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Como foi feita a correção da redação do Enem 2020?
Os textos podem passar por até 4 correções para o cálculo da média final. Veja como foi feita a correção da redação do Enem 2020.
Na última segunda-feira, 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, inclusive as notas das redações. Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) e 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas. Como foi feita a correção da redação do Enem 2020? A gente explica neste post:
Processo de Correção da redação do Enem 2020
Os textos dos participantes podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final, o que correspondeu, nesta edição, a, aproximadamente, sete milhões de análises dos textos válidos, sem contar as folhas em branco ou com texto insuficiente.
Os corretores de redação são selecionados em um processo rigoroso e capacitados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro do consórcio aplicador responsável por operacionalizar as correções dos textos do exame. O processo é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Inep.
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Destaca-se que os profissionais selecionados para o processo de correção atendem critérios de formação inicial (graduação em Letras e Linguística) e continuada (exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores), além da experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.
Média de desempenho
A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 1.000 (mil) pontos, é atribuída de acordo com os critérios disponibilizados pelo Inep nos editais do exame, e também estão previstos na Cartilha de Redação do Enem 2020. A redação é corrigida por, pelo menos, dois corretores, de forma independente, e cada um atribui uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências.
A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. Considera-se que há discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 (cem) pontos; ou a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos; ou houver divergência de situação. Nos casos de discrepância entre as duas correções, a redação é corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor.
Quando ocorre a discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante corresponde à média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota. Mas, se a nota total do terceiro corretor for equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, e, na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação é corrigida por uma banca composta por três corretores, formada pelo supervisor e dois auxiliares, que atribui a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.
Controle e qualidade
Como medida de controle de qualidade das atividades de correção dos avaliadores, é prevista no processo uma etapa de correção das Redações de Análise de Desempenho. Elas são previamente corrigidas pela Comissão de Especialistas (redação padrão ouro) ou por um grupo aleatório de 45 avaliadores (padrão moda) e, a cada 50 redações corrigidas, há existência de duas redações de controle de qualidade (uma ouro e uma moda).
Os corretores também passam por análise de desempenho, avaliada em tempo real. Caso algum avaliador não demonstre, matematicamente, desempenho satisfatório, pode ser suspenso para recapacitação ou desligado do processo. As notas de desempenho diário de todos os avaliadores são registradas em relatórios específicos e encaminhadas ao Inep, para comprovação. O processo ainda prevê outros relatórios de acompanhamento, todos emitidos em tempo real e apresentados ao instituto.
Cartilha
“A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante” é uma publicação do Inep com dicas sobre como o estudante deve estruturar a sua redação, além de explicar os critérios de correção do texto. O material apresenta as competências para avaliação da redação e detalha o que é esperado do participante em cada uma delas. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas o estudante também pode ter nota zero. Na cartilha, estão as razões que podem zerar a nota, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Espelho da redação
O Inep divulgará, em 28 de maio de 2021, as correções realizadas pelos avaliadores no espelho da redação. Por meio dele, os participantes poderão conferir os acertos e os erros que foram considerados para cálculo da média final. O material será disponibilizado na Página do Participante.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
As provas do Enem 2020, em sua versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Pela primeira vez, o Inep realizou em 2020 o Enem Digital, com aplicação em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já o Enem PPL ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data da reaplicação do exame.
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Vestibular de Medicina da UNICID encerra inscrições em 15/10
Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br
Processo Seletivo ENEM
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O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.
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Vestibular de Medicina da Unifenas segue com inscrições abertas até 21/10
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
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3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
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Administração: curso da PUC-SP une formação diferenciada e desenvolvimento social
Atividades do Time PUC-SP Enactus permitem ao estudante a aplicação prática dos conceitos teóricos
Integrar o Time PUC-SP Enactus possibilita aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo um aprendizado ativo e engajado.
A Enactus é uma organização global, sem fins lucrativos, presente em 33 países e que reúne estudantes, acadêmicos e líderes empresariais com o propósito de desenvolver projetos sociais e empreendimentos sustentáveis que gerem impacto positivo na comunidade. A entidade conta com atividades que envolvem a criação e implementação de projetos, que visam resolver problemas sociais e econômicos, desenvolvendo competências empreendedoras, e de liderança que são fundamentais para o sucesso profissional.
“Os benefícios de participar do TIME PUC-SP Enactus vão além da aplicação prática dos conceitos teóricos. Os alunos têm acesso a um ambiente colaborativo que estimula a troca de ideias e experiências com colegas de diferentes áreas e formações, ampliando sua rede de contatos e construindo relacionamentos valiosos para o futuro profissional. Participar de competições regionais e nacionais oferece uma vivência única, onde os discentes podem apresentar suas iniciativas a um público amplo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e argumentação. Ao resolver na prática problemas reais de comunidades vulneráveis, os alunos não apenas transformam a vida das pessoas impactadas, mas também se tornam profissionais diferenciados, altamente valorizados no mercado de trabalho. A combinação de habilidades técnicas com competências sociais e empreendedoras torna os graduados da PUC-SP mais competitivos e preparados para liderar em um mundo em constante mudança”, explica o prof. João Pinheiro de Barros Neto, conselheiro do Time Enactus da PUC-SP.
Dessa forma, o curso de Administração da PUC-SP, por meio da participação de atividades diversas como o TIME PUC-SP Enactus, oferece uma formação diferenciada que une teoria e prática, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho enquanto promove o desenvolvimento social. Essa experiência além de enriquecer o currículo dos estudantes, potencializa suas habilidades e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Para a profª Valdenise Leziér Martyniuk, coordenadora do curso, o diferencial da graduação em Administração da PUC-SP é uma combinação de diversos fatores. “Cursar Administração nos dias de hoje abre caminhos para atuação em uma grande variedade de organizações, seja quanto ao porte, setor ou ramo de atividade, capacitando para gerir empresas com ou sem fins lucrativos, ONGs, startups, órgãos públicos. Por isso, a formação combina conteúdos interdisciplinares com o aprofundamento do conhecimento e da prática nas áreas próprias do fazer administrativo: gestão de operações, finanças, marketing, de pessoas e estratégica.”.
A docente afirma ainda que tão importante quanto os conteúdos são os modos de aprendizagem, que conta com práticas na universidade, em laboratório e em situações reais, com o uso de metodologias ativas e agregando a realização de práticas extensionistas no fazer dos estudantes junto a organizações, pessoas e a comunidade em geral. “Os estudos realizados produzem diagnósticos, projetos, serviços e disseminação de conhecimento, expandindo o saber para o social e rompendo com os muros da universidade em direção a produzir benfeitorias desde o momento da formação do bacharel”.
Para além da formação curricular, da prática e da extensão, diversas atividades geram oportunidades de construção de networking e estabelecimento de conexões, tais como a Consultoria Puc Jr. – maior empresa júnior do país, a realização de intercâmbios com o apoio da ARII – Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e, na esteira da pesquisa, a realização de projetos de iniciação científica pelos alunos do curso, que é bastante estimulada.
O curso de Administração da PUC-SP oferece uma formação generalista que aprofunda os estudos e práticas específicos do conhecimento no seu desenvolvimento, promovendo uma grande transformação do estudante em construção, capacitando-o para a autonomia de decisões no cenário tão complexo da contemporaneidade, e levando-o a uma contribuição social de valor.
Mestrando e formado em Administração pela PUC-SP, o consultor de projetos de inovação em logística, Luiz Gustavo Peixoto, acredita que a participação na Enactus foi fundamental para desenvolver um forte senso de propósito, além de habilidades essenciais como liderança, autocontrole, empatia e autoconhecimento.
“Acredito profundamente em um modelo econômico que vá além do lucro, focando no impacto positivo que podemos gerar para o planeta e para a sociedade. O empreendedorismo social tem o poder de transformar a forma como empresas e comunidades se relacionam. A Enactus me proporcionou uma visão clara de um modelo economicamente viável, onde a prática de liderança e o engajamento comunitário são essenciais. Hoje, sinto que sou um líder fortalecido, com uma perspectiva ampliada sobre os temas de ESG e negócios. Estou convencido de que, assim como a Enactus abriu horizontes para mim, pode fazer o mesmo na vida de muitos jovens, contribuindo significativamente para o fortalecimento da sociedade e dos alunos que dela faz parte”.
Para a estudante de Relações Internacionais Beatriz Bertini Pires, atual membro do Time PUC-SP Enactus, a participação na equipe foi essencial na sua trajetória universitária. “Entrei no time no meu primeiro semestre da faculdade e agora, quase dois anos depois, posso dizer que a Enactus desempenhou um papel fundamental na minha trajetória dentro da PUC-SP. Durante esse tempo passei por diferentes cargos, desenvolvi habilidades novas, aprendi a gerir um time nas mais diversas adversidades, fiz grandes amizades e acima de tudo pude colaborar para construir projetos sociais que buscam mudar a realidade de muitas pessoas. Sou muito grata à Enactus PUC-SP por me proporcionar essas experiências e me dar esse lugar de atuação na universidade”.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
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