Siga-nos!

Destaque

8 dicas para se sair bem em qualquer tema na Redação do Enem 2023

Muitos candidatos têm dúvidas sobre como se preparar para a redação, que corresponde a cerca de 30% da nota final do exame.

Publicado

em

Isenção da taxa do Enem 2023

A pouco dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 que vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, muitos candidatos têm dúvidas sobre como se preparar para a redação, que corresponde a cerca de 30% da nota final do exame.

A prova de Redação do Enem 2022 foi a que mais atribuiu pontos em 84% das vagas disponibilizadas no Sisu 2023/1. Para que os estudantes tenham um bom desempenho em qualquer tema que venha a ser abordado no Enem, Carlos Pirovani, CEO da Estuda.com, plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho que atende alunos, professores e escolas de todo o Brasil, lista oito dicas e estratégias para não zerar e tirar uma nota alta. Confira:

1. Leitura atenta do noticiário: além de notícias, leia revistas e artigos de opinião, porque ajudam não somente em vocabulário, mas também no repertório. Estando bem-informado, estará mais munido de conhecimento no dia da prova.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2. Treine a escrita: para escrever bem, é preciso praticar diariamente. Faça revisões nos conteúdos, principalmente nas matérias de Ciências Humanas e Língua Portuguesa, que são a base para a prova de Redação. Busque escrever sobre diversos temas, simule o tempo da prova e a quantidade de linhas para estar mais preparado no dia do exame. Não escreva utilizando todas as suas ideias, escolha dois argumentos principais e defenda eles ao longo do texto.

3. Estude por eixos temáticos: Trabalhar seu repertório cultural permite ter mais tranquilidade na hora da prova. Considerando que é difícil acertar o tema antes da prova, busque referências e citações para eixos temáticos como, meio ambiente, direitos e cidadania, saúde e ciência, e cultura.

4. Veja modelos de redação: busque por textos que obtiveram a nota máxima nos anos anteriores. Assim você também terá uma base do que é esperado do candidato. É possível perceber qual é o padrão de introdução, desenvolvimento e conclusão. Note como eles abordaram o recorte temático, é importante ter cuidado para evitar a fuga ou tangenciamento ao tema.

5. De olho no formato: o gênero textual pedido pelo Enem é dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não escreva crônica, relato pessoal ou poesia, porque será zerada.

6. Cuide da escrita: um dos critérios de avaliação da prova de Redação é a letra legível, de fácil entendimento. Ainda que a escrita feia não perca pontos, pode dificultar a correção. Tenha cuidado para não fazer rasuras e não faça assinaturas ou rubricas, porque elas eliminam candidatos.

7. Não copie textos de apoio: os textos na prova têm como objetivo trazer insights. Qualquer cópia, seja ela integral ou parcial, mesmo citações com as próprias palavras são desconsideradas pela correção. Muito cuidado!

8. Por fim, relaxe!: por mais que a prova do Enem traga ansiedade, você que chegou até aqui já tem uma bagagem. Nos dois dias anteriores à prova, descanse, durma bem e tenha uma alimentação leve. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Mauá

São oferecidas 6 formas de ingresso no vestibular de inverno da Mauá 2024.

Publicado

em

por

Hands On Mauá 2021

Você está em fase de prestar o Vestibular e tem dúvida de qual faculdade ou curso escolher?

Por que Mauá? Vestibular de Inverno 2024

A Gabi Tuzzolo, do curso de Engenharia Civil, abordou os colegas pelo Campus e trouxe para você insights valiosos das motivações dos alunos a escolherem a Mauá e a sua carreira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024!
https://maua.br/vestibular

São 6 formas de ingresso:
✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições em 20 de maio

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

O Vestibular de Medicina da Unifenas segue com as inscrições abertas até o 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC avalia novo prazo para inscrição de alunos do RS no Enem

Prazo para inscrição começa no dia 27 de maio

Publicado

em

por

Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) avalia estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa para estudantes gaúchos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o exame serão de 27 de maio a 7 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

“Quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, traremos novas informações”, publicou o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma rede social.

Inscrições do Enem 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O cronograma prevê que o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo