Siga-nos!

Destaque

Como é calculada a nota do Enem – Método TRI

Publicado

em

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 está chegando. São dois dias de provas: o primeiro no dia 03/11, com 90 questões e uma redação. No dia 10/11, haverá o segundo dia de teste, com mais 90 questões. E, nessa reta final, é comum que os estudantes tenham dúvidas em relação à metodologia da avaliação.

Como é calculada a nota do Enem

Método TRI

O método TRI (Teoria de resposta ao Item) é utilizado pelo Enem desde 2009 e é um dos tópicos que mais causam incertezas entre os estudantes. Dando um exemplo, se dois alunos acertaram 90, no total de 180 questões, provavelmente eles terão notas diferentes. Vinícius Freaza, Diretor de de Inovação Pedagógica da Evolucional, startup de educação baseada em dados, e que aplica o simulado do Enem, explica como isso é possível. Confira:

Como a TRI funciona

A metodologia de avaliação é utilizada em muitas partes do mundo, em exames como o ENEM e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no Brasil, e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Scholastic Assessment Test (SAT), nos Estados Unidos. Diferente da Teoria Clássica dos Testes (TCT), que segue o princípio de que quanto mais itens um estudante acerta, maior é o seu conhecimento, o TRI tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%: tudo depende de quais foram os itens respondidos.

TRI detecta os “chutes”

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em uma prova de múltipla escolha, sempre é possível o acerto ao acaso, em que o estudante “chuta” uma das alternativas. A TRI leva esse aspecto em conta, com um conceito chamado de coerência pedagógica.

Para ilustrá-la, imagine uma prova com 10 itens, cada um com seus níveis de dificuldade conhecidos, e suponha que dois participantes, “A” e “B”, acertem, ambos, cinco questões cada um. No entanto, esses dois alunos não acertaram as mesmas questões.

Partindo do pressuposto de que o participante “A” acertou as questões mais fáceis e, a partir de um certo nível, passou a errar todas as outras, dizemos que esse é um comportamento esperado e, portanto, pedagogicamente coerente.

No entanto, o participante “B” errou as questões fáceis, mas acertou as mais difíceis da prova. Esse não é um comportamento coerente e podemos supor que os acertos das questões difíceis tenham sido casuais. Esses acertos também contribuirão para o incremento da nota final do Participante “B”, mas em menor medida do que se apresentassem coerência pedagógica, como os acertos do Aluno “A”.

Então é melhor deixar uma questão em branco ou “chutar”?

Uma interpretação equivocada do princípio da coerência pedagógica pode levar à conclusão de que é melhor deixar itens em branco do que escolher uma alternativa.

No entanto, o ENEM não aplica uma penalidade aos estudantes que acertam itens ao acaso: o que ele faz é diminuir a pontuação recebida por esses itens – que, mesmo assim, sempre será mais alta do que se ele tivesse deixado o item sem resposta.

Mitos da TRI

Diferentemente do que muitos acreditam, a nota calculada pelo ENEM em cada área do conhecimento não é um número que varia entre zero e 1000, com exceção da nota de redação, que não usa a TRI.

Na verdade, as notas podem assumir qualquer valor real, mas, dependendo das 45 questões que compõem a prova, cada edição do exame apresenta um nível mínimo e um máximo.

Fazendo uma simplificação didática, dizemos que, por exemplo, se a questão mais fácil da prova for de nível 200, um candidato que errou todas as questões provavelmente tem um nível menor do que 200, mas não podemos afirmar que é zero.

Usando a mesma simplificação para os níveis de proficiência mais altos, se a questão mais difícil da prova tem nível 800, afirmaremos que um candidato que acertou todas os itens da prova atingiu nível 800 ou mais.

Veja, na tabela a seguir, a relação das pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM e note que, em 2015, a nota máxima em Matemática extrapolou a marca dos 1000 pontos.

Pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM. Fonte: Radar ENEM (radarenem.com.br)

Tenha uma estratégia definida

Para maximizar seus resultados na prova, tenha em mente um plano de ação pré-estabelecido. Por exemplo, comece pelas questões mais fáceis (aquelas em que uma primeira leitura já é suficiente para dar uma boa indicação da resposta correta). Assim, você respeita a coerência pedagógica e, provavelmente, irá acertar as questões mais fáceis.

Deixe as perguntas mais difíceis, em que irá gastar de 10 a 15 minutos, para o final. Isso significa que você terá que ler a prova inteira e escolher os itens que irá resolver primeiro, em vez de simplesmente seguir a ordem em que eles aparecem. Mas o resultado tende a ser muito melhor com essa mudança de estratégia.

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2025 – 2º Semestre

Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2021

O Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 | 2º semestre, com cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição: https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos

Vestibular São Camilo 

Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação; seleção pode ser feita por nota do Enem, redação agendada ou processos internacionais

Cursos ofertados

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

São oferecidos cursos presenciais de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o processo seletivo contempla os cursos na modalidade EAD para o bacharelado em Administração; tecnólogo em Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial; além da licenciatura em Pedagogia, com início previsto para o segundo semestre de 2025.

A Instituição possui os campi Ipiranga e Pompeia, em São Paulo, e polos de Ensino a Distância em diversas regiões do Brasil, incluindo Macapá (AP), Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Tauá e Tianguá (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Santarém (PA). Na capital paulista, os polos estão localizados na região do ABC e nos bairros do Tatuapé, Ipiranga e Pompeia.

Critérios de seleção

A instituição oferece quatro formas de ingresso:

1.Nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2014.  Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura, o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação.

  1. Redação Agendada: Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.
  2. Aproveitamento de vestibulares anteriores do Centro Universitário São Camilo: Para o candidato aprovado por meio do processo seletivo exclusivamente nas edições de 2024/2 e 2025/1 sem a necessidade de realizar uma nova prova.
  3. Processo Seletivo Internacional

IB (International Baccalaureate): nota mínima de 24 pontos (válido desde 2017).

Abitur (currículo alemão): pontuação máxima de 2,7.

No Processo Seletivo Internacional, o candidato deverá realizar a inscrição conforme prazos estabelecidos acima e, após efetivação do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente enviar cópia do sumário dos resultados do programa de IB (resultado oficial) para o e-mail: sg@saocamilosp.br.

Para todas as modalidades, as inscrições são realizadas via Internet pelo site https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos/ onde deve ser feito o preenchimento do formulário e emissão do boleto bancário para pagamento da taxa.

Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

Estrutura e reconhecimento

O Centro Universitário São Camilo é uma das principais instituições privadas avaliadas pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI). Esse reconhecimento atesta  a excelência da sua estrutura, gestão e compromisso com a formação de profissionais qualificados.

A instituição se destaca pelos fortes diferenciais na formação de futuros profissionais, alinhados aos ideais camilianos:

Clínica Escola Promove – Onde os estudantes e monitorados pelos docentes formam equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, promovem assistência de qualidade à população carente, enaltecendo os valores da saúde e a busca da integração social.

Clínica de Psicologia São Camilo – O Serviço Escola Clínica de Psicologia se caracteriza por sua dupla função de proporcionar ao estagiário de psicologia o exercício supervisionado da prática da profissão e permitir que a instituição de ensino cumpra seu papel social de prestação de serviço à comunidade.

Centro de Simulação Realística (CSR) –Com tecnologia de ponta, o CSR proporciona simulações realistas que aprimoram as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos alunos, preparando-os para os desafios da prática profissional e para a atuação eficaz em equipes multidisciplinares.

LEISC – Laboratório de Empreendedorismo e Inovação – Apoia estudantes e a comunidade no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para seguirem o caminho do empreendedorismo.

Formação Global – Além desses e de outros serviços, o Centro Universitário São Camilo também prepara seus alunos para a experiências enriquecedoras no exterior por meio do Escritório Internacional, a instituição promove conexões globais e oferece experiências que enriquecem a formação educacional, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.

Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.

Serviço

Inscrições: 22/04 a 22/08/2025.

Site: www.saocamilo-sp.br

Telefone: 0300 017 8585.

Continue lendo

Destaque

Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

Publicado

em

por

UERJ logo

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780

O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho. ⁣

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.

⁣O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. ⁣Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail. ⁣

⁣O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. ⁣ Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina

O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Publicado

em

por

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.

O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Formas de ingresso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:

  • Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
  • Desempenho acadêmico do candidato.

Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.

Inscrições

Os interessados devem:

  1. Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
  2. Anexar a documentação exigida:
    • Histórico escolar atualizado;
    • Programas das disciplinas cursadas;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.

Prazos e vigência

O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina

RECOMENDAMOS

Continue lendo