Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Aplicação do PAES UEMA para o 1º grupo tem 60% de presença

As provas em etapa única do PAES UEMA 2021 aconteceram neste domingo (4) em clima de tranquilidade para o 1º grupo

Publicado

em

PAES UEMA 2021 - Orientações, horários e locais de provas

As provas em etapa única do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES/UEMA) aconteceram neste domingo (4) em clima de tranquilidade para o primeiro grupo. Por conta da pandemia da COVID-19, os candidatos inscritos foram divididos em dois grupos. Metade realizou a prova neste domingo e o restante fará segunda (05).

Cerca de 24 mil candidatos faziam parte desse primeiro grupo de prova. E um total de quase 60% desse quantitativo compareceram aos locais de prova.

O tema da redação da etapa única de hoje foi “É possível pensar em um Brasil contemporâneo com “B” maiúsculo sem os males que se enraizaram desde o passado?”.

Neste domingo, fizeram a prova os candidatos que optaram por um dos seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Matemática Licenciatura, Física Licenciatura, Curso de Formação de Oficiais – CBMMA, Química Licenciatura, Engenharia de Pesca, Agronomia Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, Zootecnia, Educação Física Licenciatura, Ciências Naturais Licenciatura e Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

Provas dia 05: segundo grupo

Na segunda (05), será a vez dos candidatos que escolheram uma dessas opções: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês/ Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Pedagogia Licenciatura; Música Licenciatura; Direito Bacharelado; Administração Bacharelado; Ciências Contábeis Bacharelado; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; História Licenciatura/ Geografia Licenciatura e/ou Bacharelado; Engenharia Florestal; Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; Ciências Sociais – Bacharelado e/ou Licenciatura; Curso de Formação de Oficiais – PMMA e Filosofia Licenciatura.

Os portões serão abertos às 12h. O início da realização das provas será às 13h e o término às 18h. O local de prova consta na confirmação de inscrição que está disponível no site https://www.paes.uema.br. O candidato deve portar documento de identificação com foto e utilizar máscara de proteção facial.

Ainda não conseguiu acessar seu cartão de confirmação de inscrição para verificar o local da sua prova? Confira a listagem no site do PAES: Acesse: https://www.paes.uema.br/?p=2102.

A etapa única é composta de prova com 44 questões objetivas de múltipla escolha e redação. O PAES 2021 irá selecionar candidatos para os cursos de graduação, na modalidade presencial. São ofertadas 4.080 vagas para os campi da UEMA e 855 vagas para a UEMAsul.

Medidas de biossegurança

Além da divisão dos candidatos em dois grupos para evitar aglomerações, a UEMA adotou as seguintes medidas para aplicação do certame: Disponibilização de álcool gel 70% em vários pontos dos locais de prova; afastamento mínimo de 2 (dois) metros entre mesas e cadeiras individuais; realização de marcações em cada prédio para que seja mantido o distanciamento social durante o fluxo de pessoas nos dias das provas; dispor colaboradores para organizar as filas dentro ou fora de cada prédio; aferição da temperatura, na entrada de cada local da prova; restrição do número de candidatos por sala que não ultrapassará 40% de sua capacidade máxima.

A IES também publicou orientações a serem seguidas pelos candidatos no dia da prova. As medidas são: utilizar máscara, de forma a cobrir a boca e o nariz; submeter-se a aferição da temperatura corporal para permissão de acesso ao local de aplicação da prova; higienizar as mãos com álcool gel 70% que será disponibilizado nos locais de prova; substituir a máscara de proteção facial a cada 2 (duas) horas; evitar aperto de mãos, beijos e abraços; obedecer às demarcações de distanciamento (2,0 metros) e às orientações dos fiscais e coordenadores de prova sobre as medidas de segurança; levar sua própria garrafa, transparente e sem rótulo, devidamente abastecida com água; e apenas consumir alimentos secos durante a realização da prova.

Destaque

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. O que acontece com quem não pagou a taxa do Enem?

Publicado

em

por

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Terminou às 22h desta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, impresso e digital. O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. “Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?”

Quem não fez o pagamento dentro do prazo indicado não terá sua inscrição confirmada e não poderá participar do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular 2022 da Univesp apresenta maioria de mulheres e candidatos vindos de escolas públicas

Segundo estudos, dos 74 mil inscritos no Vestibular Univesp 2022, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais.

Publicado

em

por

gabarito vestibular univesp 2022 - prova 22/05/22

O vestibular 2022, realizado no último domingo (22/05), o maior já organizado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em números de vagas, cursos e extensão territorial, mostrou o papel inclusivo da educação a distância no Estado de São Paulo.

Vestibular Univesp 2022

Segundo estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, dos 74 mil inscritos efetivos, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais. Do total, 53% são brancos, 33% pardos, 13% pretos, 0,4% indígena e 74% cursaram ensino médio (EM) na rede pública de ensino, 6% no Centro Paula Souza e outros 9% em outras instituições gratuitas. No vestibular de 2021, 72% haviam concluído o EM na rede pública, as mulheres somaram 56% e o número total de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), somou 43%.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra ainda que, do total de concorrentes, 35% conheceram a Univesp por meio das mídias sociais, e 99% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 40% não realizaram nenhum curso superior, 31% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram, e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 62% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 29% não exercem e 10% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 39% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 39% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.

O vestibular 2022 ofertou 31.125 vagas, em 347 municípios, de todas as regiões do Estado, desses, 32 participaram pela primeira vez. Foram oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no site vestibular.univesp.br em 11 de julho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18/07/2022. As aulas serão iniciadas em agosto.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina UNIFAGOC

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

Clique aqui para se inscrever

Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo