Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

“A questão ambiental nos grandes centros urbanos” e “Fake Science – A epidemia” são temas de lives do Objetivo hoje (17) e em ​21 de agosto

As lives contarão com as mediações de Silvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Publicado

em

lives objetivo

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão duas grandes lives voltadas aos vestibulandos. A primeira delas será “A questão ambiental nos grandes centros urbanos”, e acontece hoje, 17 de agosto, às 21h. Conduzida por Sérgio Roberto Nunes, professor de Geografia do Curso e Colégio Objetivo, a apresentação vai mostrar as principais causas da urbanização no Brasil, a formação de metrópoles, a saturação das infraestruturas, a especulação imobiliária, o crescimento desordenado, o aumento da pobreza e de formas precárias de habitação, os problemas ambientais urbanos, entre muitos outros assuntos.

Já em 21 de agosto, às 18h, “Fake Science – A epidemia” será tema de live a ser conduzida pelo Prof. José Carlos Garcia, da disciplina de Física do Objetivo.

Na live, ele explicará que a ciência nunca foi tão relevante no cotidiano quanto é nos dias de hoje. A sociedade não se sustenta mais sem o uso intenso de tecnologias que pareceriam assunto de ficção científica no passado. Sem a ciência, o agronegócio não produziria como produz; doenças mais simples dizimariam populações se não fossem as vacinas, antibióticos e os sofisticados exames de imagem. O homem depende visceralmente da eletrônica, da internet e da inteligência artificial. Mas, apesar da nossa vital dependência da ciência, temos vivido cada vez mais um negacionismo científico, com grupos defendendo, por exemplo, que a Terra é plana.

“Se isso ficasse somente no plano da excentricidade de alguns, não seria um real problema, porém quando as pessoas passam a acreditar que a vacina contra a poliomielite causa autismo ou que tomar desinfetante cura o câncer de estômago, por exemplo, aí a sociedade tem um problema sério”, explica o Prof. José Carlos.

Toda essa abordagem fará parte da live Fake Science. O debate é rico e importante para se evitar o obscurantismo científico que assombra a sociedade, e chamar a atenção para a necessidade de uma sólida base em ciência, uma “alfabetização” científica do cidadão.

As lives contarão com as mediações de Silvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Não perca! Acesse um destes canais e assista a todas elas: https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo