Siga-nos!

Destaque

8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie

Estudante tem a oportunidade de se formar em bacharelado e licenciatura

Publicado

em

8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie

Você gosta de escrever, ler e é apaixonado pelo universo da literatura, línguas, palavras e da educação? Se a resposta for sim, então a faculdade de Letras pode ser uma boa escolha para sua graduação.

Para saber mais sobre a grade curricular, oportunidades no mercado de trabalho e no mundo da pesquisa, conversamos com a Elaine Prado dos Santos, coordenadora do curso de Letras do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Separamos uma lista com 8 motivos para você fazer sua graduação no Mackenzie. Confira!

8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie

1. Oferece Bacharelado e Licenciatura

O Curso de Letras do Mackenzie tem a duração de oito semestres. Durante esse período, o aluno pode cumprir os componentes curriculares apenas do Bacharelado ou também cumprir a grade da Licenciatura. Os dois possuem disciplinas voltadas para a Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e diversas Literaturas. Na Licenciatura, o aluno cumpre créditos para ter autorização para ministrar aulas na Educação Básica brasileira.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Vivemos em um país em que a formação de bons professores é algo emergencial para o desenvolvimento da nação e para que as pessoas vivam melhor”, explica a coordenadora.

O Bacharelado, por sua vez, também é indispensável porque todas as empresas necessitam de profissionais da área da comunicação, “principalmente hoje em dia, em que o universo virtual tornou as palavras tão velozes e virais”, diz.

2. Capacita profissionais preparados para o mercado

Nossos alunos contam com a orientação dos professores do curso e com propostas pedagógicas calcadas na autonomia e no protagonismo estudantil. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem transformadora. Dessa forma, os educandos desenvolvem competências para ler textos com maior profundidade, analisar questões linguísticas e literárias nas obras em estudo e produzir textos para a realidade dos dias de hoje, incluindo nesses estudos o universo virtual. Os alunos da Licenciatura desenvolvem, ainda, competências para ministrar aulas dinâmicas, funcionais e multimidiáticas para alunos da Educação Básica brasileira, sempre com foco nas metodologias ativas.

3. Grade curricular atualizada

Na área de Letras, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, cresce o segmento voltado para o universo digital. Há inúmeros textos no ambiente virtual que precisam chegar ao público-alvo de uma forma clara, objetiva e convincente. Em função disso, nosso aluno é levado a pensar nos gêneros textuais da cultura digital, como posts em redes sociais, stories e podcasts, pois terão de produzir esses materiais ao longo de suas vidas profissionais. Além disso, é importante ressaltar que se expande de uma forma rápida o ensino a distância no Brasil e o número de escolas bilíngues, principalmente nos grandes centros urbanos. Nós garantimos o desenvolvimento dessas habilidades para que todos os mackenzistas possam atuar nesses segmentos.

4. Oportunidades dentro e fora do campus

Há uma associação dentro do campus que oferece, regularmente, oportunidades de estágio. Nossos alunos também podem participar de um projeto que envolve aulas em uma escola pública da capital. Por meio desse projeto, além de desenvolverem habilidades voltadas para a formação docente, nossos licenciandos buscam auxiliar na formação integral dos educandos da Educação Básica para os quais ministram aulas semanalmente.

Há, ainda, a possibilidade de os estudantes escreverem uma Iniciação Científica ou textos para eventos que são oferecidos pelo próprio Centro de Comunicação e Letras, como o Fórum de Pesquisa – evento anual, em que o aluno pode apresentar suas pesquisas publicamente. Também devemos destacar a Liga Acadêmica de Letras, grupo liderado e administrado pelos próprios alunos do curso, que, frequentemente, organiza eventos sobre os passos da pesquisa acadêmica. Há o “Fala, pesquisador”, no qual os alunos da graduação discutem os passos das pesquisas acadêmicas com outros discentes que estão desenvolvendo trabalhos de Iniciação Científica e com alguns professores convidados.

5. Profissionais que garantem uma formação de excelência

Nossos professores, além de sólida formação acadêmica e de sérias pesquisas em áreas específicas do universo da área de Letras, buscam rotineiramente aproximar teoria e prática e fazem uso das metodologias ativas constantemente. Além disso, mesmo depois de anos de experiência, todos buscam se atualizar e acompanhar, principalmente, as transformações na área da comunicação em função das tecnologias digitais e das mídias sociais, tão presentes na vida de todos os seres humanos na atualidade.

6. Alunos destaques

A dona do canal Redação e Gramática Zica, Pamella Brandão, mais conhecida na internet como prof. Pamba, tem mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. Ela foi nossa aluna e agora é um sucesso no universo virtual. “Depois de 7 anos de trabalho, ela consegue mudar a vida de seus seguidores de forma descomplicada e divertida, ensinando algo que nós da Letras amamos: a Língua Portuguesa”, afirma Elaine.

Leyla Perrone Moisés, escritora, professora e crítica literária brasileira e antiga mackenzista, recebeu do Ministério da Educação da França as comendas de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques e de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques. No Brasil, conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Estudos Literários, o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, e o Prêmio Fundação Bunge, na categoria Vida e Obra.

7. O curso é integrado aos da Pós-Graduação

A maioria dos professores da graduação também dão aulas na pós-graduação, por isso os docentes estão acostumados ao universo da especialização, além de ouvir sobre muitas pesquisas que ocorrem no mestrado e no doutorado. Da mesma forma, nossos mackenzistas são estimulados a darem continuidade às pesquisas que foram iniciadas ainda na graduação.

A Liga Acadêmica de Letras, com o “Projeto Interfaces”, busca aproximar os graduandos dos pós-graduandos. Para isso, semanalmente, um aluno do Mestrado, do Doutorado ou egresso do Programa de Pós-Graduação em Letras apresenta um recorte da sua pesquisa e compartilha algumas experiências da sua trajetória acadêmica.

8. Se importa com o uso das palavras

Segundo a coordenadora, a sociedade de forma geral tem refletido sobre a importância de saber dizer as coisas da melhor maneira possível. Isso faz com que o ambiente à nossa volta seja mais tranquilo e saudável. Contudo, vemos diariamente pessoas discutindo sem argumentos, com frases preconceituosas e ofensivas. “Quem entende desse universo, acaba por se destacar e, além de conseguir boa colocação profissional, ajuda o mundo a ser um lugar melhor para todos nós. Então, quem pretende mudar o mundo com palavras tem de vir para o curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, finaliza.

Vestibular Mackenzie

Quer fazer fazer Letras no Mackenzie? As inscrições para o vestibular 2020/1 já estão abertas, acesse clique aqui e inscreva-se no processo seletivo.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

RECOMENDAMOS

Destaque

Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.

Publicado

em

por

UFSC divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2023

As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.

Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.

As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.

 

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para vestibular de medicina 2025

Instituição dedicada exclusivamente à formação médica tem reconhecimento nacional e internacional

Publicado

em

por

vestibular de medicina

A Faculdade de Medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, é reconhecida por sua dedicação exclusiva ao curso de medicina, tendo alcançado a nota máxima (5) no recredenciamento pelo Ministério da Educação.

Com nota 4 no ENADE, o curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos regionais de medicina) e o WFME (World Federation for Medical Education).

Como primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta no Brasil, a FACERES reforça seu compromisso com a qualidade e excelência no ensino médico.

DIFERENCIAIS PEDAGÓGICOS E CAPACITAÇÕES EXCLUSIVAS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O projeto pedagógico da FACERES é moderno e inovador, alinhado com as melhores práticas das principais escolas médicas do mundo. Com um corpo docente altamente qualificado, a faculdade oferece inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso, utilizando diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O programa de Iniciação Científica e Pesquisa, juntamente com a formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), são outros diferenciais que fazem da FACERES uma referência em ensino médico.

Os formandos da FACERES recebem certificações internacionais como parte do currículo, incluindo BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria) pela American Heart Association, além da certificação ATLS (Advanced Trauma Life Support) pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
Essas capacitações exclusivas, oferecidas gratuitamente a todos os formandos, garantem que os alunos da FACERES estejam preparados para atuar com excelência no mercado de trabalho, destacando-se como profissionais altamente capacitados e prontos para os desafios da área médica.

A FACERES está entre os 10 maiores centros de treinamento para atendimento de urgência no Brasil e possui um dos maiores centros de simulação médica do país. A faculdade também é o terceiro maior centro do Brasil para capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).
Tem à disposição do corpo acadêmico uma biblioteca física com mais de 25 mil livros físicos e uma biblioteca online com mais de 12 mil e-books.

INFRAESTRUTURA DE PONTA

A faculdade oferece aos seus alunos 25 laboratórios de última geração, com infraestrutura completa e moderna.

A rede de estágio inclui Unidades Básicas de Saúde em três cidades da região, quatro UPAS para treinamento em urgência e emergência, um dos maiores Centros de Medicina de Família e Comunidade do Brasil e sete hospitais, com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Situada em São José do Rio Preto, um polo nacional de saúde, a faculdade de Medicina FACERES se beneficia de uma localização privilegiada, com fácil acesso a aeroportos e rodovias. A cidade conta com uma robusta infraestrutura de saúde, composta por oito hospitais gerais, cerca de 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a aproximadamente 2 milhões de pacientes das redes pública e privada.

Vestibular Medicina FACERES 2025: Inscrições abertas

Inscrições até 13 de outubro de 2024.

Data da prova: 20 de outubro de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo