Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Acompanhe a resolução da 2ª fase – Vestibular Unicamp – Prova 08/02

Publicado

em

Acompanhe a resolução da 2ª fase - Vestibular Unicamp - Prova 08 e 09/02

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2021 começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, com o menor índice de abstenção registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) em 10 anos. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comvest registrou 14.185 candidatos presentes e uma abstenção de apenas 8,3%, o que significa que dos 15.470 aprovados para a segunda fase, 1.285 candidatos não compareceram. A menor abstenção foi registrada em Jundiaí, com apenas 5,5%, seguida de Campinas com 6,5%. Os índices por cidade e as provas do dia estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). No primeiro dia de provas do ano passado, a abstenção havia sido de 10,2%. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11%.

Acompanhe aqui a resolução da prova feita pelos professores do Curso Objetivo.

A segunda fase continua nesta terça-feira, 9 de fevereiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase m 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.

Segunda fase

A segunda fase tem duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

Universidade passou a integrar o grupo de instituições com nota máxima

Publicado

em

por

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

No dia 02/04, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o relatório de Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, mais uma vez, a PUC-SP se destaca entre as melhores universidades do Brasil.

O MEC avaliou 2.022 instituições de ensino superior, das quais apenas 3% possuem o IGC na faixa 5 (conceito máximo). Considerando todas as 203 universidades públicas e privadas avaliadas, somente 25 ocupam o topo do ranking.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Das 92 universidades privadas do país avaliadas, apenas três possuem o IGC na faixa máxima: PUC-SP, PUC Rio e PUCRS. A posição é inédita, uma vez que apenas as universidades públicas ocupavam esse posto.

No estado de São Paulo a PUC-SP é a única Universidade privada na faixa máxima do Índice Geral de Cursos (IGC). Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024! Seleção com nota do ENEM ou Prova Presencial. Saiba mais.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem 2024

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.

“Quem se inscrever agora não pagará”, disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 20 de maio.

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo