Siga-nos!

Destaque

Como funciona o Prouni 2021 – 2º Semestre?

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%).

Publicado

em

Como funciona o Prouni 2021 - 2º Semestre?

Você sabe como funciona o Prouni? O Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode participar?

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As modalidades de participação são para os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; estudantes com deficiência, neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola e, por fim, professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição.

Inscrições do Prouni

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do programa. O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.

É permitida às instituições a realização de processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo Prouni. Essa informação é dada ao candidato no momento da inscrição. Nesses casos, as instituições que optarem por processo próprio de seleção devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. É vedada a cobrança de taxas para realização do processo seletivo próprio.

Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Prouni 2021 – 2º Semestre

As inscrições para esta edição do Prouni serão aceitas no período de 13 a 16 de julho de 2021.

O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 20 de julho.

RECOMENDAMOS

Destaque

Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.

Publicado

em

por

UFSC divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2023

As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.

Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.

As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.

 

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para vestibular de medicina 2025

Instituição dedicada exclusivamente à formação médica tem reconhecimento nacional e internacional

Publicado

em

por

vestibular de medicina

A Faculdade de Medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, é reconhecida por sua dedicação exclusiva ao curso de medicina, tendo alcançado a nota máxima (5) no recredenciamento pelo Ministério da Educação.

Com nota 4 no ENADE, o curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos regionais de medicina) e o WFME (World Federation for Medical Education).

Como primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta no Brasil, a FACERES reforça seu compromisso com a qualidade e excelência no ensino médico.

DIFERENCIAIS PEDAGÓGICOS E CAPACITAÇÕES EXCLUSIVAS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O projeto pedagógico da FACERES é moderno e inovador, alinhado com as melhores práticas das principais escolas médicas do mundo. Com um corpo docente altamente qualificado, a faculdade oferece inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso, utilizando diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O programa de Iniciação Científica e Pesquisa, juntamente com a formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), são outros diferenciais que fazem da FACERES uma referência em ensino médico.

Os formandos da FACERES recebem certificações internacionais como parte do currículo, incluindo BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria) pela American Heart Association, além da certificação ATLS (Advanced Trauma Life Support) pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
Essas capacitações exclusivas, oferecidas gratuitamente a todos os formandos, garantem que os alunos da FACERES estejam preparados para atuar com excelência no mercado de trabalho, destacando-se como profissionais altamente capacitados e prontos para os desafios da área médica.

A FACERES está entre os 10 maiores centros de treinamento para atendimento de urgência no Brasil e possui um dos maiores centros de simulação médica do país. A faculdade também é o terceiro maior centro do Brasil para capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).
Tem à disposição do corpo acadêmico uma biblioteca física com mais de 25 mil livros físicos e uma biblioteca online com mais de 12 mil e-books.

INFRAESTRUTURA DE PONTA

A faculdade oferece aos seus alunos 25 laboratórios de última geração, com infraestrutura completa e moderna.

A rede de estágio inclui Unidades Básicas de Saúde em três cidades da região, quatro UPAS para treinamento em urgência e emergência, um dos maiores Centros de Medicina de Família e Comunidade do Brasil e sete hospitais, com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Situada em São José do Rio Preto, um polo nacional de saúde, a faculdade de Medicina FACERES se beneficia de uma localização privilegiada, com fácil acesso a aeroportos e rodovias. A cidade conta com uma robusta infraestrutura de saúde, composta por oito hospitais gerais, cerca de 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a aproximadamente 2 milhões de pacientes das redes pública e privada.

Vestibular Medicina FACERES 2025: Inscrições abertas

Inscrições até 13 de outubro de 2024.

Data da prova: 20 de outubro de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo