Siga-nos!

Destaque

Alunos da ESEG realizam ações sociais como trabalho da disciplina de Gestão de Projetos

Incentivados pela ESEG, na disciplina de Gestão de Projetos, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais.

Publicado

em

Vestibular ESEG 2021/2

Incentivados pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, na disciplina de Gestão de Projetos, do professor doutor João Walter Saunders, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem ações sociais. Dessa forma, a teoria adquirida durante as aulas é vivenciada na execução dos projetos, que devem conter desde a ideação até a entrega.

“O aprendizado com foco em projetos e ações sociais é baseado no Service Learning. Os alunos, em grupo, precisam planejar e executar o projeto durante um semestre. Nas aulas, reunimos os grupos para que cada um apresente estrutura, cronograma, escopo, plano de custos, termo de abertura e resultados em ciclos e sprints. Eles vivenciam a execução de um projeto e ajudam o próximo”, explica o professor.

Responsáveis pelo projeto Beaba, Lucas Torres, Giovanna Soluchinsky e Ricardo Kawamoto promoveram a causa principal da ONG Beaba por meio de divulgação em seus perfis pessoais do Instagram. “O conhecimento acerca do universo oncológico para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde faz com que o câncer seja visto de outra forma”, afirma Lucas. O valor arrecado pelo grupo foi revertido em doações à ONG.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em vista de conscientizar e de conseguir doações de sangue para hospitais e para hemocentros, Bruno Batscher, Eric Chang e Renan Albertine criaram o projeto Sangue Bom. “Existe uma falta de bolsas de sangue que se agravou devido à pandemia e à superlotação dos hospitais de São Paulo”, explica Bruno. “Em nossa divulgação, destacamos os hemocentros como locais para doação porque não têm contato com pacientes em tratamento da Covid-19”.

O projeto Ação Ajudaê colaborou com uma instituição que presta serviço social a crianças e adolescentes em situação de risco e oferece abrigo e recursos necessários para mantê-los. Criado por Caio Paschoal, Felipe Guerra, Felipe Sanitá e Rafaela Paz, o Ação Ajudaê realizou doações de alimentos e de roupas por meio da arrecadação de fundos em campanhas nas redes sociais. Além disso, as páginas no Facebook e no Instagram trataram sobre a importância de doar, de adotar uma criança e de realizar apadrinhamento afetivo e financeiro.

“Hoje em dia, as empresas buscam, em seus colaboradores, habilidades que excedem conhecimento teórico e experiências anteriores. Grande parte delas perguntam, em seu processo seletivo, se já participamos de algum projeto social. Com isso, o projeto agrega conhecimento na área social, nos valores individuais, no gerenciamento de pessoas, na arrecadação e destinação de recursos, principalmente, com uma visão mais humana”, conta Felipe Sanitá.

Para a causa animal, Júlia Braga, Larissa Kimoshita, Kenny Enzo e Yasmim Rosa desenvolveram o projeto Amor a 4 Patas. Arrecadaram, com uma campanha de doação, itens necessários, como ração, sachês e materiais de limpeza, para a instituição Projeto Estilo 4 Patas, que resgata, reabilita, castra e doa animais. Na primeira rifa, o grupo conseguiu fazer uma doação de 150 kg de ração.

“O projeto permitiu aplicar os ensinamentos teóricos aprendidos em aula, como gerenciar uma ação, incluindo todos os processos de planejamento, de programação e de orçamento de recursos”, explica Kenny Enzo. “Estamos muito felizes em poder ajudar uma instituição que acreditamos, visto o período difícil que estamos vivendo”.

Arnaldo Baldissin, Nicolly Christina, Vitória Souza e Vitória Oliveira fazem parte do projeto Abrace um Lar, voltado a ajudar a ONG O Suficiente, que apoia crianças carentes de comunidades da Zona Leste de São Paulo – atualmente, ajuda 35 famílias. “Fazer o bem traz alegria e desperta compaixão. Conseguimos ajudar a ONG a colocar mais alimento na mesa das famílias e não há preço que pague essa sensação de dever cumprido”, informa Vitória Souza.

Com projeto voltado à capacitação profissional, Henrique Rodrigues, Júlia Feliciano, Kauê Fernandes e Milena Queiroz fizeram uma Oficina de Excel, um site com videoaulas gravadas que ensinam como utilizar essa ferramenta, com o intuito de ajudar pessoas que precisam desse conhecimento para enriquecer o currículo e se inserir no mercado de trabalho.

Para o professor Saunders, “o aluno passa a entender como deve utilizar a ferramenta de Gestão de Projetos quando tem a possibilidade de juntar o conhecimento teórico com o prático. Além disso, ele desenvolve as competências chamadas soft skills, como liderança, negociação e comunicação”.

“Com a liberdade de escolha do segmento de ajuda, a sensação é que podemos focar mais nas causas humanas da sociedade. É extremamente gratificante poder ajudar o outro e ter esse sentimento de pertencimento social. Com esse incentivo da faculdade, com certeza, podemos nos tornar grandes profissionais e pessoas engajadas em uma sociedade que cada vez mais necessita do voluntariado”, explanou Sanitá.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 2º semestre de 2021, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto com o vestibular quanto com a nota do Enem, o candidato conquista bolsa de estudo de acordo com seu desempenho. Além disso, a Instituição oferece cursos de curta e de média duração, pós-graduação em Gestão de Finanças e em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão de Negócios, em Gestão de Projetos e em Gestão de TI.

Com duas unidades, próximas às estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960, e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951 – a ESEG está localizada nas proximidades da Avenida Paulista.

Serviço
Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Provas
10/07/2021, às 13h – Inscrições de 18/06/2021 até 09/07/2021
Rua Apeninos, 960 – Paraíso

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: R$ 25,00
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo