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Confira atitudes para aumentar a motivação nos estudos para o Enem 2022
Pesquisa do UNICEF revela: 35% dos jovens brasileiros se dizem ansiosos
e 25% deprimidos ou com pouco interesse em estudar
A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e fim de ano, entre outras situações, fazem com que estudantes dos últimos anos do Ensino Médio possam ter dificuldades na aprendizagem devido a ansiedade, pressão interna ou até mesmo procrastinação. Segundo pesquisas recentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 35% dos jovens brasileiros se dizem ansiosos; e numa faixa etária de 15 a 24 anos, 22% se afirmaram deprimidos ou com pouco interesse em fazer coisas.
“É comum que os jovens tenham momentos de preguiça, ansiedade ou até mesmo de procrastinação. No entanto, os pais devem ficar atentos caso esses sentimentos sejam frequentes. Os professores também têm um olhar importante, já que lidam diariamente em prol do desenvolvimento deles. Ainda mais neste cenário que passamos quase dois anos com aulas virtuais. Aqui, visamos e damos suporte para o desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual completo do nosso aluno”, destaca Marcel Barreto, diretor do ensino fundamental II e ensino médio do UNASP.
Independentemente do ano em que está cursando, todo estudante passa por sentimentos e sensações de ansiedade, insegurança, medo e até procrastinação. É mais frequente sobretudo nas proximidades das atividades avaliativas ou na realização de exames externos, como vestibulares ou ENEM.
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“A rotina de estudo com momentos de lazer é algo de extrema importância para aliviar a pressão que o estudante tem. Por isso, é fundamental não só o apoio dos pais como dos professores para incentivá-los na motivação consciente para estudar, além do apoio da escola”, defende a psicóloga Sideli Biazzi, da instituição.
É o que tem feito Alice Mello, de 17 anos, que se prepara para prestar medicina no vestibular deste ano. “Tenho me dividido entre estudar em casa e na escola. Desde o começo do ano estou ansiosa, mas tento não me pressionar tanto. Estou tranquila e tenho em mente e tenho sempre me desligar, saindo com amigos, para relaxar”.
Para a professora e coordenadora pedagógica Elaine Bertazo, lidar com o desestímulo dos alunos exige empatia da escola e os professores conseguem driblar essa realidade. “Há o professor antes e depois da pandemia. Hoje, ele precisa fazer muito mais para deixar o aluno motivado e engajado. Trabalhar com projetos, por exemplo, facilita para que o aluno tenha mais estímulo. Uma das realizações foi juntar peças que no final surgiu uma forma geométrica. A escola tem que ser viva e estar sempre com algo”, diz.
Veja algumas dicas a psicóloga Sideli Biazzi, do UNASP, separou para estimular a aprendizagem contínua nos estudantes:
1. Crie uma rotina saudável!
Estabelecer horários e objetivos diários e semanais é importante para ajudar na organização, produtividade e dar a sensação de dever cumprido no fim do dia. Criar cronogramas de estudo, usar instrumentos de organização como calendários, lousas e post-its podem ajudar a criar um mapa visual para a aprendizagem. É importante lembrar que essa rotina não é apenas sobre o ato de estudar, mas também sobre horários para dormir, acordar, se alimentar, praticar atividade física e ter momentos de lazer.
2. Fale sobre seus medos e expectativas
Construa uma rede de apoio. A família, os professores, os amigos e colegas de classe podem ajudar nesse momento! Quando não falamos sobre o que nos assusta, o medo cresce e temos a ilusão de que devemos enfrentá-lo sozinhos. Compartilhar os problemas, pensamentos e inseguranças é fundamental para a saúde mental.
3. Olhe o ENEM como uma etapa
Uma das maiores ansiedades para quem fará a prova do ENEM é com relação ao futuro e o pós-prova. E se der errado? E se a pontuação for baixa? Se for alta, qual será minha escolha? O medo com relação ao ano seguinte é um dos principais motivos de estresse entre os estudantes. O ENEM é uma prova, uma etapa de um dos caminhos possíveis para uma carreira e não define suas habilidades e inteligência. Se não foi aprovado onde queria, é importante entender que é possível tentar de novo, com mais conhecimento e experiência. O importante é não desistir dos seus sonhos!
4. Não ultrapasse seus limites
Não respeitar os limites é exigir mais do corpo e da mente do que estes são capazes de oferecer. Quando isso acontece, os danos são maiores que os benefícios. No ENEM, isso pode significar queda de rendimento, ansiedade e nervosismo, que desencadeiam os “brancos” na hora da prova, por exemplo. A dica para esse caso é sempre refletir sobre as ações e os limites de cada um. O exercício de autoconhecimento é pra vida toda e não só para a fase do ENEM.
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Saiba como se inscrever no Sisu 2025
Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo segue até 21 de janeiro.
Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo segue até 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.
A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
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No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.
Fonte: Agência Brasil
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Resultado do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
O listão de aprovados do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 reúne 4.296 candidatos classificados nas três instituições.
O resultado do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 será publicado hoje, 16 de janeiro. O listão reúne 4.296 candidatos classificados nas três instituições.
Listão de Aprovados
A consulta poderá ser feita no endereço eletrônico https://vestibularunificado2025.ufsc.br/, após a realização da cerimônia oficial (previsão de publicação a partir das 11h).
Cerimônia
A cerimônia de divulgação do listão será realizada às 10h, no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade.
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O evento também será transmitido na íntegra, ao vivo, pelo Departamento de Cultura e Eventos (DCEven) por meio deste link.
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ENEM-USP 2025 – FUVEST divulga tabelas de referência para a seleção ENEM-USP
Essa ferramenta é essencial para os candidatos, pois indica a nota mínima necessária para concorrer a uma vaga em cada curso e modalidade.
A FUVEST divulga tabelas referenciais para o processo seletivo do ENEM-USP 2025. Essa ferramenta é essencial para os candidatos, pois indica a nota mínima necessária para concorrer a uma vaga em cada curso e modalidade.
Confira a tabela mais recente:
. Tabela Referencial 1 – Publicada em 15/01/2024 – Manhã
. Tabela Referencial 2 – Publicada em 15/01/2024 – Tarde I
. Tabela Referencial 3 – Publicada em 15/01/2024 – Tarde II
. Tabela Referencial 4 – Publicada em 15/01/2024 – Tarde III
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As notas são baseadas na média ponderada das provas do ENEM, de acordo com o edital. A pontuação do último candidato aprovado em cada curso, no momento da geração da tabela, serve como referência. Note que na terceira linha do cabeçalho aparece o dia e horário do processamento.
É importante ressaltar que essas tabelas são dinâmicas e não garantem a aprovação. Recomenda-se acompanhar as atualizações das tabelas no site do ENEM-USP e verificar a disponibilidade de vagas. Dessa forma, os candidatos poderão ter uma noção mais precisa de sua situação e tomar decisões mais bem embasadas sobre sua participação no processo seletivo.
Os candidatos têm até as 12h do dia 16 de janeiro, a oportunidade de alterar as opções de curso dentro da área de conhecimento escolhida no momento da inscrição. Essa flexibilidade permite ajustar a estratégia de acordo com as informações mais recentes. A eventual mudança deve ser feita na Área do Candidato, no site da FUVEST.
Para mais informações, acesse www.fuvest.br.