Confira como utilizar o tablet para melhorar seu desempenho nos estudos

Não há como fugir da tecnologia e das mudanças que ela causa em todas as áreas, tanto na vida pessoal, quanto profissional e nos estudos. Todos os mercados têm passado por revoluções que acontecem cada vez mais rápido e esse é o caso da educação, que tende a ser cada vez mais mediada por tecnologias.

Segundo o Censo de Educação Superior 2018, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, de cada dez calouros na graduação, quatro já migraram para o ensino a distância (EAD). Desde 2011, a modalidade EAD cresceu mais de três vezes – passando de 431,5 mil ingressantes, em 2011, para 1,37 milhão em 2018. É uma tendência mundial estudar de onde e quando você puder e quiser.

Porém, mesmo que o estudante opte por um curso presencial, os formatos estão mudando e, uma hora ou outra, tecnologias e ferramentas inovadoras serão necessárias em seus estudos. Elas auxiliam os estudos em muitos outros sentidos como, por exemplo, vários tipos de aplicativos. De dicionários a plataformas de ensino de idiomas. Para os desorganizados, existem Apps que ajudam a lembrar de datas e horários das provas. Além de simulados, dúvidas e exercícios e questões da matéria.

Os instrumentos disponíveis para acesso a todo esse conteúdo também evoluem constantemente. Hoje em dia, um dos mais indicados para estudo é o tablet, pois, diferente do celular e do computador, ele possui um formato e tamanho mais confortáveis. Confira algumas dicas para utilizar o tablet como um aliado nos estudos:

Defina um objetivo claro para o aparelho

Deixe o tablet para o uso específico de estudar. Não baixe aplicativo de redes sociais nele e aprenda em tutoriais da internet sobre como configurá-lo para uma leitura confortável e quais as funcionalidades ele te oferece.

Utilize aplicativos específicos para tomar notas

Assim como na escola ou na faculdade, ao ler um conteúdo, faça anotações sobre ele para melhorar o aprendizado. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Adquira itens para o tablet

Por mais confortável e bem pensado que seja o design de um tablet, ele precisa de alguns itens quando utilizado em mesas ou para escrever textos mais longos, por exemplo. Neste sentido, é importante que você tenha uma capa protetora, um case leve, fones de ouvido, adaptador de tomada e um bom teclado para tablet.

Faça exercícios pelo tablet

Também por meio de aplicativos, você pode fazer centenas de exercícios e simulados que são essenciais para o aprendizado. Faça e veja o seu desempenho na hora. Além das questões tradicionais, você pode também procurar por jogos educativos para baixar e aprender enquanto descansa a mente.

Ande sempre com ele

Uma das vantagens do tablet é que ele cabe em uma bolsa ou mochila e é muito leve. Com os conteúdos reunidos nele, você poderá aproveitar momentos de ócio para aprender, ler ou assistir vídeo aulas de qualquer lugar.