Destaque
Concorrência no Vestibular Unesp 2021 – Medicina lidera
A Universidade Estadual Paulista divulgou a concorrência (relação candidato/vaga) do Vestibular Unesp 2021, com 80.474 inscritos.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a relação candidato/vaga do Vestibular 2021, com 80.474 inscritos. As três opções mais disputadas do exame são as mesmas da seleção para ingresso em 2020: Medicina, em Botucatu (310,7 candidatos por vaga); Psicologia – integral -, em Bauru (49,8); e Direito – matutino -, em Franca (43,8). Confira abaixo mais informações sobre o Vestibular Unesp 2021.
Concorrência no Vestibular Unesp 2021
As outras carreiras mais disputadas são, pela ordem: Ciências Biomédicas, em Botucatu (32,7); Medicina Veterinária, em Botucatu (30,9); Arquitetura e Urbanismo, em Bauru (29); Psicologia – noturno -, em Bauru (27,4); Ciência da Computação, em Bauru (24,4); Medicina Veterinária, em Jaboticabal (24,2); Enfermagem, em Botucatu (24,2); e Engenharia Química, em Araraquara (22,6).
A relação candidato/vaga completa pode ser conferida nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo Vestibular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Unesp publicará em breve as informações sobre os processos seletivos de ingresso pelas notas do Enem e pelo desempenho em Olimpíadas Científicas, ambos com inscrições gratuitas e sem obrigatoriedade de os candidatos estarem inscritos no Vestibular Unesp 2021.
As provas da Unesp serão aplicadas em 35 cidades, sendo 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame será realizado em duas fases: primeira fase nos dias 30 e 31 de janeiro (candidatos de cursos de biológicas no primeiro dia e de exatas e humanidades, além dos treineiros, no dia 31) e segunda etapa em 28 de fevereiro (prova comum para todos os candidatos, com 60 questões de múltipla escolha e uma redação).
As 7.630 vagas do Vestibular Unesp 2021 são para as seguintes cidades: Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).
Sobre a Unesp
A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina, segundo os principais rankings nacionais e internacionais.
Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.
Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). A Unesp possui cerca de 1.900 laboratórios e 34 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.
A Universidade oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos à comunidade. Como parte do projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) mantém disponível para download em sua página, em formato digital, sete cadernos destinados para estudantes em fase de preparação para vestibulares.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Ex-aluno da PUC-SP é aprovado para a presidência do Banco Central
Gabriel Muricca Galípolo é graduado e mestre pela PUC-SP
O plenário do Senado Federal, aprovou na última terça-feira (8/10), por 66 votos a 5, o nome de Gabriel Muricca Galípolo para presidente do Banco Central. Mais cedo, o economista já havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa.
Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi professor do Departamento de Economia da Universidade. Recentemente, no governo Lula, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O economista foi escolhido para comandar o Banco Central a partir de 2025. Galípolo assume a cadeira de Roberto Campos Neto em janeiro, após a aprovação da sabatina feita pelo Senado Federal.
Trabalhou como chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021).
O aluno Gabriel Galípolo
De acorco com o prof. Antonio Corrêa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, Gabriel Galípolo foi um dos alunos que se destacaram no curso de Economia da Universidade.
“Gabriel Galipolo é egresso da nossa Graduação e do Mestrado em Economia Política da PUC-SP. Sempre se destacou como aluno e depois professor do nosso Departamento de Economia, onde atuou por 6 anos. Ele soube aproveitar a formação eclética e crítica que oferecemos nos cursos, o que aliado à experiência que adquiriu na sua bem-sucedida carreira no mercado financeiro para tornar-se um economista diferenciado. Temos muito orgulho na PUC-SP em formar economistas de tanto sucesso no governo, no setor privado e na Universidade”, afirma o docente.
A profa. Cristina Helena de Mello, do departamento de Economia, destaca que Galípolo foi um daqueles estudantes brilhantes. “Galípolo foi nosso aluno e nosso professor. Foi sempre um estudante interessado, dedicado, daqueles que têm brilho nos olhos! Ele teve “vida universitária”! Isso significa que se envolveu fora da sala de aula, com professores, debates, colegas. Desenvolveu desta forma soft e life skills. Sempre aproveitou as oportunidades de network oferecidas por seus professores. Sua trajetória é mérito pessoal. Mas, seguramente, sua formação acadêmica, o desenvolvimento de competências e habilidades tem a alma mater da PUC-SP”, finaliza.
A diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA), profa. Elizabeth Borelli, afirma que a nomeação de Galípolo é de extrema relevância para toda a sociedade. “É motivo de grande orgulho para a PUC-SP a nomeação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, e, particularmente para a FEA, onde ele cursou, brilhantemente, a Graduação e o Mestrado em Economia Política; atuou, inclusive, como professor no curso de Ciências Econômicas. Sua notoriedade intelectual sempre o qualificou como um ponto fora da curva, não apenas no meio acadêmico, mas por sua carreira ascendente no mercado, pelos altos postos galgados. Certamente, deixará um legado importante para a economia brasileira”, reitera a docente.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Economia.
Destaque
Inscrições do Vestibular de Medicina da UNICID vão até 15/10
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos
Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br
Processo Seletivo ENEM
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Prorrogadas até 14 de outubro as inscrições para Vestibular Unificado UFSC e demais processos seletivos
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.
Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 14 de outubro, o prazo de inscrições para o Vestibular Unificado 2025, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC). Também foi adiado para a mesma data o encerramentos do prazo para os vestibulares dos cursos de Letras-Libras (UFSC) e Pedagogia Bilíngue – Libras Português (IFSC); Educação do Campo (UFSC) e Pedagogia com ênfase em Educação do Campo (IFC); e para os processos seletivos Vagas Suplementares para Indígenas e Quilombolas (UFSC) e História EaD (UFSC).
O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até a terça-feira, 15 de outubro.
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4.525 vagas, o IFSC terá 1.268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC contará com 933 vagas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos devem acessar o site vestibularunificado2025.ufsc.br para realizar a inscrição, cuja taxa é R$ 182. As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro.