Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Acompanhe a resolução da 2ª fase – Vestibular Unicamp – Prova 08/02

Publicado

em

Acompanhe a resolução da 2ª fase - Vestibular Unicamp - Prova 08 e 09/02

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2021 começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, com o menor índice de abstenção registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) em 10 anos. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comvest registrou 14.185 candidatos presentes e uma abstenção de apenas 8,3%, o que significa que dos 15.470 aprovados para a segunda fase, 1.285 candidatos não compareceram. A menor abstenção foi registrada em Jundiaí, com apenas 5,5%, seguida de Campinas com 6,5%. Os índices por cidade e as provas do dia estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). No primeiro dia de provas do ano passado, a abstenção havia sido de 10,2%. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11%.

Acompanhe aqui a resolução da prova feita pelos professores do Curso Objetivo.

A segunda fase continua nesta terça-feira, 9 de fevereiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase m 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.

Segunda fase

A segunda fase tem duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Destaque

Ex-aluno da PUC-SP é aprovado para a presidência do Banco Central

Gabriel Muricca Galípolo é graduado e mestre pela PUC-SP

Publicado

em

por

O plenário do Senado Federal, aprovou na última terça-feira (8/10), por 66 votos a 5, o nome de Gabriel Muricca Galípolo para presidente do Banco Central. Mais cedo, o economista já havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa.

Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi professor do Departamento de Economia da Universidade. Recentemente, no governo Lula, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O economista foi escolhido para comandar o Banco Central a partir de 2025. Galípolo assume a cadeira de Roberto Campos Neto em janeiro, após a aprovação da sabatina feita pelo Senado Federal.

Trabalhou como chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021).

O aluno Gabriel Galípolo

De acorco com o prof. Antonio Corrêa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, Gabriel Galípolo foi um dos alunos que se destacaram no curso de Economia da Universidade.

“Gabriel Galipolo é egresso da nossa Graduação e do Mestrado em Economia Política da PUC-SP. Sempre se destacou como aluno e depois professor do nosso Departamento de Economia, onde atuou por 6 anos. Ele soube aproveitar a formação eclética e crítica que oferecemos nos cursos, o que aliado à experiência que adquiriu na sua bem-sucedida carreira no mercado financeiro para tornar-se um economista diferenciado. Temos muito orgulho na PUC-SP em formar economistas de tanto sucesso no governo, no setor privado e na Universidade”, afirma o docente.

A profa. Cristina Helena de Mello, do departamento de Economia, destaca que Galípolo foi um daqueles estudantes brilhantes. “Galípolo foi nosso aluno e nosso professor. Foi sempre um estudante interessado, dedicado, daqueles que têm brilho nos olhos! Ele teve “vida universitária”! Isso significa que se envolveu fora da sala de aula, com professores, debates, colegas. Desenvolveu desta forma soft e life skills. Sempre aproveitou as oportunidades de network oferecidas por seus professores. Sua trajetória é mérito pessoal. Mas, seguramente, sua formação acadêmica, o desenvolvimento de competências e habilidades tem a alma mater da PUC-SP”, finaliza.

A diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA), profa. Elizabeth Borelli, afirma que a nomeação de Galípolo é de extrema relevância para toda a sociedade. “É motivo de grande orgulho para a PUC-SP a nomeação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, e, particularmente para a FEA, onde ele cursou, brilhantemente, a Graduação e o Mestrado em Economia Política; atuou, inclusive, como professor no curso de Ciências Econômicas. Sua notoriedade intelectual sempre o qualificou como um ponto fora da curva, não apenas no meio acadêmico, mas por sua carreira ascendente no mercado, pelos altos postos galgados. Certamente, deixará um legado importante para a economia brasileira”, reitera a docente.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Economia.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

O vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul oferece 30 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular UCS 2021 - Provas 22/11

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. São oferecidas 30 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Vestibular de Medicina UCS

As inscrições se estendem até 17 de novembro e podem ser feitas pelo site: https://ucsvirtual.ucs.br/vestibular/inscricao/.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A prova será aplicada dia 24 de novembro, às 13h30, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Com duração de cinco horas, o exame é composto por redação, dez questões de Língua Portuguesa, dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez de Conhecimentos Gerais, dez de Biologia e dez de Química. A participação também está aberta a alunos na modalidade de treineiros.

Ingresso nos demais cursos

Para o ingresso nos demais cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia da UCS, o processo seletivo é contínuo, com três oportunidades semanais via prova de redação on-line ou aproveitamento das notas de vestibulares anteriores da UCS ou do Enem. Clique para conferir todas as formas de estudar na UCS.

Continue lendo

Destaque

Inscrições do Vestibular de Medicina da UNICID vão até 15/10

A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos 

Publicado

em

por

vestibular de medicina Unicid 2022

Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).

Vestibular de Medicina UNICID

A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br

Processo Seletivo ENEM

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.

Continue lendo