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Notícias dos Vestibulares e Enem

Cerca de 15% das instituições de ensino superior têm avaliação insuficiente

Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

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Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

09/03/2017

Cerca de 15% das instituições de ensino superior tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, divulgados ontem (8). O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.

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Na avaliação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o IGC de 2015 “não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas. Temos um mesmo patamar de qualidade.”. O IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices; 28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%.

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda, gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

“Como educadora, qualquer percentual que se apresente abaixo da média é preocupante para quem faz uma educação de qualidade, que deseja isto como objetivo de Estado e nação”, avalia Mariangela Abrão, coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep. Ela destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que fazem o ensino superior e que, após a expansão, é necessário melhorar a qualidade.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Entenda os indicadores

Anualmente o Inep avalia o ensino superior por meio de uma série de indicadores. Um deles é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado aos estudantes concluintes do ensino superior. A cada ano um grupo diferente de curso é avaliado. A cada três anos, todos os cursos são apreciados.

Além das provas do Enade, os estudantes respondem a um questionário sobre condições socioeconômicas e sobre o curso e a instituição. O questionário contém, por exemplo, questões sobre infraestrutura e condições de ensino e aprendizagem. Tanto as provas do Enade quanto o questionário são obrigatórios para os concluintes dos cursos avaliados, que ficam impedidos de receber o diploma caso deixem de fazer o exame sem justificativa.

O CPC é calculado com base principalmente no desempenho dos estudantes Enade, nos dados obtidos por meio do questionário do estudante e nos dados dos professores obtidos no Censo da Educação Superior. São considerados por exemplo, o número de mestres e doutores na instituição, bem como as condições de trabalho.

O IGC é calculado com base no CPC e em avaliações dos cursos de pós-graduação feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que todos os cursos da instituição sejam considerados, o cálculo é feito com base nos três últimos CPCs.

Tanto o CPC quanto o IGC são distribuídos em conceitos de 1 a 5, por meio da chamada curva de Gauss – gráfico de distribuição normal de um determinado conjunto de dados e representa uma função que possui propriedades peculiares -. A faixa 3 é definida pelo Inep como a média. Os cursos que mais se distanciam da média seja para cima ou para baixo são distribuídos nos demais conceitos.

Qualidade

Devido aos mecanismos de cálculo e a distribuição na curva de Gauss, Mariangela explica que os conceitos não dizem se os cursos e instituições são ou não de excelência, apenas permite uma comparação entre os mesmos. Um curso que obtém conceito 5 é apenas um curso que se distancia positivamente da média. “Poderia se tratar apenas de um menos pior dos cursos.”

Segundo ela, o Inep, em conjunto com educadores e especialistas, busca formas de melhorar os índices. A intenção é que as questões do Enade tenham uma mesma matriz de dificuldade, o que vai permitir a comparação dos exames de um ano em relação a outro – o que atualmente não é possível – e que sejam estabelecidos critérios mais claros para que uma instituição ou curso receba conceitos máximos ou mínimos.

Os novos critérios deverão ser desenvolvidos ao longo de 2017 e poderão ser aplicados nas avaliações de 2018.

Fonte: Agência Brasil

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Poliedro promove Concurso de Bolsa para estudantes de São Paulo

O Poliedro Curso oferece oportunidades para todos os estudantes que buscam se preparar para os vestibulares de 2024

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Poliedro - Concurso de bolsas

O Poliedro Curso oferece oportunidades para todos os estudantes que buscam se preparar para os vestibulares de 2024 com um dos cursos que mais aprova em todo o Brasil. O Concurso de Bolsas pode garantir até 100% de desconto na mensalidade e, em São Paulo, na unidade da Vila Mariana, as provas ocorrem em 24 de fevereiro, e nos dias 2 e 9 de março.

As oportunidades são para as turmas ITA, Medicina, Extensivo Manhã e Noite na Unidade Vila Mariana, ou as turmas Medicina e Extensivo na Unidade Paraíso, além das turmas On-line. Os interessados deverão se inscrever no site do Poliedro Curso até a véspera da prova.

A diferença entre as turmas está no direcionamento dos exercícios e na grade curricular. A turma Medicina, por exemplo, tem maior ênfase nas disciplinas de Física, Química e Biologia, com exercícios, conteúdos e simulados específicos, direcionados para quem busca uma vaga nas melhores universidades públicas e particulares da área. Já as turmas Extensivo Manhã ou Noite são sugeridas para os estudantes que querem se preparar para os vestibulares mais concorridos do Brasil e para o Enem em uma imersão total, com especialistas em vestibulares, além de materiais atualizados e simulados preparatórios de diferentes bancas. A turma ITA é para aqueles que buscam uma vaga em institutos militares e, principalmente, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e terão uma preparação voltada para esse objetivo com o curso que mais aprova neste vestibular. Em 2024, foram 79 aprovações entre os 154 convocados, o que representa 51% do total das vagas.

Prova Concurso de Bolsas Poliedro

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Local: Poliedro Curso – Vila Mariana – Rua Madre Cabrini, 38

Data: 24/02 às 9h (Extensivo Manhã, Noite, Medicina ou ITA) – Prova presencial

02/03 às 9h (Extensivo Manhã, Noite ou Medicina) – Prova on-line; 14h (Turma ITA) – Prova presencial

09/03 às 9h ((Extensivo Manhã, Noite ou Medicina); 14h (Turma ITA) – Prova presencial

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Resultado – Vestibular Unep 2024 – 1ª chamada

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) publicou hoje, 20, o resultado doo Vestibular 2024 – 1ª chamada.

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Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) publicou hoje, 20, o resultado doo Vestibular 2024 – 1ª chamada.

Acesse a lista completa em: https://vestibular.uenp.edu.br/2024/

Matrículas

Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula online até o dia 3 de março. Passada essa data, o candidato classificado nesta primeira chamada que não realizar a matrícula perde o direito a vaga.

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As aulas na UENP para os estudantes ingressantes terão início no dia 8 de abril.

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Destaque

Unifenas recebe inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

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Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

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1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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