Notícias dos Vestibulares e Enem
Conheça o perfil dos recém-formados em medicina
Os resultados do exame foram divulgados pelo Inep, responsável pela aplicação do Enade

Recém-formados em medicina tiveram bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. A avaliação desses estudantes no ciclo mais recente do Enade tem relevância particular, justamente, por se tratar dos médicos que chegam ao mercado de trabalho durante a pandemia de COVID-19. Esses profissionais, juntamente com outros da área de saúde, possuem papel central na redução dos impactos causados pela crise sanitária global.
Perfil dos recém-formados em medicina
O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que a média nacional dos estudantes de medicina, em formação geral, é de 53,08 — a maior entre as 29 áreas avaliadas no Enade 2019. Os resultados do exame foram divulgados pelo Inep, responsável pela aplicação.
A prova do Enade é composta por 40 questões, divididas entre itens de formação geral e de componente específico relacionados a cada área. No primeiro caso, são aferidos os aspectos relativos à atuação ética, competente e comprometida com a sociedade. Em relação à parte específica, os recém-formados médicos tiveram a média de 61,64 no Enade 2019. A média da nota geral dos estudantes do curso foi de 59,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Ao mesmo tempo, 58% declararam estudar por mais de oito horas semanais, desempenhando atividades extraclasse. Outros 28% declararam que estudam entre quatro e sete horas por semana, além do que a grade da instituição educacional estabelece. Em contrapartida, 14% estudam por até três horas semanais a mais além da carga horária obrigatória.
Em 2019, a área de medicina do Enade avaliou 232 cursos no Brasil. Vale destacar a predominância das instituições privadas de ensino, que concentraram 57% dos cursos (132). A região Sudeste teve a maior representação, com 41,8% (97) do total nacional de cursos da área. Em contraponto, a região Norte teve a menor representação, com 7,3% do total, o que corresponde a 17 cursos. Ao todo, 77% dos estudantes de medicina concluíram o curso em instituições privadas. Por outro lado, 23% formaram-se em instituições públicas.
Entre as características predominantes dos estudantes concluintes dos cursos da área, a maioria é composta por mulheres, 59%, enquanto os homens correspondem a 41%. Os números gerais do Enade 2019, incluindo os demais cursos participantes, revelam que as mulheres correspondem a 55% dos participantes, enquanto os homens equivalem a 45%. A maior parte dos avaliados dessa área (79%) formou-se entre os 25 a 33 anos. Em contraponto, 13% concluíram a graduação com, no máximo, 24 anos. Outros 8% terminaram a educação superior com mais de 34 anos. Os solteiros (92%) predominam entre os estudantes formados. Apenas 6% dos concluintes do curso são casados. Outros 2% declararam outros estados civis. Ainda sobre dados de perfil socioeconômico revelados pelo exame, mostra-se que 47% dos estudantes de medicina avaliados neste ciclo do Enade moram com os pais, enquanto 46% declararam ter outras relações de moradia.
A maior parte dos estudantes (47%) também indicou ser filho de pais já graduados. Por outro lado, 23% declararam que tanto pai quanto mãe não possuem ensino superior completo. Em contraponto, 19% dos participantes afirmaram que pelo menos a mãe possui graduação. Outros 11% indicaram que apenas o pai formou-se na educação superior. O Enade 2019 revela também que pessoas declaradas pretas ainda são minoria no que diz respeito a se formar como médico, representando apenas 4% do total, enquanto 67% dos concluintes são brancos, 24%, pardos e 5%, de outras cores ou raças.
Áreas avaliadas
Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame. Foram avaliados cursos de bacharelados em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Resultados
O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. Os microdados do Exame, além das planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual
Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.
Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;
b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025
Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025
Palestra do livro: 27/05/2025
Data da prova: 08/06/2025
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Univesp 2025 aceita inscrições até 7/4
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.