Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

A Amazon e os livros escolares

Publicado

em

Pela sua maior parte, onegócio da tecnologia K-12 tem-se desenvolvido à volta da Apple, Google e Microsoft. Um dos maiores jogadores, que tem sido inexistente até ao momento, neste caldo é a Amazon. Apesar da Amazonter o seu serviço Whispercast, não tem havido novas questões sobre este serviço presentemente e o mesmo não aparenta ter grande influencia de mercado.

O mercado da educação na tecnologia é um que tem muitas oportunidades de expansão, uma vez que existem agora apps que premeiam os alunos por se concentrarem.

Todos os Sábados, Bradley Chambers publica um novo artigo sobre a Apple na educação, uma vez que o mesmo tem feito a gestão de vários aparelhos da Apple em ambiente educacional desde 2009.

Através da sua experiência em lançar e gerir centenas de Macs e iPads, Badley levantou à uns meses atrás o porque de oslivros de exercícios e manuais escolares nunca terem sido lançados em iPad. Bradley Chambers mencionou que não era um problema de falta de apoio técnico que impedia o iPad de entrar neste negocio, mas um problema do mercado. Quando os livros fossem lançados num dispositivo, a licença da escola era perdida. A situação tornou até os livros escolares de $14.99 mostrarem-se como caros quando tem de ser recomprados todos os anos (as escolas publicas são donas dos livros em formato físico e emprestam-nos aos alunos). A economia do negócio à volta do livro escolar levou este mercado a tornar-se relativamente estagnado no K-12.

A Amazon, no entanto, já é a principal empresa da venda de eLivros, e continua a crescer. No início deste ano, tinha uma share de 83% por unidade de volume, o que quer dizer que subiu desde os 74% em 2015. A parte deste mercado da Apple é de apenas 10% em 2015, e desceu para baixo desse valor o ano passado.

Apesar do interesse renovado da Apple nos livros em iOS 12, a Amazon não parece tirar o pé do pedal no que se refere ao domínio em eLivros. O Kindle Paperwhite é a melhor maneira de ler eLivros, em iOs e Android, enquanto a Apple se mantém apenas no domínio do iOS. A Amazon não criou o mercado dos eLivros mas é a única companhia que importante neste mercado para os consumidores e as Fire tablets apesar de não terem a qualidade de um iPad, tem grande valor a nível do mercado lowcost. A Amazon oferece uma tablet por $30 e outra por $50 e ambas vem pré programadas com a Kindle app. Esta tabela de preços gera a questão de que se as escolas quisessem um dispositivo dedicado à leitura de eLivros, $30 é um preço fantástico.

Se a Amazon e as escolas fizessem um acordo com as suas tablets low-cost o oPad, que custa$300 seria considerado um artigo de luxo, apesar de desempenhar tarefas para além de ser um dispositivo de eLivros.

Seria então interessante considerar como é que o mercado dos eLivros poderia emergir com o mercado dos manuais escolares, uma vez que tanto os alunos como a Amazon poderiam beneficiar destas transações.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faseh abre inscrições para vestibular de medicina

Publicado

em

por

Faseh abre novos cursos de graduação

Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso de medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh, de Vespasiano, referente ao 1º semestre de 2023.

Vestibular de Medicina Faseh

No total, serão ofertadas 80 vagas e a prova será aplicada no dia 23 de outubro, das 13h às 18h. O valor da inscrição é de R$330,00 e pode ser realizada até o dia 29 de setembro de 2022, até às 23h59min, disponíveis exclusivamente pela internet, nos sites www.faseh.edu.br/medicina/ e www.vunesp.com.br.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

As provas serão compostas por questões objetivas (40), discursivas (8), e redação, e a lista com os aprovados será publicada no dia 25 de novembro. Em sequência, as matrículas deverão ser realizadas entre 28 e 30 de novembro, das 9h às 18h, nas Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) na unidade Faseh.

Sobre o edital

O curso de graduação em medicina é em período integral com duração mínima de seis anos. De acordo com o edital, o ingresso ao curso obedecerá a ordem de classificação e convocação do candidato habilitado, seguindo o número de vagas previstas para cada instituição. A graduação na instituição de ensino, integrante do Ecossistema Ânima, está diretamente ligada à atuação da vertical de Medicina Inspirali, melhor ecossistema de ensino de saúde do Brasil.

Pontuação

Neste vestibular, além da etapa obrigatória – que consiste na aplicação de uma prova com disciplinas do ensino médio -, os candidatos podem se candidatar à etapa opcional, um conjunto de atividades que servirão para avaliar competências como raciocínio crítico-reflexivo, ética e o engajamento do candidato em relação à formação médica. Essa etapa é de responsabilidade da instituição, sem intervenção da Vunesp e consiste em quatro atividades avaliadas em cinco pontos cada, totalizando 20 pontos. São elas: Atividade I, de Conhecimentos do curso; Atividade 2 Proficiência da Língua Inglesa ou espanhola; Atividade III, Filme e Atividade IV, Inspirali Day.

De acordo com o edital, a pontuação adquirida será somada à nota da prova, no entanto, essa etapa os estudantes podem escolher por realizar ou não. Além disso, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2022 poderá ser consultado para aproveitamento de notas. Caso o candidato tenha realizado alguma dessas edições do exame e sua nota for superior à da prova do vestibular, este terá a nota do exame utilizada na seletiva.

Ao entrar no site da Vunesp o candidato precisará identificar na aba Concursos o vestibular do curso de Medicina da Faseh. Nela estão todos os critérios de avaliação, regulamento com instruções para realização da etapa I e outras informações.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Positivo recebe inscrições para vestibular de inverno

prova tradicional – composta por 35 questões objetivas e uma redação – acontece no domingo, 21 de agosto, às 10h, de forma digital.

Publicado

em

por

Universidade Positivo abre inscrições para vestibular de Medicina 2022

A Universidade Positivo (UP) está com inscrições abertas para o vestibular de inverno. A prova tradicional – composta por 35 questões objetivas e uma redação – acontece no domingo, 21 de agosto, às 10h, de forma digital. Os candidatos podem optar, ainda, por outros quatro meios de ingresso: prova on-line, composta somente por uma redação, prova agendada, por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e via ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). No total, são quase 40 opções de cursos de bacharelado e tecnologia, disponíveis em três campi de Curitiba: Ecoville, Praça Osório e Santos Andrade.

Os vestibulandos que optarem pela prova tradicional ou agendada concorrem à Bolsa Mérito, um benefício oferecido pela UP que garante descontos de 10% a 100% na mensalidade, de acordo com o desempenho do estudante. Esse é o caso de Anderson Luiz Sabatke, de 18 anos, que vai cursar Odontologia na universidade com bolsa integral. “O benefício foi fundamental para minha entrada no ensino superior, afinal, não teria condições de arcar com a mensalidade”, aponta.

As inscrições seguem até o dia 18 de agosto e são gratuitas. Para o ingresso via Enem, são considerados os resultados do ano de 2010 em diante. A prova on-line fica disponível 24h por dia e o candidato pode escolher o melhor horário para a realização do exame. Na prova agendada, que tem resultado imediato, e ENCCEJA, o resultado é disponibilizado após o ato de entrega da nota.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC altera prazo para confirmação de informações do Prouni

Prazo foi estendido até o dia 24 de agosto

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

Foram publicadas, na edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (12), as novas datas para comprovação de informações da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Agora, os estudantes terão até o dia 24 de agosto para comparecerem, de forma virtual ou presencial, às instituições nas quais foram pré-selecionadas para apresentarem toda a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da primeira chamada está disponível no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Com a mudança, o resultado da segunda chamada estará disponível em 29 de agosto, tendo início, na mesma data, o período de comprovação de informações, que segue até 8 de setembro. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse na lista de espera entre os dias 13 e 14 de setembro e aguardar a divulgação do resultado, em 17 de setembro. Sendo pré-selecionado, ele passa para a fase de comprovação de informações, de 19 a 23 de setembro.

Nesta edição, a segunda do ano, estão sendo ofertadas 190 mil bolsas, entre parciais e integrais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo