Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cerca de 15% das instituições de ensino superior têm avaliação insuficiente

Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

Publicado

em

Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

09/03/2017

Cerca de 15% das instituições de ensino superior tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, divulgados ontem (8). O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Na avaliação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o IGC de 2015 “não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas. Temos um mesmo patamar de qualidade.”. O IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices; 28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%.

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda, gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

“Como educadora, qualquer percentual que se apresente abaixo da média é preocupante para quem faz uma educação de qualidade, que deseja isto como objetivo de Estado e nação”, avalia Mariangela Abrão, coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep. Ela destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que fazem o ensino superior e que, após a expansão, é necessário melhorar a qualidade.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Entenda os indicadores

Anualmente o Inep avalia o ensino superior por meio de uma série de indicadores. Um deles é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado aos estudantes concluintes do ensino superior. A cada ano um grupo diferente de curso é avaliado. A cada três anos, todos os cursos são apreciados.

Além das provas do Enade, os estudantes respondem a um questionário sobre condições socioeconômicas e sobre o curso e a instituição. O questionário contém, por exemplo, questões sobre infraestrutura e condições de ensino e aprendizagem. Tanto as provas do Enade quanto o questionário são obrigatórios para os concluintes dos cursos avaliados, que ficam impedidos de receber o diploma caso deixem de fazer o exame sem justificativa.

O CPC é calculado com base principalmente no desempenho dos estudantes Enade, nos dados obtidos por meio do questionário do estudante e nos dados dos professores obtidos no Censo da Educação Superior. São considerados por exemplo, o número de mestres e doutores na instituição, bem como as condições de trabalho.

O IGC é calculado com base no CPC e em avaliações dos cursos de pós-graduação feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que todos os cursos da instituição sejam considerados, o cálculo é feito com base nos três últimos CPCs.

Tanto o CPC quanto o IGC são distribuídos em conceitos de 1 a 5, por meio da chamada curva de Gauss – gráfico de distribuição normal de um determinado conjunto de dados e representa uma função que possui propriedades peculiares -. A faixa 3 é definida pelo Inep como a média. Os cursos que mais se distanciam da média seja para cima ou para baixo são distribuídos nos demais conceitos.

Qualidade

Devido aos mecanismos de cálculo e a distribuição na curva de Gauss, Mariangela explica que os conceitos não dizem se os cursos e instituições são ou não de excelência, apenas permite uma comparação entre os mesmos. Um curso que obtém conceito 5 é apenas um curso que se distancia positivamente da média. “Poderia se tratar apenas de um menos pior dos cursos.”

Segundo ela, o Inep, em conjunto com educadores e especialistas, busca formas de melhorar os índices. A intenção é que as questões do Enade tenham uma mesma matriz de dificuldade, o que vai permitir a comparação dos exames de um ano em relação a outro – o que atualmente não é possível – e que sejam estabelecidos critérios mais claros para que uma instituição ou curso receba conceitos máximos ou mínimos.

Os novos critérios deverão ser desenvolvidos ao longo de 2017 e poderão ser aplicados nas avaliações de 2018.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina UNIFUNCESI

O Centro Universitário FUNCESI (UNIFUNCESI), de Itabira/MG, está com as inscrições abertas para o Vestibular do Curso de Medicina.

Publicado

em

por

O Centro Universitário FUNCESI (UNIFUNCESI), de Itabira/MG, está com as inscrições abertas para o Vestibular do Curso de Medicina.

Vestibular de Medicina

São oferecidas 66 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 36 destinadas para o ingresso via prova tradicional e 30 para o processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro pelo site: https://tinyurl.com/y67cvrje.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A prova está marcada para o dia 24 de novembro, com início às 13h.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UPF oferece seis novos cursos alinhados com as demandas da região

Cursos de Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Logística; e Marketing estão disponíveis na estrutura multicampi

Publicado

em

por

Vestibular de Inverno UPF 2022 resultado
Formações mais rápidas e que atendam às necessidades da comunidade de Passo Fundo e da região. Foi a partir desse posicionamento que a Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou, no Vestibular de Verão 2025, seis novos cursos de graduação: Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Logística; e Marketing. A proposta é oferecer formações que qualifiquem profissionais para atuar nessas áreas na região de abrangência da Universidade.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, os seis novos cursos foram pensados como uma forma de responder um pouco às demandas da comunidade regional. “Tanto, que esses seis cursos na sua grande maioria, salvo a exceção de turismo, todos eles são pensados para a estrutura multicampi”, explicou. Prova disso é que, além dos seis novos cursos, outras duas novas graduações tiveram sua oferta ampliada para os campi: Estética e Cosmética que também está sendo oferecido nos municípios de Carazinho e Soledade; e Fonoaudiologia que passa a ser ofertado em Sarandi.

Além desses, a UPF segue com uma grande oferta de cursos de graduação: ao todo, são 60 cursos, tanto presenciais, quanto na modalidade híbrida. “A Universidade abre esse processo seletivo para oferecer cursos qualificados, pensados na realidade de toda a região, buscando não apenas formar profissionais, mas pessoas capacitadas para serem agentes transformadores no mundo”, acrescentou o pró-reitor.

Por que estar na Universidade
Os motivos para os estudantes escolherem a UPF para realizar sua formação são muitos. O principal deles, na opinião do professor Edison, é o fato de a Instituição ser uma universidade que oferece inúmeras áreas do conhecimento, o que multiplica a possibilidade de escolha dos estudantes. “Os estudantes têm, desde a possibilidade de se inserirem em projetos de extensão, em projetos de pesquisa, além de iniciarem uma carreira que pode só terminar com o pós-doutorado”, frisou.

Essa qualidade foi recentemente destacada em algumas das principais avaliações e rankings, como o Ranking Universitário da Folha e o The Times Higher Education que colocam a UPF entre as melhores instituições do Brasil e do mundo.

Processo Seletivo
O ingresso na UPF ocorre de três formas: prova presencial, que ocorre no dia 16 de novembro, às 14 horas, no Campus em Passo Fundo; prova de redação on-line que pode ser feita a qualquer momento a partir do início das inscrições; ou utilização da nota de redação do Enem. Para o curso de Medicina, a seleção é feita exclusivamente por prova presencial ou utilização da média do Enem de um dos últimos dois anos. As informações sobre todos os cursos, assim como as inscrições, podem ser feitas no site www.upf.br/vestibular.

Para o primeiro semestre de 2025, a Universidade também oferece diversas possibilidades de bolsas e financiamentos, oportunizando ao futuro acadêmico a melhor escolha para iniciar a vida universitária. Na campanha deste ano, a UPF ressalta a sua presença forte na região, a consolidação da pesquisa e da inovação, e a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Para marcar esses aspectos, a chamada apresenta “UPF, a Universidade onde você quer estar”.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga concorrência do Vestibular 2025

Com 10.976 inscritos no processo seletivo, os cursos mais concorridos nesta edição são: Medicina, Psicologia, Direito, Odontologia e Ciência da Computação.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Uesb e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgaram a concorrência do Vestibular Uesb 2025.

Concorrência do Vestibular Uesb 2025

Com 10.976 inscritos no processo seletivo, os cursos mais concorridos nesta edição são: Medicina, Psicologia, Direito, Odontologia e Ciência da Computação.

Acesse aqui a concorrência de todos os cursos

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas do Vestibular 2025 serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de mil vagas, para 47 opções de cursos de graduação.

Mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com o Cebraspe, pelo sac@cebraspe.org.br, ou com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br; telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757; ou, ainda, pelo WhatsApp (73) 3528-9695.

RECOMENDAMOS

Continue lendo