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Conheça os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem

Faltam menos de 20 dias para o Enem, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro (veja aqui seu local de prova), e 3.396.632 alunos de todo o Brasil se inscreveram para a avaliação. No primeiro dia, será aplicada a prova de Redação, além das matérias de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. E, no segundo dia, acontecerão as provas das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.
Muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar a Redação, seja por não estarem a par do assunto que está sendo discutido, seja por não conseguirem desenvolver bem as ideias no papel. A Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares – auxilia os estudantes a identificarem e evitarem os principais erros que podem zerar a sua pontuação na Redação.
“Com a data das provas se aproximando, geralmente são divulgadas listas de possíveis temas de Redação. No entanto, muitos alunos não se informam a respeito, e, por isso, na hora da prova não conseguem dissertar de forma que atinja uma pontuação alta”, explica João Filho, professor de Redação da plataforma.
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Pensando nisso, ele listou os 10 maiores erros que os alunos cometem. Segundo o edital de 2018, publicado em 26 de março de 2019, a banca avaliadora do Enem pode atribuir nota “zero” ou tirar pontos às redações em que o candidato:
Fugir do assunto ou da estrutura textual (Zera)
Muitas vezes, não há uma compreensão do assunto que está sendo abordado, e dessa forma, os estudantes acabam fugindo totalmente da proposta.
“É importante lembrar que, na hora de escrever sua redação, o texto precisa estar estruturado de forma dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão”, pontua o docente.
Utilizar operadores argumentativos (Perde pontos)
Escrever uma Redação com palavras ou períodos dos apostos de forma desconexa com o assunto do texto “gera uma ausência de coesão e conectivos, o que é necessário em uma dissertação argumentativa”, explica o professor.
Desenvolver o texto fora do local indicado (Zera)
As redações que não estiverem na folha destinada à ela serão desconsideradas na hora da correção das provas, pois são avaliadas como “em branco”.
O professor, ressalta: ”É preciso se atentar quando for começar a escrever, pois quando escrito no local errado, a redação não é aceita, e com isso o vestibulando acaba zerando a disciplina por desatenção”, alerta ele.
Abordar o assunto de forma parcial (Perde pontos)
O tema da Redação do Enem é baseado em tópicos que estão em evidência, por isso, é importante ficar atento em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, assim, é possível desenvolver um argumento mais completo.
“Ao focar apenas no tema principal, há uma falta de informações que podem ser incluídas no texto, fazendo com que esta competência não atinja a pontuação máxima”, explica João Filho.
Texto insuficiente (Zera)
As redações do Enem possuem uma quantidade de linhas exatas para sua elaboração. Portanto, é importante se organizar para que todas as ideias sejam colocadas corretamente e não ultrapassem o limite destinado. É de extrema importância que o texto tenha no mínimo 7 linhas, e no máximo 30.
“As redações com uma quantidade insuficiente de linhas são zeradas de forma automática. Vale lembrar que os textos que possuem cópia da proposta ou do caderno de questões terão as linhas desconsideradas. Ou seja, se o aluno escreveu uma redação de 15 linhas mas pegou 9 partes de outros textos, a avaliação final vai considerar apenas 6 linhas de desenvolvimento, fazendo com que a Redação seja insuficiente para gerar uma nota”, afirma o professor.
Utilizar repertório e conhecimento de outras áreas (Perde pontos)
Como vimos em um tópico mais acima, a cópia da proposta sugerida ou do caderno de questões, pode fazer com que partes do seu texto sejam desconsideradas. “Dessa forma, é necessário que a redação seja desenvolvida de forma original, sem inclusão de outros assuntos ou transcrição do tema”, ensina João Filho.
Linguagem informal (Zera)
Neste caso, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção.
O docente explica: “É importante que os textos sejam escritos em uma linguagem formal. Quando há qualquer tipo de palavras e/ou expressões grosseiras, inadequadas, desonrosas ou desenhos, a bancada avaliadora zera a redação”, diz.
Redigir de forma desconexa com o tema (Zera)
É imprescindível que todo o texto esteja relacionado com o assunto abordado pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
“Se houver qualquer tipo de troca de assunto ao decorrer da redação, ela poderá ser anulada. Portanto, é necessário que foque no que foi sugerido, e discorra o texto trazendo pontos que são pertinentes e relevantes”, comenta.
Assinar ou rubricar no espaço de Redação (Zera)
A folha de Redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas.
“Muitos vestibulandos gostam de fazer anotações das provas, ou até mesmo resolver algumas contas, mas é preciso se atentar para não acabar riscando a folha que é destinada à Redação, pois a mesma não permite rabiscos que não sejam o texto”, resume João Filho.
Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis (Zera)
As provas do Enem são realizadas no Brasil, por isso, é importante que ela esteja totalmente escrita na Língua Portuguesa e em letra legível. Caso haja algum tipo de divergência na redação, ela será zerada de forma automática.
João faz uma observação: “Sabemos que, na prova de Humanas, o vestibulando pode escolher entre as matérias de Inglês e Espanhol. Sendo assim, apenas nesses pontos eles podem fazer anotações em outras línguas. Quando falamos da Redação em si, é imprescindível estar escrita em Português e com letra legível, para que a banca possa entender tudo que foi redigido”, conclui o docente.
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular UERJ 2026: pedido de isenção do 2º Exame de Qualificação já está aberto

Já está aberto o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da UERJ. O período vai de até o dia 15 de junho de 2025.
Quem pode pedir isenção?
Para ter direito à isenção, é necessário:
-
Comprovar carência socioeconômica, com renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 salário mínimo nacional vigente;
-
Ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
🔍 Atenção! Leia atentamente o Edital de Isenção, disponível no portal do Vestibular, antes de enviar seu pedido.
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⚠️ Importante: O envio da documentação agora deve ser feito exclusivamente pelo Sistema do Candidato.
Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/