Siga-nos!

Destaque

Alunos da ESEG realizam ações sociais como trabalho da disciplina de Gestão de Projetos

Incentivados pela ESEG, na disciplina de Gestão de Projetos, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais.

Publicado

em

Vestibular ESEG 2021/2

Incentivados pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, na disciplina de Gestão de Projetos, do professor doutor João Walter Saunders, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais. Dessa forma, a teoria adquirida durante as aulas é vivenciada na execução dos projetos, que devem conter desde a ideação até a entrega.

“O aprendizado com foco em projetos e ações sociais é baseado no Service Learning. Os alunos, em grupo, precisam planejar e executar o projeto durante um semestre. Nas aulas, reunimos os grupos para que cada um apresente estrutura, cronograma, escopo, plano de custos, termo de abertura e resultados em ciclos e sprints. Eles vivenciam a execução de um projeto e ajudam o próximo”, explica o professor.

Responsáveis pelo projeto Beaba, Lucas Torres, Giovanna Soluchinsky e Ricardo Kawamoto promoveram a causa principal da ONG Beaba por meio de divulgação em seus perfis pessoais do Instagram. “O conhecimento acerca do universo oncológico para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde faz com que o câncer seja visto de outra forma”, afirma Lucas. O valor arrecado pelo grupo foi revertido em doações à ONG.

Em vista de conscientizar e de conseguir doações de sangue para hospitais e para hemocentros, Bruno Batscher, Eric Chang e Renan Albertine criaram o projeto Sangue Bom. “Existe uma falta de bolsas de sangue que se agravou devido à pandemia e à superlotação dos hospitais de São Paulo”, explica Bruno. “Em nossa divulgação, destacamos os hemocentros como locais para doação porque não têm contato com pacientes em tratamento da Covid-19”.

O projeto Ação Ajudaê colaborou com uma instituição que presta serviço social a crianças e adolescentes em situação de risco e oferece abrigo e recursos necessários para mantê-los. Criado por Caio Paschoal, Felipe Guerra, Felipe Sanitá e Rafaela Paz, o Ação Ajudaê realizou doações de alimentos e de roupas por meio da arrecadação de fundos em campanhas nas redes sociais. Além disso, as páginas no Facebook e no Instagram trataram sobre a importância de doar, de adotar uma criança e de realizar apadrinhamento afetivo e financeiro.

“Hoje em dia, as empresas buscam, em seus colaboradores, habilidades que excedem conhecimento teórico e experiências anteriores. Grande parte delas perguntam, em seu processo seletivo, se já participamos de algum projeto social. Com isso, o projeto agrega conhecimento na área social, nos valores individuais, no gerenciamento de pessoas, na arrecadação e destinação de recursos, principalmente, com uma visão mais humana”, conta Felipe Sanitá.

Para a causa animal, Júlia Braga, Larissa Kimoshita, Kenny Enzo e Yasmim Rosa desenvolveram o projeto Amor a 4 Patas. Arrecadaram, com uma campanha de doação, itens necessários, como ração, sachês e materiais de limpeza, para a instituição Projeto Estilo 4 Patas, que resgata, reabilita, castra e doa animais. Na primeira rifa, o grupo conseguiu fazer uma doação de 150 kg de ração.

“O projeto permitiu aplicar os ensinamentos teóricos aprendidos em aula, como gerenciar uma ação, incluindo todos os processos de planejamento, de programação e de orçamento de recursos”, explica Kenny Enzo. “Estamos muito felizes em poder ajudar uma instituição que acreditamos, visto o período difícil que estamos vivendo”.

Arnaldo Baldissin, Nicolly Christina, Vitória Souza e Vitória Oliveira fazem parte do projeto Abrace um Lar, voltado a ajudar a ONG O Suficiente, que apoia crianças carentes de comunidades da Zona Leste de São Paulo – atualmente, ajuda 35 famílias. “Fazer o bem traz alegria e desperta compaixão. Conseguimos ajudar a ONG a colocar mais alimento na mesa das famílias e não há preço que pague essa sensação de dever cumprido”, informa Vitória Souza.

Com projeto voltado à capacitação profissional, Henrique Rodrigues, Júlia Feliciano, Kauê Fernandes e Milena Queiroz fizeram uma Oficina de Excel, um site com videoaulas gravadas que ensinam como utilizar essa ferramenta, com o intuito de ajudar pessoas que precisam desse conhecimento para enriquecer o currículo e se inserir no mercado de trabalho.

Para o professor Saunders, “o aluno passa a entender como deve utilizar a ferramenta de Gestão de Projetos quando tem a possibilidade de juntar o conhecimento teórico com o prático. Além disso, ele desenvolve as competências chamadas soft skills, como liderança, negociação e comunicação”.

“Com a liberdade de escolha do segmento de ajuda, a sensação é que podemos focar mais nas causas humanas da sociedade. É extremamente gratificante poder ajudar o outro e ter esse sentimento de pertencimento social. Com esse incentivo da faculdade, com certeza, podemos nos tornar grandes profissionais e pessoas engajadas em uma sociedade que cada vez mais necessita do voluntariado”, explanou Sanitá.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 2º semestre de 2021, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto com o vestibular quanto com a nota do Enem, o candidato conquista bolsa de estudo de acordo com seu desempenho. Além disso, a Instituição oferece cursos de curta e de média duração, pós-graduação em Gestão de Finanças e em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão de Negócios, em Gestão de Projetos e em Gestão de TI.

Com duas unidades, próximas às estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960, e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951 – a ESEG está localizada nas proximidades da Avenida Paulista.

Serviço
Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Provas
10/07/2021, às 13h – Inscrições de 18/06/2021 até 09/07/2021
Rua Apeninos, 960 – Paraíso

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: R$ 25,00
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br

Destaque

Revisão para o Enem – 9ª fascículo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Já está no ar o nono material de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O tema desta semana é Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Publicado

em

por

Revisão para o Enem 2021 - SAS Plataforma de Educação

Já está no ar o nono material de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O tema desta semana é Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Neste novo fascículo do Projeto ENEM, será a vez de estudarmos itens em que são abordados os seguintes assuntos da Língua Portuguesa: funções da linguagem (3,7%) e relações intertextuais (2,8%). Também chegou a hora de estudarmos com questões das línguas estrangeiras. E

Clique aqui para baixar o fascículo (3 MB). Assista abaixo a videoaula com a resolução das questões.

Clique aqui para baixar gratuitamente os materiais anteriores.

Revisão Enem 2021

Serão publicados 17 fascículos e videoaulas com explicação de especialistas, sobre os temas que são mais cobrados no exame (e que poderão cair no Enem 2021).

O canal Revisão para o Enem 2021 é uma parceria do sejabixo! com o SAS Plataforma de Educação.

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina Unifase 2022 prorroga inscrições até 30/9

As inscrições estão abertas, disponíveis até o dia 30 de setembro. A prova está marcada para o dia 24 de outubro de 2021.

Publicado

em

por

Seja na área de ficção das séries televisivas, na qual a prática médica ganha cada vez mais destaque, ou na vida real, quando é necessário definir o caminho profissional a ser traçado, não são poucas as pessoas que admiram a Medicina e sonham em exercer a profissão. É muito comum os estudantes relatarem o desejo de seguir a carreira desde a infância, quando bonecas eram utilizadas para dar vida aos primeiros pacientes, no mundo da imaginação. Sendo uma área tão apreciada, o curso mantém a tradição de ser o mais concorrido do país.

No Centro de Simulação Realística da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) são utilizados robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas, permitindo que os alunos realizem procedimentos muito próximos à realidade. Foto: Divulgação

“Terminei o ensino médio em 2013 e decidi ingressar na faculdade de comunicação. Me formei e atuei na área até o meio do ano passado, mas sempre tive o sonho de cursar Medicina, o que não foi possível assim que saí da escola. Fiquei muito mexida com o atual cenário de saúde mundial e entendi que o meu lugar era atuando na linha de frente no combate à pandemia, sendo protagonista da minha história como médica. Então, resolvi estudar para o vestibular e ingressar no curso de medicina. Estou realizada, começando neste curso com foco total”, destaca Nathália Silveira, aluna do 1º período da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

Desde o primeiro período do curso, os estudantes de Medicina são inseridos no dia a dia das comunidades, participando de projetos de extensão e de atividades sociais de promoção da saúde. Foto: Divulgação

Tem o desejo de seguir carreira na área médica? Essa é a oportunidade de estudar em um Centro Universitário que é referência em saúde, com o melhor custo-benefício em Medicina do Rio de Janeiro. O Vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é aplicado pela Fundação Cesgranrio. As inscrições estão abertas, disponíveis até o dia 30 de setembro. A prova está marcada para o dia 24 de outubro. Essa será a única oportunidade para aqueles que desejam ingressar no curso de Medicina no ano letivo de 2022. Para se inscrever, ter acesso ao edital, saber mais sobre o campus e o curso, acesse: www.unifase-rj.edu.br ou ligue para (24) 2244-6471 e (24) 98865-7504 (WhatsApp). Os candidatos também podem ingressar no curso através da nota obtida no ENEM de 2019 ou 2020.

O Campus da UNIFASE/FMP está situado em um terreno de 85 mil m², cercado pela Mata Atlântica e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis, um convite para os estudos e para quem preza pela qualidade de vida universitária. Foto: Divulgação

“Nossa proposta de ensino é proporcionar aos alunos a melhor experiência na formação médica. Investimos em parcerias nacionais e internacionais com instituições e profissionais renomados, para que os acadêmicos tenham acesso ao intercâmbio de conhecimentos e estejam sempre atualizados com a realidade de atuação na área médica. A instituição possui um importante investimento em cenários reais de aprendizagem onde o aluno, desde o início do curso, é inserido e progressivamente vai adquirindo as competências necessárias à prática médica de excelência, passando por cenários de simulação realística e ambientes controlados, para depois praticar em cenários do mundo real. Com um currículo moderno, enfatizamos o aluno como protagonista de sua aprendizagem com metodologias de ensino de última geração, integrando ensino, pesquisa e extensão ao longo do curso. Um grande diferencial no nosso ensino é o desenvolvimento do aspecto humano do futuro profissional com ênfase no compromisso com as necessidades de saúde da sociedade”, frisa Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, de Petrópolis.

No Hospital de Ensino Alcides Carneiro, os estudantes de Medicina da UNIFASE/FMP vivenciam a prática médica, supervisionados por professores de diversas especialidades, inclusive na UTI Neonatal, referência de qualidade na Região Serrana do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Há mais de 50 anos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) forma excelentes profissionais que se destacam aonde quer que exerçam suas atividades. O compromisso com o ensino atualizado e de excelência coloca a UNIFASE/FMP em destaque no cenário nacional, inclusive com o aval de qualidade, nota máxima, do Ministério da Educação.
“A Medicina me encanta desde a infância. Ainda pequeno, eu já tinha certeza de que queria ser médico. Lembro que ia a um otorrinolaringologista em Salvador e ele despertou em mim a admiração pela profissão e a vontade de ajudar ao próximo, através do meu trabalho. Anos depois, vim estudar no Rio de Janeiro. Tive a felicidade de ser aprovado em duas instituições. Escolhi a Faculdade de Medicina de Petrópolis por sua tradição e qualidade ímpar, com a mais moderna tecnologia de ensino e infraestrutura. Estou quase me formando e extremamente realizado”, conta Felipe Freire, aluno do 9º período da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

Continue lendo

Destaque

Vestibular Fuvest 2022 aceita inscrições até 1/10

Reta final das inscrições para o Vestibular Fuvest 2022, que oferece 8.211 vagas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). 

Publicado

em

por

Divulgado calendário do vestibular Fuvest 2022

Reta final das inscrições para o Vestibular Fuvest 2022, que oferece 8.211 vagas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP).

Inscrição no Vestibular Fuvest 2022

Os candidatos poderão realizar as inscrições, até às 12 horas do dia 1º de Outubro, por meio do site https://www.fuvest.br/ e com o pagamento da taxa no valor de R$ 182,00.

Provas

A prova da 1ª Fase está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, enquanto as provas da 2ª Fase serão realizadas nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

Manual do Candidato

O Manual do Candidato do Vestibular Fuvest 2022 já está disponível para consulta. No material, os candidatos podem conferir os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª Fase e matrícula, entre outras.

Manual do Candidato - Vestibular Fuvest 2022

Manual do Candidato do Vestibular Fuvest 2022 já está disponível online

Ingresso na graduação da USP

O ingresso para a graduação na USP se dá por meio de seu vestibular próprio, aplicado pela FUVEST, e por meio do SiSU. Para o ingresso em 2022, serão oferecidas 11.147 vagas, distribuídas entre vagas de ampla concorrência (AC), vagas destinadas a alunos egressos de escola pública (EP) e vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI).

Continue lendo