Notícias dos Vestibulares e Enem
Campanha ‘Mega Bolsa Janeiro’ oferece descontos de até 80% nas mensalidades
A Quero Bolsa lançou a campanha inédita ‘Mega Bolsas Janeiro’ para ajudar os alunos a ingressarem no ensino superior.
A Quero Bolsa começou o ano de 2022 com tudo e, seguindo seu objetivo, lança uma campanha inédita para ajudar os alunos a ingressarem no ensino superior. Dessa vez, a empresa está com a campanha Mega Bolsa Janeiro, que vai trabalhar com descontos de até 80% nas mensalidades das principais instituições de ensino do Brasil, durante todo curso.
Mega Bolsa Quero Bolsa
“Começar o ano com condições inéditas que vai ajudar milhares de brasileiros a ingressarem no ensino superior com descontos agressivos é, literalmente, começar o ano com o pé direito. Estamos super animados e esperamos alcançar mais de 2,6 milhões alunos, pois estamos com mais de 40 instituições engajadas nessa campanha”, afirma Marcelo Lima, CMO da Quero Educação.
Mas afinal, como essa campanha vai funcionar? A Quero fechou uma parceria com condições exclusivas com cada instituição de ensino participante, onde a ideia é promover a marca da faculdade por todo o marketplace da Quero Bolsa durante 24h, com descontos competitivos para cada uma dessas universidades. A campanha ainda vai contar com lives no Instagram e no YouTube em parceria com as universidades, dentre outras ativações.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A cada dia da ação, uma instituição oferecerá as condições especiais e vai ilustrar sua marca no site da Quero, que vai estar personalizado com a identidade da instituição e as ofertas específicas dela.
“Resolvemos fazer essa ação de revestir nosso site pela instituição de ensino, pois, sabemos, que grande parte dos alunos que estão em busca de uma bolsa de estudo entram no site da Quero Bolsa para buscar descontos. Com isso, damos a oportunidade da faculdade ser vista e, também, oferecemos ao aluno condições inéditas daquela determinada instituição de ensino. É uma ação que todo mundo sai ganhando: o aluno que ganha um desconto exclusivo e a faculdade que ganha notoriedade”, explica o CMO.
A campanha começa a valer na primeira semana de janeiro e uma das instituições que vai participar é a Estácio, que terá, no dia 11 de janeiro, o site da Quero Bolsa todo para os alunos que querem ingressar na Estácio com condições especiais. No dia 13, será o dia da Uniasselvi e no dia 20 será a Anhanguera.
Outras instituições também estão confirmadas como: a Faculdade Pitágoras de Alagoas, a Faculdade Anhanguera de Macapá, a Faculdade Martha Falcão Nilton Lins do Amazonas, a Uniruy Unime da Bahia, a Unifanor Faculdade Plus do Ceará, a Faculdade LS do Distrito Federal, a Faculdade Pitágoras Multivix do Espórito Santo, a Faculdade Pitágoras do Maranhão, a UNIC do Mato Grosso, a UNIDERP do Mato Grosso do Sul, a Faculdade Pitágoras e Newton Paiva de Minas Gerais, a Faculdade Ideal do Pará, a UNIPÁ Faculdade Pitágoras da Paraíba, a UniDBSCO Universidade Positivo do Paraná, o Centro Universitário UniFavip de Pernambuco, a UniFacid Faculdade Pitágoras do Piauí, o Celso Lisboa e UniCarioca do Rio de Janeiro, a FSG e CESUCA do RIo Grande do Sul, o São Lucas Porto Velho de Roraima e a Faculdade Impacta, UNICID, UNIFRAN e CEUNSP de São Paulo.
“A campanha “Mega Bolsa Janeiro” é a oportunidade que o mercado e os alunos precisavam para dar início a 2022 com o pé direito. Com essa ação, as faculdades vão conseguir atrair mais alunos e os alunos poderão iniciar a jornada no ensino superior com um preço acessível. Nosso principal objetivo com essa campanha é fazer com que o aluno se matricule e não desista durante a jornada, pois os preços estarão muito abaixo da tabela. O curso de Direito na faculdade Anhanguera, por exemplo, a mensalidade é de R$ 2.045,31, com o Mega Bolsa Janeiro, a mensalidade fica em R$ 399, em um desconto de 80,49%. É uma oportunidade única para que todos consigam realizar o sonho de ingressar no ensino superior”, finaliza Marcelo.
Sobre a Quero Educação
A Quero Educação é uma edtech brasileira. Possui o maior marketplace educacional do Brasil, por onde ajudou a matricular quase 1 milhão de alunos nas mais de 10 mil instituições de ensino parceiras. É considerada uma das 100 edtechs mais promissoras da América Latina pela HolonIQ, uma das 50 startups de maior impacto na América Latina pela WEF (Fórum Econômico Mundial) e uma das 40 empresas Endeavor do Mundo. É certificada pelo Great Place to Work. Seu sucesso chamou a atenção e os investimentos de grandes aceleradoras de startups, como a Y Combinator, a Endeavor e a G2D Investimentos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual
Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.
Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;
b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025
Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025
Palestra do livro: 27/05/2025
Data da prova: 08/06/2025
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Univesp 2025 aceita inscrições até 7/4
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.