Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Conheça o perfil dos recém-formados em medicina

Os resultados do exame foram divulgados pelo Inep, responsável pela aplicação do Enade

Publicado

em

Recém-formados em medicina tiveram bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. A avaliação desses estudantes no ciclo mais recente do Enade tem relevância particular, justamente, por se tratar dos médicos que chegam ao mercado de trabalho durante a pandemia de COVID-19. Esses profissionais, juntamente com outros da área de saúde, possuem papel central na redução dos impactos causados pela crise sanitária global.

Perfil dos recém-formados em medicina

O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que a média nacional dos estudantes de medicina, em formação geral, é de 53,08 — a maior entre as 29 áreas avaliadas no Enade 2019. Os resultados do exame foram divulgados pelo Inep, responsável pela aplicação.

A prova do Enade é composta por 40 questões, divididas entre itens de formação geral e de componente específico relacionados a cada área. No primeiro caso, são aferidos os aspectos relativos à atuação ética, competente e comprometida com a sociedade. Em relação à parte específica, os recém-formados médicos tiveram a média de 61,64 no Enade 2019. A média da nota geral dos estudantes do curso foi de 59,50.

Ao mesmo tempo, 58% declararam estudar por mais de oito horas semanais, desempenhando atividades extraclasse. Outros 28% declararam que estudam entre quatro e sete horas por semana, além do que a grade da instituição educacional estabelece. Em contrapartida, 14% estudam por até três horas semanais a mais além da carga horária obrigatória.

Em 2019, a área de medicina do Enade avaliou 232 cursos no Brasil. Vale destacar a predominância das instituições privadas de ensino, que concentraram 57% dos cursos (132). A região Sudeste teve a maior representação, com 41,8% (97) do total nacional de cursos da área. Em contraponto, a região Norte teve a menor representação, com 7,3% do total, o que corresponde a 17 cursos. Ao todo, 77% dos estudantes de medicina concluíram o curso em instituições privadas. Por outro lado, 23% formaram-se em instituições públicas.

Entre as características predominantes dos estudantes concluintes dos cursos da área, a maioria é composta por mulheres, 59%, enquanto os homens correspondem a 41%. Os números gerais do Enade 2019, incluindo os demais cursos participantes, revelam que as mulheres correspondem a 55% dos participantes, enquanto os homens equivalem a 45%. A maior parte dos avaliados dessa área (79%) formou-se entre os 25 a 33 anos. Em contraponto, 13% concluíram a graduação com, no máximo, 24 anos. Outros 8% terminaram a educação superior com mais de 34 anos. Os solteiros (92%) predominam entre os estudantes formados. Apenas 6% dos concluintes do curso são casados. Outros 2% declararam outros estados civis. Ainda sobre dados de perfil socioeconômico revelados pelo exame, mostra-se que 47% dos estudantes de medicina avaliados neste ciclo do Enade moram com os pais, enquanto 46% declararam ter outras relações de moradia.

A maior parte dos estudantes (47%) também indicou ser filho de pais já graduados. Por outro lado, 23% declararam que tanto pai quanto mãe não possuem ensino superior completo. Em contraponto, 19% dos participantes afirmaram que pelo menos a mãe possui graduação. Outros 11% indicaram que apenas o pai formou-se na educação superior. O Enade 2019 revela também que pessoas declaradas pretas ainda são minoria no que diz respeito a se formar como médico, representando apenas 4% do total, enquanto 67% dos concluintes são brancos, 24%, pardos e 5%, de outras cores ou raças.

Áreas avaliadas

Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame. Foram avaliados cursos de bacharelados em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Resultados

O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. Os microdados do Exame, além das planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

Fonte: Inep

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 – Medicina e demais cursos

No Vestibular Cesupa 2022 são oferecidas 160 vagas em medicina e 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Publicado

em

por

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 - Medicina e demais cursos

O Centro Universitário Estado do Pará (Cesupa) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022. No processo seletivo de medicina são ofertadas 160 vagas e no tradicional 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Vestibular Cesupa 2022

As inscrições estão disponíveis no site da instituição, até às 18h do dia 5 de novembro.

As provas acontecerão de forma presencial, no dia 14 de novembro, das 8h às 13h.

Medicina – A prova de Medicina totalizará 80 pontos e será composta por uma redação, que equivale a 20 pontos, e mais 60 questões de múltipla escolha, que correspondem a 60 pontos, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (8), Biologia (10); Química (10), Matemática (6), Física (6), História (6), Geografia (6), Literatura (4) e Língua Estrangeira (4). O conteúdo programático seguirá a matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os 160 aprovados ingressarão no curso, no primeiro e no segundo semestre de 2022, de acordo com a ordem de classificação.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Cursos – Os 14 cursos que serão oferecidos no Vestibular Cesupa são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A prova também contará com uma redação, valendo 20 pontos, e 60 questões objetivas, totalizando 80 pontos. A diferença será por conta da distribuição do número de questões para cada disciplina: Língua Portuguesa (8), Matemática (7), Física (7), Biologia (7), Química (7), História (7), Geografia (7), Literatura (5) e Língua Estrangeira (5).

Os candidatos a um dos 14 cursos que, porventura, sejam aprovados no Vestibular Fora da Curva não precisam se inscrever neste novo processo seletivo.

O resultado de ambos os processos seletivos será divulgado até o dia 30 de novembro, no site do Cesupa.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

Publicado

em

por

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

De acordo com o edital, o resultado preliminar do PS 2021/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será publicado hoje, 18 de outubro.

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

A consulta poderá ser feita no site: www.ufrgs.br/coperse/ps20212

Eventuais recursos quanto ao Resultado Preliminar do PS 2021/2 deverão ser formalizados pelos candidatos, no site www.ufrgs.br/conecte-se/ (tipo de processo: Processo Seletivo – Recurso) e encaminhados à COPERSE, até as 18h do dia seguinte ao da divulgação do Resultado Preliminar.

A divulgação da lista de classificados, e o resultado final, está prevista para até 22 de outubro. Entre os dias 23 e 29 de outubro deve ser feito o envio, de forma online, da documentação exigida, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no Edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior.

As datas da segunda etapa de matrícula de 2021/2 serão entre os dias 10 e 12 de janeiro (com faixa horária divulgada em 5 de janeiro). O início das aulas será em 17 de janeiro de 2022.

Sobre o PS 2021/2

O Processo Seletivo 2021/2 (PS 2021/2) oferece 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação na UFRGS. A oferta disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

Puderam participar da seleção apenas candidatos com ao menos uma nota válida nas edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

Continue lendo