Destaque
Alunos da ESEG realizam ações sociais como trabalho da disciplina de Gestão de Projetos
Incentivados pela ESEG, na disciplina de Gestão de Projetos, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais.

Incentivados pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, na disciplina de Gestão de Projetos, do professor doutor João Walter Saunders, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais. Dessa forma, a teoria adquirida durante as aulas é vivenciada na execução dos projetos, que devem conter desde a ideação até a entrega.
“O aprendizado com foco em projetos e ações sociais é baseado no Service Learning. Os alunos, em grupo, precisam planejar e executar o projeto durante um semestre. Nas aulas, reunimos os grupos para que cada um apresente estrutura, cronograma, escopo, plano de custos, termo de abertura e resultados em ciclos e sprints. Eles vivenciam a execução de um projeto e ajudam o próximo”, explica o professor.
Responsáveis pelo projeto Beaba, Lucas Torres, Giovanna Soluchinsky e Ricardo Kawamoto promoveram a causa principal da ONG Beaba por meio de divulgação em seus perfis pessoais do Instagram. “O conhecimento acerca do universo oncológico para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde faz com que o câncer seja visto de outra forma”, afirma Lucas. O valor arrecado pelo grupo foi revertido em doações à ONG.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em vista de conscientizar e de conseguir doações de sangue para hospitais e para hemocentros, Bruno Batscher, Eric Chang e Renan Albertine criaram o projeto Sangue Bom. “Existe uma falta de bolsas de sangue que se agravou devido à pandemia e à superlotação dos hospitais de São Paulo”, explica Bruno. “Em nossa divulgação, destacamos os hemocentros como locais para doação porque não têm contato com pacientes em tratamento da Covid-19”.
O projeto Ação Ajudaê colaborou com uma instituição que presta serviço social a crianças e adolescentes em situação de risco e oferece abrigo e recursos necessários para mantê-los. Criado por Caio Paschoal, Felipe Guerra, Felipe Sanitá e Rafaela Paz, o Ação Ajudaê realizou doações de alimentos e de roupas por meio da arrecadação de fundos em campanhas nas redes sociais. Além disso, as páginas no Facebook e no Instagram trataram sobre a importância de doar, de adotar uma criança e de realizar apadrinhamento afetivo e financeiro.
“Hoje em dia, as empresas buscam, em seus colaboradores, habilidades que excedem conhecimento teórico e experiências anteriores. Grande parte delas perguntam, em seu processo seletivo, se já participamos de algum projeto social. Com isso, o projeto agrega conhecimento na área social, nos valores individuais, no gerenciamento de pessoas, na arrecadação e destinação de recursos, principalmente, com uma visão mais humana”, conta Felipe Sanitá.
Para a causa animal, Júlia Braga, Larissa Kimoshita, Kenny Enzo e Yasmim Rosa desenvolveram o projeto Amor a 4 Patas. Arrecadaram, com uma campanha de doação, itens necessários, como ração, sachês e materiais de limpeza, para a instituição Projeto Estilo 4 Patas, que resgata, reabilita, castra e doa animais. Na primeira rifa, o grupo conseguiu fazer uma doação de 150 kg de ração.
“O projeto permitiu aplicar os ensinamentos teóricos aprendidos em aula, como gerenciar uma ação, incluindo todos os processos de planejamento, de programação e de orçamento de recursos”, explica Kenny Enzo. “Estamos muito felizes em poder ajudar uma instituição que acreditamos, visto o período difícil que estamos vivendo”.
Arnaldo Baldissin, Nicolly Christina, Vitória Souza e Vitória Oliveira fazem parte do projeto Abrace um Lar, voltado a ajudar a ONG O Suficiente, que apoia crianças carentes de comunidades da Zona Leste de São Paulo – atualmente, ajuda 35 famílias. “Fazer o bem traz alegria e desperta compaixão. Conseguimos ajudar a ONG a colocar mais alimento na mesa das famílias e não há preço que pague essa sensação de dever cumprido”, informa Vitória Souza.
Com projeto voltado à capacitação profissional, Henrique Rodrigues, Júlia Feliciano, Kauê Fernandes e Milena Queiroz fizeram uma Oficina de Excel, um site com videoaulas gravadas que ensinam como utilizar essa ferramenta, com o intuito de ajudar pessoas que precisam desse conhecimento para enriquecer o currículo e se inserir no mercado de trabalho.
Para o professor Saunders, “o aluno passa a entender como deve utilizar a ferramenta de Gestão de Projetos quando tem a possibilidade de juntar o conhecimento teórico com o prático. Além disso, ele desenvolve as competências chamadas soft skills, como liderança, negociação e comunicação”.
“Com a liberdade de escolha do segmento de ajuda, a sensação é que podemos focar mais nas causas humanas da sociedade. É extremamente gratificante poder ajudar o outro e ter esse sentimento de pertencimento social. Com esse incentivo da faculdade, com certeza, podemos nos tornar grandes profissionais e pessoas engajadas em uma sociedade que cada vez mais necessita do voluntariado”, explanou Sanitá.
A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 2º semestre de 2021, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto com o vestibular quanto com a nota do Enem, o candidato conquista bolsa de estudo de acordo com seu desempenho. Além disso, a Instituição oferece cursos de curta e de média duração, pós-graduação em Gestão de Finanças e em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão de Negócios, em Gestão de Projetos e em Gestão de TI.
Com duas unidades, próximas às estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960, e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951 – a ESEG está localizada nas proximidades da Avenida Paulista.
Serviço
Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção
Provas
10/07/2021, às 13h – Inscrições de 18/06/2021 até 09/07/2021
Rua Apeninos, 960 – Paraíso
Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: R$ 25,00
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito oficial – Vestibular das Fatecs 2025.2 – Prova 29/06/25
A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

O gabarito oficial do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2025 será publicado nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, exclusivamente, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.
A classificação segue a ordem decrescente das notas finais e relaciona o nome de todos os candidatos inscritos, por curso, período e unidade. A chamada para matrículas convoca os candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas. No mesmo endereço, também estão disponíveis o Manual do Candidato e a Portaria, com todas as orientações do processo seletivo.
Matrícula
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os convocados na primeira chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Para isso, é necessário anexar, no sistema de matrícula indicado no Manual do Candidato, a documentação solicitada em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG):
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto (RG, entre outros), dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.