Destaque
Abertas até 6 de junho as inscrições para o Vestibular UFPR 2026
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina em 2/5;

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Elas podem ser feitas até o dia 6 de junho, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos. Para esta edição do vestibular, são ofertadas 5.313 vagas, em 143 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
A taxa de inscrição é de R$ 195,00, mesmo valor dos três últimos anos. Candidatos(as) que não têm condição financeira de arcar com esse valor têm prazo até 2 de maio para solicitar isenção. Podem pedir isenção candidatos(as) que se enquadrem em uma das seguintes situações: a) estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal ou b) tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e, ao mesmo tempo, comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.
Das 5.313 vagas, pelo menos 50% serão reservadas para estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro dessa percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até 1 salário mínimo mensal por pessoa da família) pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é para a ampla concorrência.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.
Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por videoconferência. Indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição. Essa documentação será analisada por bancas específicas para cada grupo.
Os candidatos que declararem renda mensal de até 1 salário mínimo por pessoa da família deverão comprovar essa condição até o dia 11 de junho. Para quem está inscrito no CadÚnico, basta enviar o comprovante de cadastro até o dia 23 de maio. Candidatos que se enquadram nessa faixa de renda mas não estão cadastrados no CadÚnico devem enviar a documentação prevista em edital.
Provas
A prova da primeira fase do vestibular será aplicada no dia 5 de outubro, em 11 cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo. Cada candidato pode escolher a cidade onde deseja realizar a prova.
Na segunda fase, cada candidato fará as provas na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu, com uma exceção: candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná farão a prova da segunda fase em Matinhos. A prova de compreensão e produção de textos será no dia 30 de novembro, para todos os candidatos convocados para a segunda fase. No dia 1º de dezembro será aplicada a prova de conhecimentos específicos, apenas para os candidatos inscritos para os cursos que têm essa exigência, e também a avaliação de habilidades específicas, para os inscritos para o curso de Música.
A divulgação do resultado final do Vestibular 2026 está prevista para o dia 16 de janeiro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2025-2
Os candidatos deverão ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do Enem dos últimos três anos.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) 2025-2 para ingresso em cursos de Graduação nas modalidades presencial e a distância, com início no segundo semestre deste ano.
Os candidatos deverão ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos três anos, referente aos anos 2022, 2023 ou 2024.
A inscrição deve ser feita exclusivamente no site https://unificado20252.ufsc.br de 15/04 a 15/05. O valor da inscrição é de R$ 50,00 e as solicitações de isenção da taxa devem ser realizadas até o dia 30/04.
Podem se inscrever os candidatos que concluíram ou estão por concluir o Ensino Médio até a data de matrícula. Na inscrição, o candidato deverá optar pela instituição de interesse (UFSC ou IFSC) nos cursos de graduação oferecidos, listados no edital.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Neste Processo Seletivo serão implementadas as Políticas de Ações Afirmativas, destinadas a estudantes do Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias, considerando critérios de renda, para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Todas as informações referentes às vagas, documentações e critérios para a seleção do processo seletivo podem ser acessadas diretamente no edital, disponibilizado no site.
Vagas remanescentes para refugiados
A UFSC, por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), informa sobre o Processo Seletivo para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadoras de visto humanitário 2025, para o preenchimento de 10 vagas remanescentes do Vestibular anterior e do SiSU UFSC 2025, oferecidas para o segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site www.refugiados2025.ufsc.br
A prova será realizada no dia 29 de junho de 2025 e constará de uma redação.
Os candidatos poderão realizar a prova nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.