Destaque
Conheça os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem
Faltam menos de 20 dias para o Enem, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro (veja aqui seu local de prova), e 3.396.632 alunos de todo o Brasil se inscreveram para a avaliação. No primeiro dia, será aplicada a prova de Redação, além das matérias de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. E, no segundo dia, acontecerão as provas das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.
Muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar a Redação, seja por não estarem a par do assunto que está sendo discutido, seja por não conseguirem desenvolver bem as ideias no papel. A Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares – auxilia os estudantes a identificarem e evitarem os principais erros que podem zerar a sua pontuação na Redação.
“Com a data das provas se aproximando, geralmente são divulgadas listas de possíveis temas de Redação. No entanto, muitos alunos não se informam a respeito, e, por isso, na hora da prova não conseguem dissertar de forma que atinja uma pontuação alta”, explica João Filho, professor de Redação da plataforma.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Pensando nisso, ele listou os 10 maiores erros que os alunos cometem. Segundo o edital de 2018, publicado em 26 de março de 2019, a banca avaliadora do Enem pode atribuir nota “zero” ou tirar pontos às redações em que o candidato:
Fugir do assunto ou da estrutura textual (Zera)
Muitas vezes, não há uma compreensão do assunto que está sendo abordado, e dessa forma, os estudantes acabam fugindo totalmente da proposta.
“É importante lembrar que, na hora de escrever sua redação, o texto precisa estar estruturado de forma dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão”, pontua o docente.
Utilizar operadores argumentativos (Perde pontos)
Escrever uma Redação com palavras ou períodos dos apostos de forma desconexa com o assunto do texto “gera uma ausência de coesão e conectivos, o que é necessário em uma dissertação argumentativa”, explica o professor.
Desenvolver o texto fora do local indicado (Zera)
As redações que não estiverem na folha destinada à ela serão desconsideradas na hora da correção das provas, pois são avaliadas como “em branco”.
O professor, ressalta: ”É preciso se atentar quando for começar a escrever, pois quando escrito no local errado, a redação não é aceita, e com isso o vestibulando acaba zerando a disciplina por desatenção”, alerta ele.
Abordar o assunto de forma parcial (Perde pontos)
O tema da Redação do Enem é baseado em tópicos que estão em evidência, por isso, é importante ficar atento em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, assim, é possível desenvolver um argumento mais completo.
“Ao focar apenas no tema principal, há uma falta de informações que podem ser incluídas no texto, fazendo com que esta competência não atinja a pontuação máxima”, explica João Filho.
Texto insuficiente (Zera)
As redações do Enem possuem uma quantidade de linhas exatas para sua elaboração. Portanto, é importante se organizar para que todas as ideias sejam colocadas corretamente e não ultrapassem o limite destinado. É de extrema importância que o texto tenha no mínimo 7 linhas, e no máximo 30.
“As redações com uma quantidade insuficiente de linhas são zeradas de forma automática. Vale lembrar que os textos que possuem cópia da proposta ou do caderno de questões terão as linhas desconsideradas. Ou seja, se o aluno escreveu uma redação de 15 linhas mas pegou 9 partes de outros textos, a avaliação final vai considerar apenas 6 linhas de desenvolvimento, fazendo com que a Redação seja insuficiente para gerar uma nota”, afirma o professor.
Utilizar repertório e conhecimento de outras áreas (Perde pontos)
Como vimos em um tópico mais acima, a cópia da proposta sugerida ou do caderno de questões, pode fazer com que partes do seu texto sejam desconsideradas. “Dessa forma, é necessário que a redação seja desenvolvida de forma original, sem inclusão de outros assuntos ou transcrição do tema”, ensina João Filho.
Linguagem informal (Zera)
Neste caso, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção.
O docente explica: “É importante que os textos sejam escritos em uma linguagem formal. Quando há qualquer tipo de palavras e/ou expressões grosseiras, inadequadas, desonrosas ou desenhos, a bancada avaliadora zera a redação”, diz.
Redigir de forma desconexa com o tema (Zera)
É imprescindível que todo o texto esteja relacionado com o assunto abordado pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
“Se houver qualquer tipo de troca de assunto ao decorrer da redação, ela poderá ser anulada. Portanto, é necessário que foque no que foi sugerido, e discorra o texto trazendo pontos que são pertinentes e relevantes”, comenta.
Assinar ou rubricar no espaço de Redação (Zera)
A folha de Redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas.
“Muitos vestibulandos gostam de fazer anotações das provas, ou até mesmo resolver algumas contas, mas é preciso se atentar para não acabar riscando a folha que é destinada à Redação, pois a mesma não permite rabiscos que não sejam o texto”, resume João Filho.
Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis (Zera)
As provas do Enem são realizadas no Brasil, por isso, é importante que ela esteja totalmente escrita na Língua Portuguesa e em letra legível. Caso haja algum tipo de divergência na redação, ela será zerada de forma automática.
João faz uma observação: “Sabemos que, na prova de Humanas, o vestibulando pode escolher entre as matérias de Inglês e Espanhol. Sendo assim, apenas nesses pontos eles podem fazer anotações em outras línguas. Quando falamos da Redação em si, é imprescindível estar escrita em Português e com letra legível, para que a banca possa entender tudo que foi redigido”, conclui o docente.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da UNICID está com as inscrições abertas
Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Vestibular UEL 2025
A lista da 1ª convocação do Vestibular UEL 2025 tem 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, com 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.
O resultado pode ser consultado na página da Cops.
O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio a partir desse ano. Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além do Vestibular, a Universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.
MATRÍCULA
Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp prorroga inscrições para vagas olímpicas
Candidatos podem se inscrever para concorrer a 131 vagas destinadas a medalhistas em competições acadêmicas durante o ensino médio.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições gratuitas para a modalidade Vagas Olímpicas 2025 até o dia 15 de janeiro de 2025 (às 17h). Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, que estão relacionadas no Edital. As inscrições deverão ser feitas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).
São oferecidas 131 vagas. Para esta edição, houve a inclusão do curso de Geologia, que passou a oferecer duas vagas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em 26 competições de conhecimento do ensino médio aceitas, que estão relacionadas no Manual de Vagas Olímpicas, no site da Comvest.
O resultado das inscrições validadas será divulgado no dia 16 de janeiro de 2025, até as 14h. Os recursos poderão ser apresentados entre as 14h do mesmo dia e até as 14h do dia 17 de janeiro de 2025. O resultado do deferimento ou indeferimento dos recursos será publicado no dia 20 de janeiro de 2025, na página da modalidade.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, estão na tabela. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2023 e 2024.
No momento da inscrição, os estudantes deverão anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Os candidatos poderão anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.
Como é a classificação
Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. A convocação para matrícula será feita em até cinco chamadas por curso e o calendário será divulgado nesta página. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest, seguindo as datas das chamadas do Vestibular 2025. A primeira chamada será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro.