Notícias dos Vestibulares e Enem
Abertas inscrições para a 2ª edição do Processo Seletivo Regular 2025 da Ufopa
Gratuita, a inscrição deverá ser feita até o dia 20 de junho, exclusivamente via Internet

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Processo Seletivo Regular (PSR) 2025 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A seleção visa ao preenchimento de 313 vagas em cursos de graduação, sendo 90 vagas para os cursos do Campus Rurópolis e 223 vagas remanescentes da primeira edição do PSR 2025, oriundas dos campi Santarém, Itaituba e Monte Alegre. Gratuita, a inscrição deverá ser feita até o dia 20 de junho, exclusivamente via Internet, por meio da página https://psr2025-2.ufopa.edu.br/.
As vagas são destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das edições realizadas no período de 2021 a 2024. Para esta segunda edição, a Ufopa reservou 50% das vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 50% para a ampla concorrência.
Pela primeira vez, Rurópolis participa do Processo Seletivo Regular (PSR), ofertando dois novos cursos: Licenciatura em Letras, com 50 vagas; e Agronomia, com 40. “A grande novidade do PSR 2025 – 2ª Edição é a abertura do Campus Rurópolis, com a oferta de dois novos cursos que foram demandados pela população em pesquisas e audiência pública realizadas no município”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa, Carla Paxiúba.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Além destas vagas, este processo seletivo também oferta vagas remanescentes para cursos que não tiveram o preenchimento total no Processo Seletivo Regular 2025 – 1ª Edição, dando assim uma nova oportunidade a alunos que não conseguiram ingressar na instituição”, explica. Em Itaituba são 17 vagas para Engenharia Civil, e em Monte Alegre há 29 vagas para Engenharia de Aquicultura.
Para Santarém, que concentra o maior número de cursos de graduação, são 178 vagas, distribuídas em 11 cursos de graduação: Licenciatura em Física (15 vagas), Arqueologia (21 vagas), Antropologia (9 vagas), Engenharia de Pesca (23 vagas), BI em Ciência e Tecnologia/BP em Engenharia Física (22 vagas), BI em Ciências da Terra (19 vagas), Geofísica (18 vagas), Ciências Atmosféricas (17 vagas), Geologia (12 vagas), Biotecnologia (13 vagas) e Ciências Ambientais (9 vagas).
Inscrição – “Pedimos aos candidatos que façam a leitura atenta do edital antes de se inscreverem para que fiquem atentos a todas as regras e procedimentos indicados no documento”, alerta a pró-reitora.
Para se inscrever o candidato deverá possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo este documento obrigatório para esse ato, além de um endereço de e-mail válido e único, ou seja, que não tenha sido utilizado por outro candidato. O candidato poderá realizar apenas uma solicitação de inscrição, para a qual será gerado um número único de comprovante de inscrição.
No processo de inscrição, o candidato deverá preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive sobre seu perfil socioeconômico, e executar a sequência de procedimentos ali descrita, indicando a opção de curso entre os oferecidos. O candidato poderá corrigir seus dados e informações pessoais, com exceção do número do CPF, e mudar de curso diretamente no sistema da Ufopa até a finalização do período de inscrições. Após esse período, não será possível nenhuma alteração.
De acordo com o edital de seleção, é de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento das informações solicitadas no formulário de inscrição, assim como a impressão e a conferência dos dados constantes em seu comprovante de inscrição. A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato participou do Enem, em pelo menos um dos anos, no período entre 2021 e 2024.
Etapas – A segunda edição do PSR/Ufopa 2025 ocorrerá nas seguintes etapas:
- Inscrição on-line no período de 5 a 20 de junho;
- Classificação dos candidatos, de acordo com quadro de vagas por município/curso;
- Convocação dos candidatos classificados;
- Habilitação dos candidatos classificados, com procedimento de heteroidentificação para candidato classificado em vaga reservada e destinada às pessoas negras; e avaliação médica pericial para candidato autodeclarado pessoa com deficiência (PcD) e que tiver sido classificado para vaga reservada e destinada às pessoas com deficiência;
- Habilitação dos candidatos classificados com apresentação presencial dos documentos exigidos no edital, comprovando os dados declarados pelo candidato no ato da inscrição. Todos os candidatos classificados em qualquer grupo de vagas do processo seletivo devem realizar este procedimento.
Inclusão Regional – A Ufopa também adotará na segunda edição do PSR 2025 o argumento de inclusão regional, que consiste no acréscimo de 20% na nota, como forma de estimular o acesso de candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas ou privadas nos municípios que compõem a área de abrangência da Ufopa, que são: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Também serão contemplados com o bônus de 20% os candidatos que concluíram o ensino médio por meio de exames de proficiência, devendo o candidato comprovar, na habilitação ao vínculo institucional, que residiu em municípios da área de abrangência da Ufopa no período de outubro de 2021 a outubro de 2024.
Cotas – Os candidatos que optarem pelo sistema de ingresso por cotas sociais devem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e possuir renda familiar bruta mensal inferior ou igual a um salário mínimo nacional per capita. Também podem concorrer pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos devem ficar atentos aos critérios avaliativos e procedimentos comprobatórios, descritos no edital de seleção, realizados durante a habilitação.
Cada candidato, em razão das informações prestadas no momento da inscrição, será incluído no grupo de vagas correspondente, tendo, no entanto, que comprovar sua condição no momento da habilitação. Aqueles que optarem pelas vagas reservadas às pessoas negras (grupos G1 e G5) terão de passar pela Banca de Heteroidentificação, procedimento presencial em que são consideradas as características fenotípicas do candidato, tais como conjunto de cor de pele, textura de cabelo e traços faciais.
O candidato que se autodeclarar pertencente a povo indígena, habilitando-se nas vagas reservadas aos grupos G1 ou G5, deverá apresentar presencialmente, durante a habilitação, os documentos exigidos no edital, como a autodeclaração de identidade indígena e a declaração de pertencimento étnico e de residência, entre outros.
O candidato que for habilitar-se nas vagas reservadas aos grupos G2 ou G6, reservados à comunidade quilombola, também deverá apresentar os documentos exigidos: autodeclaração de pertencimento étnico quilombola e declaração de pertencimento devidamente preenchida e assinada, a próprio punho, por três autoridades quilombolas, devidamente identificadas.
Já o candidato que se tiver autodeclarado pessoa com deficiência (PcD), sendo classificado nos grupos G3 e G7, deverá comprovar sua condição, apresentando-se à avaliação médica pericial durante o processo de habilitação.
Confira AQUI o edital de seleção do PSR 2025 – 2ª Edição.
Acompanhe AQUI todas as etapas da 2ª edição do PSR 2025.
Mais informações pelo e-mail psr@ufopa.edu.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Celso Lisboa lança campanha que cobre propostas de concorrentes
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina.

O Centro Universitário Celso Lisboa, localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio, está com inscrições abertas para cursos de graduação presencial com condições promocionais por meio da campanha “Celso MATCH Perfeito”. A iniciativa permite que os candidatos apresentem propostas de outras instituições e recebam condições ainda mais vantajosas para estudar na universidade.
Na campanha, os aprovados ganham 95% de desconto na primeira mensalidade e, a partir da segunda, pagam um valor com 5% de abatimento sobre o preço apresentado pela concorrência. A condição também vale para transferências externas e reabertura de matrícula na própria instituição.
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina. Segundo a instituição, o objetivo é ampliar o número de alunos no segundo semestre e tornar o acesso ao ensino superior mais acessível, sem abrir mão da qualidade acadêmica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações: www.celsolisboa.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2026 para o curso de Medicina. O prazo vai até o dia 22 de setembro de 2025.
O curso tem infraestrutura voltada para a saúde, corpo docente altamente qualificado e o incentivo às atividades práticas com a inserção da Faculdade dentro do Hospital da Santa Casa de São Paulo.
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica. Para se inscrever, basta acessar a página da Vunesp, selecionar a modalidade que se encaixe com o perfil socioeconômico do candidato e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Provas
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade de realização das provas, sendo elas: Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, São Paulo e Sorocaba.
As provas acontecerão entre os dias 18 de 19 de outubro de 2025, das 14h às 18h. O primeiro dia é destinado à prova de Conhecimentos Gerais, já o segundo dia será reservado à prova de Conhecimentos Específicos e Redação.
O local das provas será informado pela Vunesp, na área do candidato, no link “Local de prova”, a partir de 10 de outubro de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Metodista oferece 70% de desconto em todos os cursos presenciais e EAD até 31 de julho
A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.

As inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo seguem abertas. A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.
O processo seletivo contempla diferentes formas de ingresso, como o uso da nota do Enem, transferência de outra instituição, segunda graduação ou realização de uma redação online e gratuita, disponível no site oficial da universidade. Não há cobrança de taxa de matrícula, e o valor pago no ato da matrícula corresponde à primeira mensalidade do curso, referente ao mês de julho.
Para tornar o ensino ainda mais acessível, a universidade mantém parcerias com plataformas como Quero Bolsa e Eu Formando, além de oferecer bolsas por meio do Prouni e de seu próprio programa de Bolsa Social. O desconto de 70% é válido para todo o curso, desde que a matrícula seja realizada até o dia 31 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A transferência para a Metodista também é simplificada, sendo necessário apresentar apenas o histórico escolar da instituição de origem e os programas das disciplinas já cursadas.
Além da formação acadêmica, a Metodista promove uma série de experiências que enriquecem a trajetória universitária, como projetos de extensão, programas de intercâmbio com instituições internacionais, apoio à carreira, iniciação científica, eventos, palestras e workshops.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4366-5000, pelo e-mail cac@metodista.br ou acessar o site https://lp.metodista.br/