Notícias dos Vestibulares e Enem
Abertas inscrições para a 2ª edição do Processo Seletivo Regular 2025 da Ufopa
Gratuita, a inscrição deverá ser feita até o dia 20 de junho, exclusivamente via Internet

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Processo Seletivo Regular (PSR) 2025 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A seleção visa ao preenchimento de 313 vagas em cursos de graduação, sendo 90 vagas para os cursos do Campus Rurópolis e 223 vagas remanescentes da primeira edição do PSR 2025, oriundas dos campi Santarém, Itaituba e Monte Alegre. Gratuita, a inscrição deverá ser feita até o dia 20 de junho, exclusivamente via Internet, por meio da página https://psr2025-2.ufopa.edu.br/.
As vagas são destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das edições realizadas no período de 2021 a 2024. Para esta segunda edição, a Ufopa reservou 50% das vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 50% para a ampla concorrência.
Pela primeira vez, Rurópolis participa do Processo Seletivo Regular (PSR), ofertando dois novos cursos: Licenciatura em Letras, com 50 vagas; e Agronomia, com 40. “A grande novidade do PSR 2025 – 2ª Edição é a abertura do Campus Rurópolis, com a oferta de dois novos cursos que foram demandados pela população em pesquisas e audiência pública realizadas no município”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa, Carla Paxiúba.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Além destas vagas, este processo seletivo também oferta vagas remanescentes para cursos que não tiveram o preenchimento total no Processo Seletivo Regular 2025 – 1ª Edição, dando assim uma nova oportunidade a alunos que não conseguiram ingressar na instituição”, explica. Em Itaituba são 17 vagas para Engenharia Civil, e em Monte Alegre há 29 vagas para Engenharia de Aquicultura.
Para Santarém, que concentra o maior número de cursos de graduação, são 178 vagas, distribuídas em 11 cursos de graduação: Licenciatura em Física (15 vagas), Arqueologia (21 vagas), Antropologia (9 vagas), Engenharia de Pesca (23 vagas), BI em Ciência e Tecnologia/BP em Engenharia Física (22 vagas), BI em Ciências da Terra (19 vagas), Geofísica (18 vagas), Ciências Atmosféricas (17 vagas), Geologia (12 vagas), Biotecnologia (13 vagas) e Ciências Ambientais (9 vagas).
Inscrição – “Pedimos aos candidatos que façam a leitura atenta do edital antes de se inscreverem para que fiquem atentos a todas as regras e procedimentos indicados no documento”, alerta a pró-reitora.
Para se inscrever o candidato deverá possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo este documento obrigatório para esse ato, além de um endereço de e-mail válido e único, ou seja, que não tenha sido utilizado por outro candidato. O candidato poderá realizar apenas uma solicitação de inscrição, para a qual será gerado um número único de comprovante de inscrição.
No processo de inscrição, o candidato deverá preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive sobre seu perfil socioeconômico, e executar a sequência de procedimentos ali descrita, indicando a opção de curso entre os oferecidos. O candidato poderá corrigir seus dados e informações pessoais, com exceção do número do CPF, e mudar de curso diretamente no sistema da Ufopa até a finalização do período de inscrições. Após esse período, não será possível nenhuma alteração.
De acordo com o edital de seleção, é de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento das informações solicitadas no formulário de inscrição, assim como a impressão e a conferência dos dados constantes em seu comprovante de inscrição. A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato participou do Enem, em pelo menos um dos anos, no período entre 2021 e 2024.
Etapas – A segunda edição do PSR/Ufopa 2025 ocorrerá nas seguintes etapas:
- Inscrição on-line no período de 5 a 20 de junho;
- Classificação dos candidatos, de acordo com quadro de vagas por município/curso;
- Convocação dos candidatos classificados;
- Habilitação dos candidatos classificados, com procedimento de heteroidentificação para candidato classificado em vaga reservada e destinada às pessoas negras; e avaliação médica pericial para candidato autodeclarado pessoa com deficiência (PcD) e que tiver sido classificado para vaga reservada e destinada às pessoas com deficiência;
- Habilitação dos candidatos classificados com apresentação presencial dos documentos exigidos no edital, comprovando os dados declarados pelo candidato no ato da inscrição. Todos os candidatos classificados em qualquer grupo de vagas do processo seletivo devem realizar este procedimento.
Inclusão Regional – A Ufopa também adotará na segunda edição do PSR 2025 o argumento de inclusão regional, que consiste no acréscimo de 20% na nota, como forma de estimular o acesso de candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas ou privadas nos municípios que compõem a área de abrangência da Ufopa, que são: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Também serão contemplados com o bônus de 20% os candidatos que concluíram o ensino médio por meio de exames de proficiência, devendo o candidato comprovar, na habilitação ao vínculo institucional, que residiu em municípios da área de abrangência da Ufopa no período de outubro de 2021 a outubro de 2024.
Cotas – Os candidatos que optarem pelo sistema de ingresso por cotas sociais devem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e possuir renda familiar bruta mensal inferior ou igual a um salário mínimo nacional per capita. Também podem concorrer pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos devem ficar atentos aos critérios avaliativos e procedimentos comprobatórios, descritos no edital de seleção, realizados durante a habilitação.
Cada candidato, em razão das informações prestadas no momento da inscrição, será incluído no grupo de vagas correspondente, tendo, no entanto, que comprovar sua condição no momento da habilitação. Aqueles que optarem pelas vagas reservadas às pessoas negras (grupos G1 e G5) terão de passar pela Banca de Heteroidentificação, procedimento presencial em que são consideradas as características fenotípicas do candidato, tais como conjunto de cor de pele, textura de cabelo e traços faciais.
O candidato que se autodeclarar pertencente a povo indígena, habilitando-se nas vagas reservadas aos grupos G1 ou G5, deverá apresentar presencialmente, durante a habilitação, os documentos exigidos no edital, como a autodeclaração de identidade indígena e a declaração de pertencimento étnico e de residência, entre outros.
O candidato que for habilitar-se nas vagas reservadas aos grupos G2 ou G6, reservados à comunidade quilombola, também deverá apresentar os documentos exigidos: autodeclaração de pertencimento étnico quilombola e declaração de pertencimento devidamente preenchida e assinada, a próprio punho, por três autoridades quilombolas, devidamente identificadas.
Já o candidato que se tiver autodeclarado pessoa com deficiência (PcD), sendo classificado nos grupos G3 e G7, deverá comprovar sua condição, apresentando-se à avaliação médica pericial durante o processo de habilitação.
Confira AQUI o edital de seleção do PSR 2025 – 2ª Edição.
Acompanhe AQUI todas as etapas da 2ª edição do PSR 2025.
Mais informações pelo e-mail psr@ufopa.edu.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ENIAC abre processo seletivo de transferência para o curso de Medicina
Se você deseja transferir seu curso para o ENIAC, inscreva-se agora para realizar a transferência e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela instituição

O Centro Universitário de Excelência ENIAC anuncia a abertura do processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente
Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.
A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).
Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.
Alta demanda por especialistas
Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.
Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.
Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.
A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.
Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.
Sólida base teórica e visão crítica
A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.
“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.
A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade da Santa Casa de SP abre inscrições para o segundo semestre de 2025 — Prova de Julho
Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre de 2025, prova de julho. Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho exclusivamente pelo portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 49. A taxa pode ser paga por meio de boleto bancário até o dia 11 de julho.
Os cursos oferecidos são: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
Bolsa Filantrópica
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para concorrer a uma bolsa de estudos, o candidato deverá se inscrever na modalidade Bolsa Filantrópica e enviar os documentos exigidos em edital, para comprovação de renda.
O envio das documentações deve ocorrer durante o período de inscrição por meio deste link.
Um dos critérios para obter bolsa de estudos é preciso comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio para o candidato à bolsa integral de 100% e de até salários-mínimos para o candidato à bolsa parcial de 50%.
Embora façam parte das graduações ofertadas no vestibular de segundo semestre 2025 da Faculdade, os cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia não contam com bolsas filantrópicas para esta etapa.