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Censo mostra que graduação a distância (EaD) ganha espaço no ensino superior

Em 2019, as matrículas dos calouros representavam 43,8% do total

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Censo mostra que graduação a distância (EaD) ganha espaço no ensino superior

O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância. O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço na educação superior, enquanto o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.

Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas instituições de ensino superior. No ano passado, eram 43,8%, o que equivale a cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de novos estudantes.

Considerando apenas a rede privada, onde estão matriculados 76% do total de estudantes do ensino superior, a opção pela EaD foi ainda maior entre os calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos, 50,8%.

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Já o ensino presencial teve redução. Passou de 60,1% das matrículas dos calouros em 2018 para 56,2%, em 2019. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o número de ingressantes em EaD deve aumentar ainda mais, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Os dados de 2020 serão divulgados apenas no ano que vem.

“Eu acho que a pandemia vai acelerar essa tendência de migração para o ensino a distância ou ensino híbrido [com aulas presenciais e remotas]. Isso serve também como um ponto de alerta, como um ponto de observação, para o Ministério da Educação como um órgão regulador”, disse.

Diferenças

Os resultados das avaliações do ensino superior divulgados na terça-feira (20) mostram que os estudantes que se formam em cursos a distância têm desempenho inferior aos estudantes dos cursos presenciais. Mostram também que o perfil desses estudantes é diferente. A maioria dos estudantes de EaD, por exemplo, trabalha, enquanto os de cursos presenciais, não.

“Os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que o curso é melhor ou pior. Também tem que explorar um pouco mais os resultados porque são realidades diferentes”, disse Lopes. “Em relação a qualidade, não dá para afirmar que o curso EaD seja de menor qualidade”, acrescenta.

Matrículas

Segundo o censo, o número total de estudantes matriculados no ensino superior no Brasil segue aumentando. Ao todo, 8,6 milhões de estudantes estão matriculados no ensino superior no Brasil. Em 2018, eram 8,4 milhões. A maior parte, 6,5 milhões, o equivalente a 76%, está matriculada em instituições privadas.

Considerando todas as matrículas, não apenas os calouros, a EaD, com 2,4 milhões de estudantes, representa 28,4% do ensino superior no Brasil. Já a educação presencial, 71,6%, com 6,2 milhões.

Formação de professores

O censo aponta que um a cada cinco estudantes matriculados no ensino superior está em curso de licenciatura, o que possibilita que atue posteriormente como professor. A maior parte desses futuros profissionais, 53,3%, está sendo formada a distância, em cursos EaD. As instituições particulares concentram a maior parte das matrículas desses alunos, 64%. Nessas instituições, a maioria, 73,5%, faz cursos EaD.

Pedagogia lidera a porcentagem de matrículas, com 48,3% dos futuros professores. Em seguida, estão educação física, com 9,1%; matemática, com 5,7%, e história, com 5,3%.

“Os resultados ressaltam a responsabilidade da educação superior em formar os docentes que atuarão na educação básica [etapa que vai do ensino infantil ao ensino médio]”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Essa conexão entre as duas etapas de ensino se dá por meio do professor capacitado pela educação superior para ser o elemento central do desenvolvimento da educação básica. O professor é o grande protagonista da educação no Brasil”, ressalta o ministro.

Desistências

O Censo da Educação Superior mostrou que mais da metade dos estudantes, 59%, que ingressam no ensino superior em 2010 desistiram antes de terminar os estudos. Essa taxa foi um pouco maior, 63%, quando considerados apenas os cursos a distância.

Entre os futuros professores, as desistências daqueles que ingressaram em 2010 também são altas. Chegam a 75% dos estudantes que se formariam para lecionar física, por exemplo.

De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, a pasta está, em parceria com instituições de ensino, desenvolvendo formas de prever as evasões e evitar que elas aconteçam. O projeto será inicialmente implementado em instituições federais, mas será disponibilizado também às particulares.

A pasta aposta ainda na implementação do novo ensino médio, que vai permitir aos estudantes escolher trajetórias para aprofundar a formação. Isso fará com que conheçam melhor as áreas de estudo antes de optarem por um curso superior.

Metas

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil precisa, até 2024, ampliar as matrículas, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior no país. De acordo com o PNE, até 2024 a taxa bruta de matrícula na educação superior deve ser 50% e a taxa líquida, 33%, da população de 18 a 24 anos de idade. Atualmente, essas taxas são, respectivamente, 37,4% e 25,5%.

“Na minha visão, o PNE é um sonho, um objetivo, que colocamos lá em cima, nas estrelas, mas temos um foco para buscar os parâmetros do PNE, e o Ministério da Educação está envolvido de corpo e alma nessa busca”, disse o ministro Milton Ribeiro.

“Com mais escolaridade faremos essa transformação econômica e social tão cara ao nosso país”.

Fonte: Agência Brasil

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Unifor abre inscrições para vestibular de férias

A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

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Vestibular Unifor 2022.2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Férias Universidade de Fortaleza (Unifor).

As inscrições devem ser feitas pelo site: www.unifor.br.

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Unicamp 2026: Curso Anglo promove live preparatória para o vestibular

O evento on-line gratuito acontece em 7 de agosto. Na ocasião, especialistas darão dicas essenciais para a prova. Saiba como se inscrever!

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Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 63 mil inscritos no vestibular 2025, que ofereceu mais de 2,5 mil vagas para 69 cursos da graduação. O exame é considerado um dos mais concorridos e almejados do Brasil e, neste ano, estudantes poderão disputar uma vaga em 26 de outubro – quando será aplicada a prova da 1ª fase -, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro – a 2ª fase.

Entre os cursos mais concorridos da Unicamp estão Medicina (que teve 266,5 candidatos por vaga no ano passado), seguido por Ciência da Computação (com uma relação de 73,1 candidatos por vaga) e Arquitetura e Urbanismo (71,8 c/v). Pensando nesse desafio que muitos vestibulandos enfrentarão, o Curso Anglo realizará uma live preparatória gratuita para o vestibular da Unicamp. O objetivo do encontro online é auxiliar na conquista do sonho de entrar em uma das melhores faculdades do país!

A live será realizada no dia 7 de agosto, às 18h00, e contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, comissão que administra e organiza os processos seletivos da Unicamp, e Viktor Lemos, diretor do Curso Anglo.

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Confira abaixo assuntos que serão abordados:

  • A universidade hoje;
  • Cursos, oportunidades e diferenciais;
  • Rankings nacionais e internacionais;
  • Diferentes formas de ingresso;
  • Funcionamento e formato do vestibular 2026.

Para realizar a inscrição e saber mais sobre esse concorrido vestibular, acesse o site oficial da live.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Faculdade Humanitas abre inscrições para o Vestibular de vagas remanescentes de medicina

A seleção se dará exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e 2024.

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Inscrições para o Vestibular de Medicina Humanitas vão até 11/11

A Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (Humanitas) oferece 47 vagas para o curso de Medicina, período integral, para ingresso no 2º semestre de 2025.

As inscrições poderão ser feitas no período de 14 a 30 de julho, pelo site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br.

A seleção se dará exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e 2024.

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O curso será ministrado no Campus da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, localizado na Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900 na Cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

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