Siga-nos!

Destaque

Confira sete podcasts que podem ajudar nos estudos para o ENEM

Confira a lista de podcasts que podem contribuir com conteúdo para a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Publicado

em

ENEM 2021: confira conteúdos para revisão temática antes das provas

Ansiedade e preocupações são sentimentos comuns aos jovens que vão prestar, a partir do próximo mês, as provas do ENEM e vestibulares nas universidades do país. Nesta época do ano, as escolas ou cursinhos começam a reduzir o ritmo de novos conteúdos para focar as revisões e o uso de podcasts pode ser uma ótima oportunidade para associar o estudo com momentos mais leves e de descontração.

“Existe uma pressão natural nesta etapa da vida para que os estudantes tenham bons resultados nas provas. Ouvir podcasts é uma forma de se manter atualizado e, ao mesmo tempo, descontrair e aliviar o stress que esse período causa. É possível ouvir os conteúdos enquanto se está em trânsito, andando de ônibus ou metrô, fazendo exercícios físicos”, diz Marina Castellani, diretora pedagógica da Escola Mais, rede de educação básica que oferece uma experiência completa de ensino de excelência por um valor acessível.

Para ajudar os alunos, a equipe toda colaborou e listou 7 podcasts disponíveis nas plataformas de streaming que podem contribuir, e muito, para os estudos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Xadrez Verbal

Com temas relevantes sobre política internacional, da América Latina passando por Rússia e China, o podcast Xadrez Verbal faz análises, críticas e abre espaço para debates entre os estudantes. Para Marina, os temas abordados podem contribuir na hora da redação do ENEM. “É fundamental que o jovem tenha domínio sobre a atualidade, e a dica é apostar em conteúdo para se manter informado, mas que também ajude o aluno a argumentar”, diz.

Presidente da Semana

Esta opção é para quem quer estudar história brasileira. Em 29 episódios, o podcast narra a trajetória de todos os presidentes do Brasil, desde Deodoro da Fonseca até Jair Bolsonaro. Para a diretora, a opção aparece como uma forma leve de revisão de conteúdo antes das provas, além de oferecer em resumo o impacto de cada liderança no contexto nacional.

Dá ideia

Os episódios tratam de temas atuais e pertinentes para redações de ENEM e vestibulares, sendo uma ótima ferramenta de estudos para desenvolver uma boa escrita na hora da prova. “Como cada episódio trata de um tema diferente, os conteúdos favorecem para um desempenho melhor do estudante”, avalia a diretora.

Podcast Biologismo

O podcast foi ao ar em 2019, dois anos depois de surgir como uma página nas redes sociais para tratar de forma leve temas relacionados a biologia, meio ambiente e ciência. “São conteúdos diversos, que auxiliam o estudante na aula ou no preparatório das provas. Temas como crise climática, hídrica e biopirataria, por exemplo, podem ser diferenciais na hora do teste”, reforça a diretora da Escola Mais.

Fronteiras da Ciência

Também voltado à área científica, o podcast explica como funciona na prática a ciência no dia a dia. Segundo Marina, os estudantes podem encontrar no podcast conteúdo que ajuda a ampliar o leque de conhecimento na hora da prova, desde os assuntos mais curiosos, como dinossauros, ou asteroides, funcionamento do corpo humano e os dilemas do universo até os relevantes para o momento atual, como negacionismo e novas descobertas na área da ciência.

6 Minute English

Esse podcast é uma boa dica para quem quer treinar um segundo idioma para as provas. Em áudios curtos, o estudante pode desenvolver habilidades em inglês com situações reais e temas atuais. “É uma forma de estudar, se manter atualizado e praticar a audição em outra língua”, diz Marina.

Ambientalmente

Temas relacionados ao meio ambiente, que envolvem questões acerca de mudanças climáticas e da poluição, podem ser coringas nos dias de hoje. “Nesse caso, ter domínio sobre o assunto estudado é essencial para quem vai prestar as provas”, comenta a diretora. O podcast tem uma linguagem simples e de fácil compreensão para quem quer se aprofundar em conteúdos mais complexos.

RECOMENDAMOS

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Gabarito oficial – Vestibular das Fatecs 2025.2 – Prova 29/06/25

A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

Publicado

em

por

logotipo fatec

O gabarito oficial do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2025 será publicado nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, exclusivamente, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

A classificação segue a ordem decrescente das notas finais e relaciona o nome de todos os candidatos inscritos, por curso, período e unidade. A chamada para matrículas convoca os candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas. No mesmo endereço, também estão disponíveis o Manual do Candidato e a Portaria, com todas as orientações do processo seletivo.

Matrícula

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os convocados na primeira chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Para isso, é necessário anexar, no sistema de matrícula indicado no Manual do Candidato, a documentação solicitada em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG):

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto (RG, entre outros), dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.

A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.

Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo