Destaque
Confira a relação candidato-vaga do Vestibular Unicamp 2024
O Vestibular 2024 da Unicamp registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação. No ano anterior o número registrado foi de 61.626 candidatos e em 2022 foi de 63.301. A Comvest está divulgando, também, a relação candidatos-vaga por curso. Este ano, 13,7 mil estudantes optaram por fazer a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada no formulário do Vestibular. O número representa uma adesão de 84% dos candidatos com o perfil para fazer a escolha (estudantes de escola pública). O percentual é um pouco maior do que os 82% registrados no ano passado, quando a possibilidade foi oferecida pela primeira vez.
Entre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, ressalta-se a demanda por carreiras da área da Computação, com três cursos entre os 10 mais procurados do Vestibular: Ciência da Computação (82 candidatos por vaga), Engenharia da Computação (48 c/v) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (23 c/v). Os índices mantêm uma tendência que começou a ser observada na edição passada, quando o curso noturno de Ciências da Computação passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos e agora chegou a 3.288 inscritos. As 10 carreiras mais procuradas no Vestibular 2024 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação, Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História, Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e Enfermagem. A relação candidatos-vaga média passou de 24,3 para 25,5 este ano.
De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, “Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Outro dado que chamou a atenção foi o aumento da demanda de candidatos de outros estados do país. A Comvest registrou aumento no número de inscritos em praticamente todas as capitais em que aplica as provas do Vestibular, especialmente em Fortaleza e Salvador em que o crescimento foi de 36% e 24% respectivamente. Somente Curitiba teve queda de candidatos, passando de 792 para 583 este ano. As tabelas com a concorrência completa e o total de inscritos por cidade de prova estão disponíveis no site da Comvest.
José Alves avaliou a queda em Curitiba e afirmou que “pode estar relacionada com o fato de uma importante universidade pública do Paraná, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizar a prova na mesma data da Unicamp”, disse. O diretor avaliou como acertada a novidade de substituir, neste ano, a cidade de Santa Bárbara D’Oeste por Americana. “A decisão de aplicar a prova em Americana se mostrou acertada ao analisarmos o número de 1.344 inscritos, que foi bem superior à demanda que havia na cidade anterior, Santa Bárbara D’ Oeste, com 847 candidatos no ano passado. Isso mostra que ficamos mais próximos dos candidatos daquela região”, disse José Alves.
Inclusão
Todos os índices de inscritos nos perfis de inclusão social apresentaram um incremento em relação aos do ano passado. O percentual de candidatos isentos da taxa subiu de 12,3% para 13,7% do total de inscritos. A Comvest registrou 20,5% de candidatos autodeclarados pretos e pardos, contra 19,6% no ano anterior. O percentual de optantes pelas cotas foi de 12,2% contra 11,1% no vestibular passado. Já o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas foi de 30,7%, um pouco superior aos 30,2% da edição passada (dados na tabela a seguir e na página da Comvest).
Provas
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a Comvest irá divulgar os locais de prova no dia 17 de outubro, na página do Vestibular 2024. A segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Até o dia 29 de setembro, candidatos aos cursos de Música devem enviar os vídeos das provas de Habilidades Específicas. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.
Cidades
A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina ENIAC 2025 está com inscrições abertas
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso: Vestibular Tradicional, Enem e Segunda Graduação.
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso: Vestibular Tradicional, Enem e Segunda Graduação.
As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de dezembro, pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Lista de aprovados – 1ª fase – Vestibular Unesp 2025
A Unesp publica hoje, 2, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2025, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades e 64.834 inscritos.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publica hoje, 2, o resultado da primeira fase do Vestibular 2025, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades e 64.834 inscritos.
Aprovados Vestibular Unesp – 1ª Fase
A consulta do desempenho na prova do dia 15 de novembro e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), a partir das 10 horas.
Também estará disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
Segunda Fase
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova comum da segunda fase será aplicada em 8 e 9 de dezembro (domingo e segunda-feira), em 31 cidades paulistas (além das 24 onde são oferecidos cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). No Vestibular 2024, a segunda fase foi aplicada para 32.523 candidatos.
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).
A Universidade também oferece 449 vagas adicionais destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento. Os interessados não precisam estar inscritos no Vestibular Unesp e deverão se cadastrar até este domingo, 1º. de dezembro, de forma gratuita, pelo site da Fundação Vunespwww.vunesp.com.br), onde também enviarão o upload dos documentos comprobatórios da premiação.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj libera padrões de respostas do Exame Discursivo do Vestibular 2025
O DSEA informa que foram publicados a prova e o padrões de respostas referentes ao Exame Discursivo do Vestibular Estadual Uerj 2025.⠀
O DSEA informa que foram publicados, no portal do Vestibular, a prova e o padrões de respostas referentes ao Exame Discursivo do Vestibular 2025.⠀
Serão aceitos recursos quanto à formulação das questões e quanto aos padrões de respostas, exclusivamente via sistema de concursos do DSEA, até às 23h59min do dia seguinte à divulgação oficial da prova e do padrão de respostas.
De acordo com o edital:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
🚨 Os recursos deverão conter um mínimo de 100 e um máximo de 800 caracteres com espaço.
🚨 O recurso deverá ser original, além de ser devidamente fundamentado, contendo as razões pelas quais discorda do padrão de respostas ou do conteúdo da questão.
🚨 A resposta aos recursos será disponibilizada via sistema. O recurso impetrado pelo candidato será julgado deferido ou indeferido.
🚨 Após o julgamento dos recursos, em caso de anulação de alguma questão, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.
🚨 Não caberá novo recurso quanto ao julgamento do recurso inicial pela banca examinadora.
Esclarecemos que em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de prova, nem serão admitidos recursos fora do prazo estabelecido.
A divulgação da listagem de notas será no dia 19 de dezembro, no portal do Vestibular.