplesmente porque algum conteúdo não foi totalmente absorvido. A partir disso, é criada a consciência do que precisa ser aperfeiçoado.

”Ao longo da jornada até a aprovação, a teoria será revisitada diversas vezes, e uma frase que tem que ficar guardada na cabeça é: Errar é bom, é no erro que a gente aprende. Se você só acertar, isso não vai te fazer bem, porque você vai acabar tendo a falsa impressão de que sabe de tudo. Agora se você erra e verifica o motivo, é aí que você nota que conseguirá superá-lo e crescer através disso.” comenta Arthaud.

Simulado inteligente

Buscando contribuir ainda mais com o processo de aprendizagem dos vestibulandos, a Plataforma Professor Ferretto oferece o “Simulado Inteligente” , uma ferramenta que ajusta simulados de provas diariamente conforme a necessidade do aluno.

Questões de nível fácil, médio e difícil são geradas e adicionadas ao simulado conforme as respostas do treineiro. “Dessa forma, com o auxílio da tecnologia, o aluno consegue praticar o conteúdo aprendido de uma maneira muito mais efetiva e de acordo com as próprias particularidades”, finaliza Arthaud.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uemg publica edital do Vestibular EaD 2024

Este vestibular conta com 680 vagas em três cursos gratuitos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Publicado

em

por

Gabarito - Vestibular UEMG 2022 - Prova 06/03/22

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou nesta terça-feira (18/6) o edital do Vestibular UEMG/EaD 2024 com oportunidades para os cursos de graduação na modalidade a distância. O processo seletivo conta com 680 vagas em três cursos gratuitos: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas e bacharelado em Administração Pública.

A seleção será realizada em etapa única, com caráter classificatório e eliminatório, por meio de Avaliação Curricular do Ensino Médio, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

O edital prevê reserva de vagas para o PROCAN (Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG), Inclusão Regional e candidatos surdos, com diferentes categorias e percentuais. Detalhes sobre os critérios de cada categoria, documentos necessários e cronograma completo estão disponíveis no edital, no site do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O curso de Pedagogia, ofertado pela unidade acadêmica de Ibirité, possui 150 vagas, distribuídas nos polos presenciais de Abaeté, Carandaí, Frutal, Nanuque e Taiobeiras, cada um com 30 vagas.

O curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, por sua vez, é ofertado pela Faculdade de Educação (FaE) e possui 210 vagas, distribuída nos polos presenciais de Águas Formosas, Belo Horizonte, Buritis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Joaíma e Poços de Caldas, cada um também com 30 vagas.

Já o curso de Administração Pública, oferecido pela Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN), conta com 320 vagas, ofertadas pelos polos de apoio presenciais em Buritis, Cambuí, Divinópolis, Ibirité, Ipanema, Jaboticatubas, Leopoldina e Poços de Caldas, cada um com 40 vagas.

Reserva de vagas pelo Procan e Inclusão Regional e a candidatos surdos e com deficiência auditiva

Das 680 vagas oferecidas pelo Vestibular EAD 2024 da UEMG, 50% vão ser oferecidas na modalidade de ampla concorrência, 45% serão destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica (Procan) e 5% à Inclusão Regional. A definição consta na Resolução 623, de 22 de abril deste ano, do Conselho Universitário (Conun).

Entre as vagas reservadas para o Procan, 21% são reservadas para candidatos negros; 3% para quilombolas; 3% para indígenas; 2% para ciganos; 16% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas; e 5% para pessoas com deficiência. Com exceção da última categoria, todos os candidatos devem ter cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicos e precisam comprovar renda familiar bruta, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também haverá reserva de vagas para a Inclusão Regional, categoria que contempla pessoas que vivem em Minas Gerais e tenham cursado, integralmente, o ensino médio em instituições de ensino públicas, das redes municipal, estadual ou federal, sediadas no estado.

Para o curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, metade das vagas será reservada a candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Essa reserva de vagas vai ser aplicada concomitantemente com as demais modalidades.

No Vestibular UEMG/EAD 2024, haverá uma taxa de inscrição de R$ 80, que deve ser paga até o dia 31 de julho. Candidatos pelo Procan e Inclusão Regional podem solicitar a isenção entre os dias 24 de junho e 8 de julho; o período também se estende à reserva de vagas para pessoas com deficiência auditiva, no curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: Inscrições com a nota do ENEM terminam dia 24/06.

Alunos ingressantes poderão concorrer a bolsas de estudos para o 2º semestre de 2024

Publicado

em

por

As inscrições para o processo seletivo de inverno da PUC-SP ainda estão abertas. Interessados poderão se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos 2018 a 2023, desde que a média obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos.

Cursos Oferecidos

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos de graduação:

• Administração – matutino
• Ciências Econômicas – matutino/noturno
• Design – matutino
• Direito – matutino/noturno
• Engenharia Biomédica – matutino
• Engenharia Civil – matutino
• Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos – matutino
• Jornalismo – vespertino
• Relações Internacionais – vespertino

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de Inscrição é R$80,00 (oitenta reais) e pode ser paga com boleto, cartão de crédito ou pix.

O prazo termina no dia 24/06.

Esse ano, os alunos ingressantes pelo vestibular de inverno da universidade poderão concorrer a bolsa de estudo de 100%. Para conhecer os critérios e prazos, basta acessar o edital.

Para se inscrever, acesse o site e siga as instruções fornecidas no portal de inscrições.

A PUC-SP foi destaque no ranking internacional QS 2025 aparecendo como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do país. No ranking do MEC a universidade ocupa as mesmas posições. Isso reforça a qualidade de excelência e o prestígio da PUC-SP. Faça já a sua inscrição!

Continue lendo