Siga-nos!

Destaque

Como perder o medo das 4 matérias mais temidas no Vestibular

Física, Matemática, Química e Redação são as disciplinas que mais preocupam os estudantes que vão prestar vestibular e fazer o Enem.

Publicado

em

Como perder o medo das 4 matérias mais temidas no Vestibular

Os vestibulares e a prova do Enem preocupam grande parte dos estudantes, pois além da necessidade de ir bem nas provas, há toda pressão social e familiar para que sejam aprovados nos cursos universitários que escolheram. Além disso, os jovens têm um certo receio em relação a algumas das disciplinas – e, entre elas, estão Física, Química, Matemática e Redação.

4 matérias mais temidas no Vestibular

Segundo a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, 43,2% dos alunos brasileiros tiveram pontuação baixa nas disciplinas avaliadas, sendo a Matemática a responsável pelo pior desempenho.

De acordo com o docente de Química da plataforma Professor Ferretto, Michel Arthaud, parte desse temor é consequência do desinteresse dos alunos por essas matérias consideradas “difíceis”, pois muitas vezes elas são apresentadas verticalmente, tendo o professor como “detentor único do saber” e distantes da realidade dos estudantes. “Isso não prende a atenção”, avalia ele, que também é influenciador e mantém o canal no Youtube Café com Química.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Não estudar “na véspera” para os Vestibulares e o Enem é um ponto a se destacar, pois é necessário se preparar com tranquilidade para fazer as provas e, assim, obter bons resultados.

Pensando em ajudar os estudantes, professores, listaram dicas para conseguir ir bem nas provas dessas disciplinas:

Matemática

Daniel Ferretto, professor de Matemática, diz: “Comece estudando os temas básicos e depois passe para os mais complexos. Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido”, recomenda.

Química

“Identifique o que é mais importante na questão, pois a interpretação ajuda a ir bem em 70% da prova. Outro ponto muito importante, mesmo que tenhamos dificuldade para entender, é rever os nossos erros. As pessoas não gostam de errar, porém, é o ponto que mostra onde é necessário focar mais. Pratique a resolução de questões do Enem de anos anteriores, pois assim é possível se habituar com o modelo das perguntas, características dos exercícios, revisar e treinar os conteúdos”, diz Michel.

Física

“Ter uma boa noção dos assuntos de Física básica e Matemática básica é fundamental para que os alunos consigam interpretar bem as questões e desenvolver bem as contas. Além de trazer a Física para o cotidiano, é um ponto fundamental no aprendizado efetivo da matéria”, comenta André Coelho, professor de Física.

“Sempre que o aluno aprende Física de forma contextualizada e aplicada ao cotidiano, os resultados no Enem, nos vestibulares e nas provas de colégio são muito melhores”, acrescenta.

Redação

“Ter o hábito de ler ajuda a aprender a argumentar ao longo da Redação e elaborar textos com temas diferentes, ou seja, é uma forma para se aperfeiçoar na escrita. É indispensável fazer uma observação da norma padrão da língua portuguesa, revisando vírgula, crase, uso das maiúsculas e outros aspectos gramaticais. Além de ser necessário ter o texto ‘agradável aos olhos’, é preciso tomar cuidado com a legibilidade da letra, atenção a rasuras, espaçamento das letras e uso das margens da folha-padrão”, explica João Filho, professor de Redação.

O docente acrescenta que essa é a única parte da prova em que se pode atingir nota máxima. “Para desenvolver o conteúdo, é importante ter uma boa escrita”, finaliza.

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 11 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Curso Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8 mil vagas gratuitas

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.

Publicado

em

por

As inscrições para o Pré-Vestibular Cecierj estão abertas até 14 de março. São mais de oito mil vagas, sendo 5375 na modalidade presencial, distribuídas em 45 pontos em todos o estado do Rio de Janeiro, e três mil para a on-line.

Pré-Vestibular Cecierj

O curso Pré-Vestibular CECIERJ – Extensivo 2024 será oferecido gratuitamente de 06 de Abril a 07 de Dezembro de 2024. Confira os detalhes no edital.

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições públicas ou privadas, ou que já tenham concluído.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições na página www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2024

São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Publicado

em

por

Vestibular São Camilo 2024

O Centro Universitário São Camilo está com as inscrições abertas para o Vestibular, oferecendo vagas em cursos de graduação presencial e online para ingresso no semestre 2024.1 dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Superior em Tecnologia. A Instituição alcançou a nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

O MEC também avaliou o nível dos cursos de graduação a distância com nota 5, que é o mais alto índice de reconhecimento da qualidade do serviço ofertado. Nesta modalidade são oferecidas graduações em Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia. Os estudantes contam com 13 polos de apoio presencial que ficam localizados em: Macapá (AP), Crateús (CE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Juazeiro (CE), Tinguá (CE), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Vitória (ES), Santarém (PA) e São Paulo (ABC, Ipiranga, Pompeia e Tatuapé)

Vestibular São Camilo 2024

A admissão dos candidatos será feita a partir de quatro critérios. A primeira opção é pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura (presencial e EAD), o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Aproveitamento dos Processos Seletivos anteriores, realizados no Centro Universitário São Camilo, será feito exclusivamente para quem participou das edições de 2023/1 e 2023/2, podendo utilizar o resultado final sem a necessidade de realizar nova prova.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Para todas as modalidades, as inscrições devem ser feitas no site: https://saocamilo-sp.br/vestibular. Elas acontecem em períodos distintos para cada tipo de ingresso:
Redação Agendada: 28 de setembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

ENEM, Aproveitamento dos Processos Seletivos Anteriores e Processo Seletivo Internacional: 06 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

Continue lendo

Destaque

Acafe divulga calendário do Vestibular de Medicina Inverno 2024

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses. 

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina ACAFE - Inverno 2022 está com inscrições abertas

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses.

Vestibular de Medicina Inverno 2024 – Acafe

Inscrições
01/04/2024 a 29/04/2024

Pagamento da taxa
Até 30/04/2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confirmação do local de prova
A partir de 22/05/2024

Aplicação da prova
09/06/2024

Resultado
Até 26/06/2024

Obras Literárias

Confira abaixo as obras que serão exigidas neste vestibular:

O exercício da incerteza: Memórias Drauzio Varella
Drauzio Varella
Editora Companhia das Letras Grupo C

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Conceição Evaristo
Editora Male

Fazenda Modelo
Chico Buarque
Editora Civilização Brasileira

O vendedor de passados
Jose Agualusa
Editora Tusquets

Paulicieia desvairada
Mario de Andrade
Editora Poemas

Mais informações: https://acafe.org.br

Continue lendo