Destaque
Confira a relação candidato-vaga do Vestibular Unicamp 2024
O Vestibular 2024 da Unicamp registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação. No ano anterior o número registrado foi de 61.626 candidatos e em 2022 foi de 63.301. A Comvest está divulgando, também, a relação candidatos-vaga por curso. Este ano, 13,7 mil estudantes optaram por fazer a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada no formulário do Vestibular. O número representa uma adesão de 84% dos candidatos com o perfil para fazer a escolha (estudantes de escola pública). O percentual é um pouco maior do que os 82% registrados no ano passado, quando a possibilidade foi oferecida pela primeira vez.
Entre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, ressalta-se a demanda por carreiras da área da Computação, com três cursos entre os 10 mais procurados do Vestibular: Ciência da Computação (82 candidatos por vaga), Engenharia da Computação (48 c/v) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (23 c/v). Os índices mantêm uma tendência que começou a ser observada na edição passada, quando o curso noturno de Ciências da Computação passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos e agora chegou a 3.288 inscritos. As 10 carreiras mais procuradas no Vestibular 2024 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação, Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História, Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e Enfermagem. A relação candidatos-vaga média passou de 24,3 para 25,5 este ano.
De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, “Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Outro dado que chamou a atenção foi o aumento da demanda de candidatos de outros estados do país. A Comvest registrou aumento no número de inscritos em praticamente todas as capitais em que aplica as provas do Vestibular, especialmente em Fortaleza e Salvador em que o crescimento foi de 36% e 24% respectivamente. Somente Curitiba teve queda de candidatos, passando de 792 para 583 este ano. As tabelas com a concorrência completa e o total de inscritos por cidade de prova estão disponíveis no site da Comvest.
José Alves avaliou a queda em Curitiba e afirmou que “pode estar relacionada com o fato de uma importante universidade pública do Paraná, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizar a prova na mesma data da Unicamp”, disse. O diretor avaliou como acertada a novidade de substituir, neste ano, a cidade de Santa Bárbara D’Oeste por Americana. “A decisão de aplicar a prova em Americana se mostrou acertada ao analisarmos o número de 1.344 inscritos, que foi bem superior à demanda que havia na cidade anterior, Santa Bárbara D’ Oeste, com 847 candidatos no ano passado. Isso mostra que ficamos mais próximos dos candidatos daquela região”, disse José Alves.
Inclusão
Todos os índices de inscritos nos perfis de inclusão social apresentaram um incremento em relação aos do ano passado. O percentual de candidatos isentos da taxa subiu de 12,3% para 13,7% do total de inscritos. A Comvest registrou 20,5% de candidatos autodeclarados pretos e pardos, contra 19,6% no ano anterior. O percentual de optantes pelas cotas foi de 12,2% contra 11,1% no vestibular passado. Já o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas foi de 30,7%, um pouco superior aos 30,2% da edição passada (dados na tabela a seguir e na página da Comvest).
Provas
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a Comvest irá divulgar os locais de prova no dia 17 de outubro, na página do Vestibular 2024. A segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Até o dia 29 de setembro, candidatos aos cursos de Música devem enviar os vídeos das provas de Habilidades Específicas. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.
Cidades
A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Processo seletivo de transferência para o curso de Medicina da ENIAC está aberto
Se você deseja transferir seu curso para o ENIAC, inscreva-se agora para realizar a transferência e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela instituição

O Centro Universitário de Excelência ENIAC anuncia a abertura do processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis vão até 24 de junho
A FMP oferece 70 vagas para o curso de medicina: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do ENEM

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, com início no segundo semestre de 2025. Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país, a FMP oferece 70 vagas para o curso: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2022 a 2024. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho de 2025, através do site oficial https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será realizada no dia 29 de junho.
Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano.
A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratórios de Medicina Regenerativa, entre outros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036 ou acessar o site.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular 2026/1
Provas serão no dia 30 de novembro de 2025, para ingresso no primeiro semestre de 2026

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará vestibular próprio no segundo semestre de 2025, para ingresso no período letivo 2026/1. As provas serão no dia 30 de novembro de 2025.
Os interessados devem acompanhar o site e as redes sociais oficiais da Unemat (www.unemat.br), onde o edital será divulgado assim que for publicado.
OBRAS LITERÁRIAS
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Diretoria de Concursos e Vestibular (Covest) também anunciou a lista de livros para o Vestibular 2026/1. Confira abaixo:
A dança do jaguar, de Tereza Albues
Eu sou Macuxi e outras histórias, de Julie Dorrico
Jardim de ossos, de Marli Walker
Laços de família, de Clarice Lispector
Nação crioula, de José Eduardo Agualusa
Úrsula, de Maria Firmina dos Reis